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    Home»ECONOMIA»Animados com o Natal, belo-horizontinos devem investir mais de R$ 500 nos presentes
    ECONOMIA

    Animados com o Natal, belo-horizontinos devem investir mais de R$ 500 nos presentes

    29/11/202300
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    O Natal promete ser de muitos presentes nas casas dos belo-horizontinos. Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) revelou que os consumidores pretendem comprar até três produtos para a data. E, para isso, o investimento médio será de R$ 526,28. Este valor é 7% maior que o do último ano, quando foram gastos R$ 492, na compra de quatro presentes. A pesquisa da CDL/BH ouviu 299 consumidores da capital mineira no período de 21 de outubro a 6 de novembro de 2023.

    “O Natal é a data comemorativa onde os consumidores estão mais dispostos a presentear, afinal, ela tem um grande apelo emocional. Neste ano, ainda que o número de presentes por consumidor seja menor, o tíquete médio está maior, o que significa um aumento no volume de vendas”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.

    Os itens mais citados pelos entrevistados como os principais presentes foram roupas (67,6%), brinquedos (36%), calçados (20,9%), acessórios – joias, relógios, óculos, malas, bolsas e mochilas (13,4%), e cosméticos (9,9%). 
    O tíquete médio dos presentes mais procurados são:

    Roupas: R$ 131,29
    Brinquedos: R$ 131,29
    Acessórios: R$ 112,50
    Calçados: R$ 168,40
    Cosméticos: R$ 179,26

    Os entrevistados afirmaram que os principais homenageados na data serão filhos ou enteados, mães, madrastas, pais, padrastos e irmãos.

    Formas de pagamento
    O pagamento à vista foi citado por 72,3% dos entrevistados. O mesmo comportamento foi observado no ano passado, quando 65,1% dos consumidores também disseram optar por esta modalidade.

    “Houve um crescimento de 11,1% na intenção de pagamento à vista, o que mostra que o consumidor está mais cauteloso, afinal, o início do ano é marcado por contas inadiáveis como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar”, explica o presidente da CDL/BH.

    Dentre os que vão adquirir os presentes por meio do pagamento à prazo (27,3%), a conta será dividida em até quatro parcelas.
    De forma estratificada, os métodos de pagamentos apontados pelos consumidores aparecem da seguinte forma:

    Parcelado no cartão de crédito: 26,1%
    PIX: 20,6%
    Dinheiro: 19%
    À vista no cartão de crédito: 17,4%
    Débito: 15,4%
    Parcelado no carnê/crediário: 1,2%
    Não sabe: 0,4%

    A expectativa da entidade é que com a movimentação do Natal sejam injetados na economia de Belo Horizonte R$ 2,46 bilhões durante o mês de dezembro.

    Ruas movimentadas
    A pesquisa perguntou aos consumidores qual o local de preferência para realizar as compras de Natal e as lojas físicas totalizaram 46,5% das menções. Os locais mais citados foram:

    Lojas de rua do Hipercentro de BH: 43,1%
    Internet: 28,5%
    Shopping Center: 22,5%
    Feira Hippie: 2,4%
    Pequenos comércios: 2%
    Ainda não sabe: 0,8%
    Estabelecimentos de serviços essenciais, como mercados: 0,8%

    A maioria dos belo-horizontinos deve ir às compras de última hora, já que 50,4% afirmaram que vão às lojas na semana do Natal. Já 30,7% disseram que pretendem adquirir os presentes com, pelo menos, 15 dias de antecedência; 16,1% cerca de 30 dias e 2,8% já compraram.

    “A maior parte dos consumidores espera a segunda parcela do 13º salário para comprar os presentes, por isso a movimentação próximo à data tende a ser maior”, esclarece Marcelo de Souza e Silva.

    Preço é principal influência para compra
    Ao serem questionados sobre os principais fatores que influenciam a compra, 26,8% disseram que o preço é fundamental. A educação e cordialidade dos vendedores aparece em segundo lugar, com 14,6%. A confiabilidade do site foi citada por 9,6% e a credibilidade da loja, por 8,7%. Também foram apontados: qualidade do produto (8,3%) e frete grátis (6,3%).

