Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025

    Móveis planejados para otimizar espaços compactos

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    • Como identificar uma bolsa de marca original?
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»ECONOMIA»Gestão remota: a lição do home-office para 2024
    ECONOMIA

    Gestão remota: a lição do home-office para 2024

    12/03/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Um levantamento do Google Trends aponta que a expressão “vaga home office” alcançou o topo das buscas na categoria vaga em 2023. A procura pelo termo mais que dobrou em relação ao ano anterior e, mesmo que perca força a partir de agora, o tema já deixou uma mensagem para 2024: seja em casa ou no escritório, os gestores precisam olhar de modo mais aprofundado para seus times, em especial os processos que permitem profissionais crescerem, ficarem satisfeitos e entregarem performance. 

    Em setembro, vazou um áudio do CEO da Amazon, Andy Jassy, revelando que o executivo não possuía dados para fundamentar sua política de retorno ao presencial. Em um mundo guiado por data analytics, uma ausência de embasamento talvez decepcionante para alguns. Até porque o “outro lado” está firme nos indicadores. Uma das pesquisas mais recentes da Deloitte identificou que mais de 70% da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2004) e Millenials (1983-1994) não pensariam duas vezes em mudar de emprego, caso as tarefas voltassem a se concentrar totalmente no escritório.

    O conflito de gerações também é algo comum desses tempos. Na minha infância e adolescência, lembro de críticas das gerações anteriores sobre as mais novas. Um certo desdém que no fim se transforma em admiração. Afinal, olha a gente trabalhando e inovando aqui. Podemos aproveitar, então, essas lições não para criticar os que chegaram há menos tempo no mercado, mas para entender de que maneira seus perfis e novos hábitos contribuem para a evolução da companhia.  

    Há entre essas gerações profissionais que aprendem nos aplicativos, streamings, posts e reels tão bem quanto nos livros impressos. Gente que convive em harmonia com Threads, Tik Tok, X, Youtube, Instagram e tantos outros canais dessa sopa de letrinhas das mídias sociais. Pessoas que transitam entre múltiplas linguagens, ambientes e se adaptam com facilidade no trabalho remoto ao lado do pet, da mãe ou do pai servindo café – e da tarefa que chega via Whatsapp.

    Em vez de descartar por completo a nova lógica, deveríamos pensar de que forma essa necessidade de absorver conteúdo o tempo inteiro, essa abertura à informação, à novidade, ao flexível e à disponibilidade do online acrescentam ao universo empresarial. Descobrir como lidar com esse jeito desapegado dos talentos, que não exigem muito para trocar de empresa, de cargo, de objetivo ou até de carreira.

    Precisamos pensar se não dá para obter melhores resultados observando a maneira como as novas gerações têm se adaptado ao ambiente de trabalho, no lugar de simplesmente empurrar para elas o mundo como funcionava antes. Quando estamos falando de negócios, não estamos falando de transformação?

    Precisamos admitir que nem sempre dá para adaptar o antigo ao novo, encaixar as coisas num modelo anterior. Às vezes é necessário construir a partir do zero. Seja em um padrão presencial, híbrido ou 100% à distância, será cobrado do gestor de 2024 a habilidade de gerir remotamente, assim como já foram cobradas inteligência emocional, humanização do relacionamento ou visão sustentável. 

    Já não é mais uma questão de como desenvolver a cultura corporativa, caso todo mundo prefira trabalhar boa parte do seu tempo em casa. É uma questão de como sua cultura tem se transformado e o que você tem feito para fortalecê-la, quando 90% do seu time pode ser formado por Millenials e pela Geração Z. Das novas formas de realizar onboarding a plataformas de integração das equipes e maneiras diferentes de tangibilizar a marca para os times, se você ainda não começou a pensar nessas questões fica a sugestão.

    Vivian Portella é diretora de Negócios Internacionais do Grupo B&T. Atua há mais de 15 anos no segmento Financeiro de Transferências Internacionais de Recursos. Possui formação em Gestão Empresarial e Comércio Exterior, com especialização nas áreas de Governança e Compliance para instituições Financeiras.

     

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Por que investir em Portugal é uma decisão inteligente em 2025?

    09/12/2024

    450 franquias em quatro anos: como Refuturiza pretende levar educação e empregabilidade de forma acessível para todo o país

    28/11/2024

    Como grandes empresas estão usando programas de fidelidade para ampliar as estratégias de marketing

    27/11/2024
    EM DESTAQUE

    Mercado financeiro enfrenta desafios na equidade de gênero, dizem economistas

    05/06/20240

    Educação de SP libera investimento de R$ 257 milhões para reparos em 445 escolas

    11/02/20240

    Digital Expo & RPA + AI Expo reúne tecnologia e inovação em São Paulo

    16/04/20241

    Recreio shopping promove campanha de adoção de animais em setembro

    02/09/20240

    IntegraTietê realiza a maior retirada de resíduos dos rios Tietê e Pinheiros desde 2015

    15/04/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Os 10 perfis mais acessados na Privacy em maio de 2024

    24/06/2024

    Miss Bumbum Iza Zanka vira atriz de filmes adultos para famosa produtora

    21/03/2024

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.