Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025

    Móveis planejados para otimizar espaços compactos

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    • Como identificar uma bolsa de marca original?
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»ECONOMIA»7 Tendências em Comunicação em 2024
    ECONOMIA

    7 Tendências em Comunicação em 2024

    16/02/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    De acordo com pesquisa recente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), para 70% das companhias, nenhuma tarefa referente à comunicação interna é mais desafiadora do que engajar gestores a serem comunicadores. Esse dado demonstra como o aprimoramento da comunicação interna está cada vez mais se tornando importante dentro das empresas para melhorar o diálogo com os colaboradores, formando assim, um ambiente corporativo favorável ao conhecimento e transparência das informações, que potencializam a participação e harmonia dos times, acelerando os negócios. 

    “A cada ano que se passa, a comunicação interna se mostra ainda mais estratégica e indispensável nas organizações. Podemos dizer que essa relevância está diretamente ligada às mudanças rápidas no cenário empresarial global e às transformações e desafios na dinâmica entre empresas e colaboradores. Por essa razão, cada vez mais as companhias observam a necessidade de melhorar esse setor não apenas para participarem de uma tendência, mas como uma prática necessária para competir no mercado”, enfatiza Eric Vazzoler, Gerente de Marketing da Progic, empresa líder em TV Corporativa no Brasil

    Visando melhorar a comunicação das empresas, o executivo listou algumas tendências da comunicação interna para 2024. Veja a seguir:

    Influenciadores Internos

    Assim como acontece na internet, as empresas também possuem seus próprios influenciadores internos: colaboradores que estão profundamente alinhados com a cultura organizacional e que, de maneira natural, desempenham o papel de influência.

    Eles possuem um grande potencial de engajar o time e ajudar a divulgar as campanhas e ações de endomarketing da empresa, fortalecendo a cultura organizacional e desempenhando, de certa forma, a função de embaixadores da marca.

    Experiência do Colaborador

    O termo employee experience (experiência do colaborador), representa, basicamente, a percepção do funcionário sobre toda a sua jornada e vivências  dentro de uma empresa. Diversos fatores são capazes de impactar essa experiência, e entre eles estão o processo de onboarding, estrutura do espaço de trabalho, a cultura organizacional e os benefícios oferecidos, por exemplo.

    Logo, essas ações internas são indispensáveis para o atingimento de bons resultados em todos os setores de uma empresa, isso porque por meio delas é possível proporcionar melhores experiências aos colaboradores, fortalecendo a cultura e impactando nos resultados da organização como um todo.

     Plataforma Multicanal

    A plataforma multicanal de comunicação interna representa uma evolução bastante significativa nas práticas de interação dentro das organizações. Em vez de depender de um único canal de comunicação, essa abordagem utiliza diversos meios para disseminar informações de mais forma eficaz entre os colaboradores.

    Essa diversidade de canais permite uma comunicação mais abrangente, atingindo públicos diversos e adaptando-se às preferências individuais. Também facilita a obtenção de feedback instantâneo dos colaboradores, que promove uma comunicação bidirecional, permitindo que os funcionários compartilhem suas opiniões, tirem dúvidas e contribuam para a conversa de maneira mais dinâmica.

     Conteúdos Interativos

    Os conteúdos interativos na comunicação interna desempenham um papel essencial ao transformar a forma como as organizações se conectam e envolvem os colaboradores. Eles promovem a participação ativa do time, gerando mais engajamento, identificação, compreensão e retenção de informações.

    Essa estratégia dinâmica é fundamental em um ambiente corporativo moderno, onde a atenção dos colaboradores é disputada por diversas fontes de informação. 

    Inteligência Artificial

    A inteligência artificial se tornou, sem dúvidas, uma grande tendência de investimento nas organizações para esse e os próximos anos e pode ajudar as empresas a melhorar sua eficiência, aumentar sua competitividade e fornecer soluções inovadoras para desafios antigos.

    De forma resumida, podemos dizer que a IA é uma área em constante evolução que está transformando a forma como as pessoas interagem com as máquinas e como as empresas conduzem seus negócios. Assim, essa tecnologia pode ajudar nas inúmeras atividades que são realizadas diariamente no setor e na necessidade de inovação na forma em que elas são entregues na empresa.

    Mensuração

    O acompanhamento das métricas e resultados da Comunicação Interna é essencial para aprimorar continuamente as ações e estratégias da área, além de auxiliar na demonstração de valor do setor para a alta liderança. 

    Por meio de recursos analíticos e métricas específicas, as plataformas permitem avaliar o alcance, a efetividade e o engajamento das mensagens entre os colaboradores. Com dados concretos sobre a taxa de abertura, cliques e interações, é possível identificar quais comunicados obtiveram maior sucesso e quais precisam ser aprimorados, por exemplo.

    Além disso, algumas plataformas possibilitam a segmentação das mensagens para diferentes grupos de colaboradores, como é o caso do aplicativo corporativo, o que facilita a análise do impacto em cada segmento. Essa abordagem permite que os comunicadores adaptem suas estratégias de acordo com as necessidades e interesses específicos de cada público, tornando a comunicação mais relevante e eficaz.

    ESG

    Atualmente, na hora de comprar produtos ou serviços e investir em empresas, os investidores e consumidores passaram a analisar outros fatores para além de preço, qualidade e lucro, tais como a adoção de práticas sustentáveis, a responsabilidade social da empresa e o nível de transparência.

    Nesse sentido, além dessa prática ser uma tendência, implementar a sigla tem se tornado um pré-requisito para competir e sobreviver no mercado. Inclusive, demonstrou-se que empresas que praticam essas boas ações tiveram um desempenho financeiro melhor do que empresas que tiveram uma baixa pontuação de ESG.

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Por que investir em Portugal é uma decisão inteligente em 2025?

    09/12/2024

    450 franquias em quatro anos: como Refuturiza pretende levar educação e empregabilidade de forma acessível para todo o país

    28/11/2024

    Como grandes empresas estão usando programas de fidelidade para ampliar as estratégias de marketing

    27/11/2024
    EM DESTAQUE

    Eterna Globeleza Valéria Valenssa é madrinha de instituto que apoia pacientes com câncer

    26/11/20240

    Infecção vaginal durante a gravidez: o que fazer?

    04/12/20230

    Café Origo é destaque na 4ª Edição do Leilão Beneficente do Instituto Neymar Junior

    07/06/20240

    Qual o papel da digitalização da indústria?

    15/10/20240

    Ciranda Cultural lança pelo selo Principis um devocional voltado às mulheres “Papo com Deus – 365 mensagens diárias que a levarão a uma nova existência”, de Catia Regiely

    24/01/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Os 10 perfis mais acessados na Privacy em maio de 2024

    24/06/2024

    Miss Bumbum Iza Zanka vira atriz de filmes adultos para famosa produtora

    21/03/2024

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.