    Formas de pagamento em função do local de compra
     

    Parcelado no cartão de crédito
    Porcentagem

    Internet
    37,9%

    Lojas de rua no Hipercentro de BH
    33,3%

    Shopping Center
    24,2%

    Pequenos comerciantes autônomos
    3%

     

    Dinheiro
    Porcentagem

    Lojas de rua no Hipercentro de BH
    62,5%

    Shopping Center
    18,8%

    Internet
    6,3%

    Comércio essencial (mercados)
    4,2%

    Feira Hippie
    4,2%

    Pequenos comerciantes autônomos
    4,2%

     

    PIX
    Porcentagem

    Lojas de rua no Hipercentro de BH
    53,8%

    Internet
    26,9%

    Shopping Center
    17,3%

    Feira Hippie
    1,9%

    Comemorações
    Para celebrar a data, 81,4% dos belo-horizontinos irão realizar alguma confraternização, sendo que a ceia com familiares e amigos é a mais citada (73,7%). Quanto ao tradicional amigo-secreto, 25,4% dos entrevistados confirmaram que irão participar de apenas um. O gasto médio com a brincadeira será de R$ 57,23.

    Lojistas otimistas
    Os comerciantes da capital mineira estão com boas expectativas para a data e 49,5% acreditam que este ano será melhor que o passado. A pesquisa da CDL/BH ouviu 200 lojistas no período de 20 de outubro a 16 de novembro.
    Para que isso aconteça, os lojistas estão criando estratégias para aumentar as vendas. As principais ações que devem ser realizadas são:

    Flexibilidade ou facilidade de pagamento: 70%
    Variedade de produtos: 69,5%
    Decoração da loja: 67%
    Divulgação dos produtos: 67%
    Conceder descontos: 6%

    *as respostas são de múltipla escolha

    Além dos próprios estabelecimentos, os lojistas vão investir nos seguintes canais de vendas: WhatsApp (81%), Instagram (68%) e site da loja (14,5%).

    Na perspectiva dos comerciantes, 62% dos consumidores devem gastar o mesmo que no ano passado; 23,5% irão aumentar o investimento e 14,5% vão diminuir.

    Balanço econômico
    Ao longo de 2023, o cenário econômico do Brasil e do mundo foi permeado por fatores como inflação externa, crédito mais caro, desaceleração e tensões geopolíticas. Contudo, o país mostrou-se resiliente e avançou em questões importantes para o crescimento econômico como queda da inflação, política monetária menos restritiva, aumento da massa salarial, programa Desenrola Brasil e aprovação do novo Regime Fiscal.

    “Todos esses componentes proporcionaram crescimento da atividade econômica no país. Isso elevou a confiança do consumidor, do comerciante e também dos investidores. Por isso, nossa perspectiva é que o varejo em Belo Horizonte encerre o ano de 2023 com crescimento acima de Minas Gerais”, estima o presidente da CDL/BH.

    Previsão de vendas do varejo para 2023

    Brasil
    3%

    Minas Gerais
    1,97%

    Belo Horizonte
    2,01%

    Expectativas para 2024
    Para o próximo ano, a CDL/BH acredita que as atividades econômicas do país serão beneficiadas pela geração de emprego e investimentos de capital estrangeiro.

    “Com a guerra na Ucrânia e as tensões geopolíticas, as grandes empresas internacionais estão buscando diversificar seus fornecedores e reduzir sua dependência de países específicos. Com o reposicionamento das cadeias globais de suprimentos, o Brasil tem grandes chances de avançar suas exportações e também de atrair investimentos”, explica a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos.

    “Com Minas Gerais posicionando-se cada vez mais como destino turístico internacional, a tendência é que o nosso estado também entre na rota global de suprimentos e isso impulsione o setor de comércio e serviços, especialmente na capital”, finaliza Marcelo de Souza e Silva.
     

    Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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