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    Home»ECONOMIA»Ministério Público firma compromisso com AMIG para iniciar mediações para construção da “Rodovia do Minério”
    ECONOMIA

    Ministério Público firma compromisso com AMIG para iniciar mediações para construção da “Rodovia do Minério”

    02/12/202300
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    A construção da “Rodovia do Minério” está mais próxima de se tornar realidade. Na última quarta-feira, 29/11, a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) se reuniu com o  Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do Ministério Público de Minas Gerais (Compor-MPMG) para apresentar o projeto para a construção da via para  solucionar os altos índices de acidentes e mortes nas BRs 040 e 356. No encontro ficou acordado que o Compor dará início às mediações entre as prefeituras, mineradoras e órgãos dos governos estadual e federal para viabilizar a execução do  projeto.

    Pelo Compor, participaram do encontro o coordenador-geral, Carlos André Mariani,  e os promotores Danielle de Guimarães Germano Arlé,  Jairo Cruz Moreira, e Luciano Luz Badini Martins. Também estiveram presente José Fernando Aparecido de Oliveira, presidente da AMIG e prefeito de Conceição do Mato Dentro; os prefeitos de Congonhas,  Cláudio Antônio de Souza, que também é coordenador do Grupo de Trabalho BR-040 da AMIG; de Itabirito, Orlando Caldeira; de Nova Lima, João Marcelo Dieguez Pereira; de Belo Vale, Waltenir Liberato Soares; de Ouro Preto,  ngelo Oswaldo de Araújo;  de Ouro Branco, Hélio Campos, que também presidente da Amalpa – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba; de Moeda, Decio Lapa; e o  vereador de Moeda Flávio Henrique Correa Coutinho.

    O presidente da AMIG pontuou que a saída de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro, na BR-040, inicia um dos trechos mais perigosos entre as rodovias do país. O intervalo entre os KMs 563 e 617 da estrada, entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete, registrou quase uma morte por quilômetro entre dezembro de 2020 e 2022. São , em média 156 mortes por ano. “Isso não pode continuar a acontecer. Criamos na AMIG um Grupo de Trabalho para debater soluções para as vias 040 e 356, porém, precisamos de uma atuação mais firme por parte dos governos Federal, Estadual e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT”,  destaca José Fernando.

    As vias alternativas, para a criação da  “Rodovia do Minério”, já existem e, atualmente, não são asfaltadas. “Dessa forma, é necessário que se viabilize a sua infraestrutura, a partir, por exemplo, do alargamento das vias, compactação e asfaltamento”, acrescenta José Fernando. No projeto proposto será necessário utilizar o Terminal de “Fazendão”, sediado em Mariana (MG), para retirada do tráfego das carretas que transportam minério na BR 356. Além do mais, o projeto prevê a execução de duas interseções da via no acesso da Mina de Capanema e no acesso ao Laticínios ITA.

    É necessário, ainda, o prolongamento da “ITA030” até a MG 030, pavimentação da MG 30, do trajeto entre Itabirito e Ouro Branco (24Km). Ressalta-se, também, que, para a retirada do tráfego das carretas da BR 040, será necessária a implantação do Terminal Ferroviário do Bação (TFB), para escoamento de 8 milhões de toneladas de minério, de modo que o trajeto das carretas, ao invés de seguir no sentido BR 040, seja alterado para a Estrada Pico de Fábrica até a ITA330,  sentido Ribeirão do Eixo até o TFB.

    “A 040 é uma rodovia que, com o passar dos anos, não teve a infraestrutura adequada para o volume de tráfego que recebe e isso vem comprometendo a vida dos que trafegam na rodovia. O projeto da ‘Rodovia do Minério’  traz soluções simplificadas, de rápida execução, que vão trazer melhorias significativas para todo o estado”, afirmou Cláudio Antônio de Souza.

    O  projeto irá reduzir a circulação de até  1500 carretas de minério das BRs 040 e 356. Na visão do prefeito de Congonhas, a construção das estradas paralelas não deve afetar na atração de empresas interessadas em administrar a via. “Acredito que teria um impacto positivo, porque esse tráfego pesado é muito danoso e custoso para a manutenção da rodovia”, salientou o prefeito, que estima que as obras para a ‘Rodovia do Minério’ devem movimentar cerca de R$ 500 milhões.

    Expectativas – O prefeito de Itabirito disse que  a reunião com o Compor é o início de um processo em uma composição que vai ser bem ampla e proveitosa. “Por meio das mediações, nós encontraremos as soluções mais rápidas a curto prazo para que possamos, realmente, conter essa quantidade de acidentes gravíssimos que estão ocorrendo na nossa 040 e na 356. Tenho certeza que através do comando do Ministério Público, com o Compor, nós vamos encontrar todas as alternativas possíveis”, enfatizou.  

    O coordenador-geral do Compor,  Carlos André Mariani, destacou que as mediações vão abranger os promotores de justiça de todas as comarcas envolvidas, os prefeitos dos municípios impactados, a AMIG, associações interessadas as e empresas mineradoras. “Os acidentes se repetem a todo momento e nós vamos utilizar a estrutura do Compor, que é o nosso centro de autocomposição, para avançar com as soluções dentro da metodologia que tem sido bem sucedida em acordos de todas as naturezas no Ministério Público. A gravidade desses trágicos episódios ocorridos na BR-040 recomenda uma atuação prioritária para solucionar essa situação que afeta toda a sociedade”, acentuou.

    A lista de empresas sugeridas para participação nos debates conta com: Herculano Mineração; Bação Logística; Vale; SAFM Mineração; Mineração Ferro Puro; Solid Participações; Gerdau; MSM Mineração Serra da Moeda; Vallourec e Cedro Mineração.  A AMIG aguarda a definição da próxima reunião, que será agendada pela Compor-MPMG.

    Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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