Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Piso Tátil Direcional | Guia de Instalação e Normas

    22/05/2025

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 23
    EM DESTAQUE
    • Piso Tátil Direcional | Guia de Instalação e Normas
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»SAÚDE»55% das pessoas com deficiência visual no mundo são do sexo feminino
    SAÚDE

    55% das pessoas com deficiência visual no mundo são do sexo feminino

    07/03/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Mês que celebra as conquistas das mulheres em diversos setores, março também deve servir de alerta para o público feminino no quesito saúde. Apesar de historicamente, se cuidarem mais do que os homens, quando o assunto é visão, esses cuidados devem ser redobrados. Isso porque segundo o documento As Condições de Saúde Ocular no Brasil, divulgado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia no fim do ano passado, traz um dado da OMS que diz que 55% das pessoas com deficiência visual no mundo são do sexo feminino. A boa notícia é que a maioria das perdas de visão é evitável, desde que tratadas adequadamente.

    Seja por causa de uma maior expectativa de vida, seja por falta de acesso aos serviços de saúde, dentre os problemas oculares que mais afetam o público feminino estão a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), retinopatia diabética, olho seco, glaucoma, catarata, doenças de fundo neurológicas, patologias oculares inflamatórias e relacionadas ao fluxo sanguíneo na região dos olhos. Questões socioeconômicas que envolvem, por exemplo, a falta de informação e o baixo poder aquisitivo para investir em um bom tratamento; causas biológicas, como variação hormonal, questões genéticas, fragilidade do sistema imunológico, deficiência de vitaminas e distúrbios metabólicos (diabetes, por exemplo); além de hábitos como exposição excessiva ao sol e o tabagismo, podem explicar essa propensão das mulheres aos problemas oftalmológicos. “A menopausa também pode contribuir para um quadro, por exemplo, de olho seco, pois a interrupção da produção de estrogênio pode causar alterações no filme lacrimal”, ressalta a oftalmologista Patrícia Moitinho, especialista em Cirurgia Plástica Ocular e diretora médica do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), uma empresa do Grupo Opty.

    Gravidez

    De acordo com a oftalmologista, a gravidez é um outro período em que se faz necessário realizar exames constantes da visão. As mudanças físicas, emocionais e psicológicas que acontecem no organismo das mulheres também afetam os olhos. A retenção de líquido no organismo originada pela gestação causa o inchaço nos pés, assim como também pode alterar o formato e a espessura da córnea e do cristalino, ocasionando mudanças refracionais, ou seja, de grau de visão. Também são comuns sintomas como fotofobia, coceira, aparecimento de pontos brilhantes ou manchas escuras na visão, embaçamento e olho seco. Para a Dra Patrícia, um sinal de alerta é se a grávida tiver predisposição para eclâmpsia ou desenvolver diabetes gestacional. “Os quadros geralmente regridem após o parto, mas existe a possibilidade de sequelas, como o surgimento da retinopatia diabética. Por isso, é fundamental o acompanhamento oftalmológico durante o pré-natal, principalmente para as mulheres que já tenham condições pré-existentes, como diabetes, tumores, glaucomas ou uveítes”, recomenda.

    Maquiagem

    Outro agravante seria o uso constante de maquiagem. Produtos vencidos, falta de higienização, aplicação de lápis dentro do olho e até mesmo a utilização de cílios postiços podem ocasionar processos alérgicos e a meibomite que é a inflamação das glândulas de gordura da pálpebra. “Uma das maiores causas de contaminação dos olhos é o compartilhamento de maquiagem e a falta de assepsia. É fundamental retirar toda a make antes de dormir. Evite produtos à prova d’água, pois que são difíceis de sair, e invista em bons demaquilantes ou lave o local com xampu infantil. Isso vai ajudar a proteger seus olhos de sérios problemas”, garante a Dra Patrícia.

    Cuidados

    De acordo com a especialista, o fundamental, além da realização de consultas anuais ao oftalmologista, é manter um estilo de vida saudável, tendo uma dieta equilibrada, evitando bebida alcoólica, praticar exercícios regularmente, não fumar e usar óculos com proteção ultravioleta.  “Esteja atenta também a seu histórico familiar, pois ele serve de indicativo. Mas lembre-se que tratamentos e diagnósticos precoces podem, sim, reverter quadros de problemas oculares e garantir a preservação da sua visão”, finaliza a Dra. Patrícia Moitinho.
     

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Como aliviar a tosse?

    08/12/2024

    Como é feita a cirurgia de catarata?

    08/12/2024

    Por que homens têm dificuldades em buscar tratamentos de saúde?

    28/11/2024
    EM DESTAQUE

    Planos de saúde vão ao ápice de vendas no Brasil acompanhado por queixas dos serviços

    15/11/20240

    Rumo aos 130 anos, Grupo Santa Casa de Franca reformula identidade visual

    02/10/20240

    Programação especial do Complexo Fora do Eixo promete animar o carnaval de Brasília

    08/02/20240

    Muma tem descontos de até 60% em mais de mil produtos e frete grátis para todo o Brasil em peças selecionadas

    16/03/20240

    A Vida das Bonecas Vivas, de Dan Nakagawa, tem apresentação gratuita no Sesc Campinas

    04/01/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Estratégias de CRM para fidelização

    01/05/2025

    Como saber se meu tênis da Öus é original?

    17/01/2025
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.