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    Home»TECNOLOGIA»Dia do Consumidor: como identificar e fidelizar clientes
    TECNOLOGIA

    Dia do Consumidor: como identificar e fidelizar clientes

    28/02/202400
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    São Paulo, fevereiro de 2024 – Celebrado em 15 de março, o Dia do Consumidor tem ganhado notoriedade com a popularização da Black Friday e de outras datas específicas com promoções para os clientes. Segundo o Google Trends, que acompanha a popularidade de certas palavras buscadas na ferramenta, o interesse pela data aumentou 96% em 2024 em relação a 2021. 

     

    A busca dos clientes por diferenciais oferecidos pelas empresas também cresceu. Estão ganhando relevância diversas ofertas, como frete grátis, condições de pagamento especiais, cashback e pontos extras em programas de fidelidade. 

     

    Com a popularização da data, também é preciso se atentar às formas de proteção aos direitos do consumidor, que fortalecem o vínculo criado com a empresa. Um estudo realizado pelo Sebrae Rio, denominado “Consumidor do Futuro”, revelou quatro perfis de consumidores que estarão em destaque neste ano: antecipadores, cautelosos e que não gostam de imprevistos; novos românticos, que consideram o aspecto emocional na hora da compra; inconformados e autossuficientes, que valorizam a produção nacional e transparente; e os condutores, pessoas aventureiras que buscam novas experiências. Conhecer esses perfis é importante para entender onde sua marca se encaixa e para quais consumidores as campanhas atenderão. 

     

    De acordo com o mesmo levantamento realizado pelo Google, os entrevistados elencaram como sendo o mais importante na hora da compra: atendimento atencioso; promoções e propagandas honestas; produto entregue no prazo; troca de produtos defeituosos; estorno de compras canceladas e estorno de cobranças indevidas.

     

    Pensando nisso, a Zenvia, empresa que impulsiona a jornada do cliente de ponta a ponta, compartilha dicas importantes para melhorar a experiência dos clientes nesse Dia do Consumidor:

     

    Desvende o consumidor

    Entender quem são os clientes possibilita a aplicação de estratégias mais eficazes em relação a todos os pontos de contato da experiência do cliente, impulsionando estratégias de relacionamento assertivas. 

     

    Ofereça múltiplos canais de comunicação

    Ao integrar o físico e o digital, é importante que a empresa reconheça quais clientes preferem determinados canais de contato: online, offline ou de maneira híbrida, seja com chatbots, SMS e redes sociais ou por telefone. Os canais de comunicação precisam estar onde o público está e devem ser integrados para que não haja problemas em casos de urgência, gerando insatisfação. 

     

    Prepare sua equipe

    Períodos de ações de venda são importantes para a manutenção da reputação e sucesso de algumas empresas. Ter uma equipe preparada e instruída para auxiliar os clientes, além de uma estratégia de comunicação pronta para ser implementada, é essencial para a conexão de todas as etapas do processo.

     

    O Dia do Consumidor é uma oportunidade valiosa para gerenciar vínculos e criar experiências únicas, tanto para os clientes recorrentes quanto para os novos. É importante aproveitar o máximo da efeméride para impulsionar os negócios e cultivar conexões duradouras.

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