Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    Facebook X (Twitter) Instagram
    terça-feira, julho 1
    EM DESTAQUE
    • O Que é Inteligência Artificial Explicado de um Jeito Simples
    • Qual o horário ideal para tomar sol e maximizar a vitamina D sem riscos
    • O que é Agricultura 4-0 e Por Que Ela é o Futuro do Campo
    • Como aumentar sua impulsão vertical e enterrar a bola
    • Quanto Custa Uma Viagem Para Fernando de Noronha? O Orçamento Detalhado
    • O Mundo Invertido de Stranger Things Uma Explicação Completa do Início ao Fim
    • IPVA 2026 Maranhão: tudo o que você precisa saber para não perder o prazo
    • TDAH infantil 9 sinais que todos os pais deveriam conhecer
    Visão NacionalVisão Nacional
    CONTATO
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»Jornada 2024 da Circulação Comemorativa do projeto Literatura Acessível terá sessão inédita em Vitória da Conquista

    Jornada 2024 da Circulação Comemorativa do projeto Literatura Acessível terá sessão inédita em Vitória da Conquista

    26/02/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A jornada 2024 da Circulação Comemorativa do projeto vencedor do Prêmio Confúcio de Alfabetização 2022, o Literatura Acessível, criado pelo Instituto Incluir, chega, pela primeira vez, nesta terça-feira (27/02), à Escola Municipal Professora Iza Medeiros, localizada na Avenida Paramirim, 106 – Bairro Brasil, Vitória da Conquista, Bahia. Composta de títulos infantis inclusivos em formatos acessíveis, a série de livros será apresentada a alunos, em forma de espetáculo de teatro e contação de histórias.
     
    Os livros que compõem o Literatura Acessível baseiam-se em histórias pensadas e construídas pela psicóloga e doutora em educação Carina Alves, fundadora do Incluir, que há mais de 20 anos atua no campo da inclusão, e por outras escritoras e escritores convidados. Nas obras, os protagonistas são crianças com e sem deficiência ou vítimas de preconceitos sociais, que encontram no esporte, na educação e na cultura caminhos na busca por sua completa emancipação. 
     
    “O Literatura Acessível pretende criar oportunidades de atividades culturais e educacionais para proporcionar uma nova sociedade que seja mais plural e mais justa”, diz Carina.
     
    Os quatro títulos escolhidos para a Circulação Comemorativa do Literatura Acessível são: “A sociedade que temos e a sociedade que queremos”, que conta a história do Joãozinho que é uma criança negra e cega. E tem como sua amiga a Jurema, que é uma menina que usa cadeira de rodas; “A menina Potiguara”, que apresenta as aventuras da Anamã, menina potiguara que vive numa aldeia na Paraíba, usa cadeira de rodas e adora surfar; “Incluídos e misturados”, que conta a história de Bob, que tem baixa visão e foi acolhido pelos colegas no colégio, que adaptaram o futebol para incluí-lo no time; e “Sabrina a Menina sabida”, que conta a história de uma menina superinteligente, que tem altas habilidades e encontra dificuldades na escola e na sociedade, pois não é compreendida com suas habilidades.
     
    Além da temática inclusiva e otimista, que mostra nossa capacidade de transformação mesmo em um contexto supostamente adverso, o grande trunfo da série de livros está no desenho universal da aprendizagem, sobre o qual são pensados. Com textos em escrita simples, eles vêm impressos em Braille e contam com pictogramas para facilitar a compreensão das crianças. 
     
    Por meio de QR codes ou no site e aplicativo www.literaturaacessivel.com.br, é possível acessar os recursos de audiodescrição e de contação das histórias em libras, que expandem o alcance de seu conteúdo ao público mais diverso possível. Também disponíveis como ebooks, os títulos já somam milhões de alunos impactados.
     
    “Os prêmios que a série recebeu (também do governo brasileiro) são o reconhecimento do nosso acerto ao falar de inclusão de uma forma lúdica, que tem impacto direto nas crianças”, garante Carina Alves.
     
    O Literatura Acessível é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da ExxonMobil Brasil, Cenibra, MinasLigas, Grupo Dass, Hypofarma e Mahle e é realizado pelo Instituto Incluir, Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução Governo Federal.
     
    Apresentações pelo país
     
    Além de Vitória da Conquista, o projeto acaba de ser apresentado em São Bernardo do Campo, SP, e, nas próximas semanas, terá apresentações em Curitiba, 26/03, e nas seguintes cidades mineiras: Virginópolis, 11/03; Guanhães, 12/03; Sabinópolis, 13/03; Materlândia, 14/03; Peçanha, 15/03; Pirapora, 20/03; Ipaba, 02/04; Santana do Paraíso, 03/04; Coronel Fabriciano, 04/04; Nova Era, 09/04; Santa Bárbara, 10/04; e Ribeirão das Neves 11/04. 
     
    No palco
     
    Uma andarilha, colecionadora de histórias, chega à escola para contar um pouquinho sobre as crianças que ela já conheceu ao longo de suas andanças pelo Brasil.
     
    Unindo histórias e personagens de cinco livros já lançados pelo projeto Literatura Acessível, com texto de João Batista, cenário e figurino de Reinaldo Patrício e atuação de Ana Moura, “Incluídos e Misturados” dá vida a esses personagens de maneira lúdica, trazendo consciência sobre uma sociedade inclusiva. 
     
     
    Por meio de música, experimentação sensorial, diálogo cênico e ludicidade, “Incluídos e Misturados” estabelece uma conexão com as crianças, mostrando que “o mundo só é legal quando é legal pra todo mundo”.
     
    “Poder levar histórias sobre pessoas com deficiência e sobre como todos nós juntos devemos transformar o mundo num lugar legal de verdade, legal para todo mundo, é plantar uma semente de empatia, compaixão, igualdade de acesso e inclusão pro nosso futuro”, comenta Ana Moura.
     
    Ao final de cada apresentação, haverá distribuição de livros para todos os alunos.
     
    Mais informações: https://institutoincluir.com.br/  e @institutoincluir
     

    Brasil
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    O Que é Inteligência Artificial Explicado de um Jeito Simples

    01/07/2025

    Qual o horário ideal para tomar sol e maximizar a vitamina D sem riscos

    01/07/2025

    O que é Agricultura 4-0 e Por Que Ela é o Futuro do Campo

    01/07/2025
    EM DESTAQUE

    5 exercícios secretos para aumentar a potência do seu chute

    27/06/20253

    O Papel das Moedas Digitais de Bancos Centrais (CBDCs) no Futuro

    26/06/20253

    Como encontrar tratamento sério em SP sem gastar demais

    30/06/20251

    Guia Passo a Passo Como Formatar o PC e Instalar o Windows Sem Erros

    27/06/20251

    O Que é Inteligência Artificial Explicado de um Jeito Simples

    01/07/20250
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    5 exercícios secretos para aumentar a potência do seu chute

    27/06/2025

    O Papel das Moedas Digitais de Bancos Centrais (CBDCs) no Futuro

    26/06/2025

    Como saber se meu tênis da Öus é original?

    17/01/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Visão Nacional.
    • Início
    • Quem Somos
    • Política de Cookies
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    • Contato

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.