Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025

    Móveis planejados para otimizar espaços compactos

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quarta-feira, maio 21
    EM DESTAQUE
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    • Como identificar uma bolsa de marca original?
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»TECNOLOGIA»Inteligência Artificial e a área de Recursos Humanos: uma jornada de otimização e colaboração
    TECNOLOGIA

    Inteligência Artificial e a área de Recursos Humanos: uma jornada de otimização e colaboração

    01/02/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A Inteligência Artificial chegou de forma rápida e transformadora em diversos âmbitos da sociedade. Para as empresas e mais precisamente dentro da área de Recursos Humanos, essas tecnologias têm revolucionado a forma como as organizações gerenciam e dão vazão aos seus processos. 

     

    Pensando no que já temos acesso hoje, podemos afirmar que a grande vantagem da Inteligência Artificial, nessa área, é a otimização da produtividade. Com a agilidade nas etapas processuais, os profissionais têm seu tempo mais livre para agirem e focarem em atividades mais estratégicas, dentro do seu escopo de trabalho.  Esses são os tipos de atividades que não podem ser substituídos por nenhuma tecnologia, como o desenvolvimento de pessoas.

     

    Um estudo recente da MCKinsey estima que a IA automatize em torno de 45% das tarefas normalmente executadas pelo RH, até 2030. Esse cenário aponta que, no futuro próximo, os profissionais dessa área deverão passar por transformações em suas tarefas diárias, que impulsionarão mudanças não somente relacionadas aos seus conhecimentos técnicos, mas também em seu perfil comportamental, à medida que precisarem estreitar a maneira como se relacionam com as tecnologias que vão surgindo.
     

    Adaptações necessárias
     

    Como a maioria das novidades, que à primeira vista ameaçam o trabalho dos profissionais ou até mesmo os tiram da zona de conforto, a chegada da IA nas equipes de RH têm gerado resistência, por parte de alguns líderes. Mas negar todas essas transformações é algo que, em um futuro muito próximo, pode deixar de ser produtivo e passar a ser prejudicial ao desenvolvimento de um profissional, às equipes e, consequentemente, às empresas. 

     

    Claro que toda transformação exige um período de adaptação e preparação até que as novas ferramentas saiam do papel de inimigas e ameaçadoras para se tornarem personagens aliadas e estratégicas. Nesse contexto, podemos falar dos chatbots, uma aplicação prática e eficaz de IA, que podem representar um bom primeiro passo nesse processo.

     

    Vale ressaltar que o chatbot é um recurso que esclarece diversas dúvidas dos colaboradores 24 horas por dia, 7 dias da semana. Nós implementamos respostas imediatas sobre assuntos distintos, com centenas de tipos de respostas, e revolucionamos parte da comunicação interna, uma vez que se cria um ambiente dinâmico, prático e libera horas de trabalho dos dois lados. Aqueles que antes gastavam horas em funções de atendimento, muitas vezes repetitivas, agora podem desenvolver projetos mais estratégicos. Já quem tinha dúvidas e precisava acionar o RH, agora tem a autonomia e agilidade nas respostas necessárias. 

     

    Nesse panorama, conseguimos ter clareza que IA não veio para substituir profissionais de RH. Pelo contrário, ela visa facilitar e complementar o trabalho humano.  

     

    Construir com inteligência

     

    Mesmo que popularmente muito nova, a Inteligência Artificial se espalhou de forma extremamente rápida na sociedade. Ferramentas generativas – que criam a partir de uma base de dados existente, como o ChatGPT – estão nas mãos da maioria e favorecem um ambiente de curiosidade: o que mais a tecnologia pode fazer?

     

    Naturalmente ainda temos um caminho pela frente para entendermos a sua melhor utilização. Entretanto, tudo indica que essa jornada é curta e que teremos que nos adaptar a uma grande transformação em tempo recorde. 

     

    Como profissional, é fundamental treinarmos e direcionarmos a nossa percepção para enxergarmos essas ferramentas como algo que trouxe consigo a capacidade de redefinir a gestão, organização e execução dos processos de uma empresa. Perguntar-se todos os dias “no que mais isso pode me ajudar?”, pode ser um bom caminho para extrair o melhor que a evolução pode nos proporcionar.  

     

    Mas o principal: fazer as pazes com a tecnologia! Ao reconhecer que a IA não busca substituir, mas, sim, facilitar e complementar o trabalho humano, abrimos caminho para uma parceria sinérgica, que construirá um futuro promissor, adaptável e sem limites para qualidade e resultados.

     

    *Fabiana Galetol é Diretora Executiva de Pessoas e Responsabilidade Social Corporativa da Pluxee no Brasil. A executiva acumula passagens pelas áreas de RH, comunicação interna e externa, gestão de marca/publicidade e canais de distribuição, com vivência internacional nos Estados Unidos e países da América Latina. Possui vasta experiência em negócios, direcionamento estratégico, aconselhamento e planejamento de gestão de pessoas. Antes da Pluxee, atuou como Head de Comunicação na IBM Brasil, empresa onde permaneceu por mais de 29 anos. Formada em Economia pela Universidade Federal Fluminense, Fabiana também é pós-graduada em Comércio Internacional pela Fundação Getúlio Vargas e Marketing pelo IBMEC. É mentora voluntária na Leading.Zone, startup de desenvolvimento humano.

    Informações à imprensa

    JeffreyGroup Brasil
    [email protected]
    Bruna Ortega | (11) 98267-012 
    Gabriella Oltramari | (11) 91783-4565 
    Simone Sabatini | (11) 99742-1111 
    Daniela Teixeira | (11) 3185-0878 

    Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
    U | U
    U

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho

    14/04/2025

    Como o PancakeSwap facilita a troca de tokens e proporciona liquidez no ecossistema DeFi?

    18/03/2025

    O Toner Impressora HP é bom?

    09/12/2024
    EM DESTAQUE

    Espaçolaser anuncia melhor margem EBITDA nos últimos 10 trimestres

    11/05/20240

    Mulheres lideram a mudança | Confira novas tendências nos relacionamentos para os próximos anos

    15/10/20240

    W Premium Group inaugura espaço W Premium Services no Aeroporto de Guarulhos

    10/10/20240

    Além da vaidade: homens buscam procedimentos estéticos visando seu próprio bem-estar

    31/10/20240

    Maior infestação de pragas, como percevejo-marrom e mosca branca, impactou produtividade da soja, aponta pesquisa

    22/02/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Estratégias de CRM para fidelização

    01/05/2025

    Como saber se meu tênis da Öus é original?

    17/01/2025
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.