Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025

    Móveis planejados para otimizar espaços compactos

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quinta-feira, maio 22
    EM DESTAQUE
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    • Como identificar uma bolsa de marca original?
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»Uncategorized»Especialista em marketing editorial desenvolve metodologia para que autores conquistem leitores
    Uncategorized

    Especialista em marketing editorial desenvolve metodologia para que autores conquistem leitores

    18/04/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Com mais de uma década de experiência atuando no mercado editorial, especificamente como executiva de marketing, Dany Sakugawa aprendeu que é extremamente difícil um livro se tornar um sucesso de vendas.  “Se você perguntar para os grandes editores, livreiros, profissionais do setor, eles te dirão com convicção que de cada 100 livros lançados no Brasil somente um pode ser considerado um sucesso de vendas”, afirma.

    A partir dessa constatação, a missão profissional de Dany passou a ser a de encontrar uma maneira de quebrar essa barreira, fazendo com que mais e mais escritores pudessem saborear o gosto de serem lidos por milhares de pessoas. Para isso, a especialista em marketing editorial desenvolveu um conjunto de práticas e técnicas denominado  The Book Business, em que municia o escritor de ferramentas “para que consiga extrair o máximo de seu livro, enquanto aumenta drasticamente sua autoridade no mercado onde atua”.

    Para chegar até esse momento, onde trabalha arduamente para que escritores superem obstáculos a fim de encontrarem o melhor caminho para serem lidos por um número cada vez maior de pessoas, Dany, ela mesma, teve que ultrapassar inúmeras barreiras em sua trajetória de vida. De origem simples, com a infância e adolescência passada em Jaçanã, distrito da Zona Norte de São Paulo, Dany foi criada por três mulheres: sua mãe, sua avó e sua tia. “Nossa vida era tão simples que para conseguir sustentar a gente, minha mãe viajou ao Japão para trabalhar quando eu tinha apenas 2 anos”, conta.

    A origem não tão abastada de Dany também se exemplifica nas dificuldades que seus familiares tiveram em acessar níveis mais elevados do sistema educacional. Antes dela, a primeira pessoa da família a concluir o ensino médio e a cursar faculdade foi a sua tia, que se tornou professora de Literatura. Ao estourar a bolha, a tia de Dany fez com que ela também expandisse seus horizontes. Dela (e de sua mãe, que sempre foi uma leitora voraz) a especialista em  marketing editorial herdou o gosto por ler e pela literatura. “Minha infância sempre foi cercada de muitos livros”, relata.

    Assim, não é de se espantar que Dany tenha se apaixonado pelo mundo editorial e tenha escolhido fazer uma carreira neste mercado, onde angariou bastante experiência. “Nos últimos 10 anos, eu tive a incrível oportunidade de trabalhar lado a lado com os melhores editores, editoras, autores, revisores, capistas, ghost writers, jornalistas e livrarias do mercado editorial”, diz a especialista em  marketing editorial, ressaltando que, durante esse período, ajudou a lançar pelo menos 500 escritores, que somados passam da marca de 10 milhões de livros vendidos. “Minha vivência no mercado editorial rendeu muitas campanhas, muitos acertos, erros e muitos aprendizados”, afirma.
     

    Uma das grandes lições extraídas por Dany neste período foi a de que, mais importante do que ensinar um autor  sobre estratégias de marketing, é aprender com ele para conseguir adaptar as táticas e técnicas existentes às suas peculiaridades. “A cada lançamento eu descobri que preciso me inteirar sobre o público-leitor e o gênero literário daquele autor a fim de melhor orientá-lo nas ações que ele precisa tomar para desenvolver um plano que leve o livro dele ao sucesso”, diz.

    Danny relata que já trabalhou com diferentes perfis de autores, desde grandes empresários até estudantes, passando por cientistas, psicanalistas, advogados e professores. E o que aprendia com a expertise de um profissional buscava aplicar no lançamento de autores com bagagens diferentes. Por exemplo, os ensinamentos sobre engajamento e monetização adquiridos ao trabalhar um livro de um influenciador digital eram, posteriormente, aplicados no lançamento de obras de escritores com pouca audiência.
     
    Durante 10 anos, a partir dessa filosofia, a especialista em  marketing editorial aprendeu novas técnicas, implementou-as com diferentes autores e aos poucos melhorou sua execução. Todo esse processo de construção, teste e melhoria contínua fez Dany encontrar as atividades essenciais que todo o autor de livro precisa fazer para ser bem-sucedido com relação à vendagem de seus livros. “Ficou claro que existem centenas de formas de divulgar um livro, mas essas ideias não valem nada se elas não estiverem organizadas da maneira certa, no tempo certo, do jeito certo”, afirma.

    Nasceu então o método The Book Business, do qual Dany extraiu uma regra que considera a número um do marketing de livros. A saber: não é o escritor que tem que encontrar seus leitores. São os leitores que precisam encontrar seu livro. A especialista  em  marketing editorial explica que o autor que persegue seus leitores é, geralmente, aquele que não segue um método para divulgar sua obra. “Ele recebe dicas, tem ideias e as divulga a esmo”, diz.

    Já o autor que é encontrado pelos seus leitores pratica aquilo que Dany denomina “cuidar do seu jardim”, termo que faz referência ao poema do escritor Mario Quintana, intitulado “Borboletas”. No texto, Quintana escreve que “o segredo é não correr atrás das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você .

    Assim, conforme a especialista em  marketing editorial, “cuidar do seu jardim” é tomar conta da plataforma do autor, compreendida como todos os possíveis caminhos que o leitor passará até chegar ao livro. São eles: audiência, redes sociais, funil de vendas, contatos, base de e-mail, marketing pessoal, a capa do livro, a edição, revisão, evento de lançamento etc. “Quando o autor cuida de sua plataforma da forma correta, com método e estratégia, ele fica mais próximo de atrair novos leitores, de receber depoimentos espontâneos, de aumentar os pedidos de livros e principalmente, de ser considerado como referência, autoridade em sua área”, diz.

    Ao todo Dany tem 17 anos de experiência na área de marketing, 12 anos deles atuando diretamente no mercado editorial. Além de sua experiência profissional, ela angariou conhecimento para desenvolver seu método de transformar autores em best-sellers através de suas formações acadêmicas. Formada em Comunicação Social pela faculdade Cásper Líbero, tem pós-graduação pela PUC-RS e MBA executivo pelo Insper.
     

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Como o canabidiol tem sido utilizado em pesquisas sobre doenças neurológicas

    12/03/2025

    Quais são as vantagens e desafios das baterias solares?

    12/03/2025

    Como identificar vazamentos de água com rapidez no seu imóvel na zona sul

    27/12/2024
    EM DESTAQUE

    Onde colocar silk na camisa

    17/07/20241

    Hospital do Servidor de SP cria medalhas para homenagear doadores de sangue

    14/06/20240

    Fujitsu General comemora 44 anos de existência no Brasil com excelência em ar-condicionado

    22/04/20240

    Fitness Brasil Phorte potencializa oportunidades para profissionais da Educação Física e gestores de academias

    07/12/20231

    Minds Digital projeta crescer 35% até 2027 com lançamento de solução que utiliza IA para autenticar a identidade de clientes em 1 segundo

    21/09/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Estratégias de CRM para fidelização

    01/05/2025

    Como saber se meu tênis da Öus é original?

    17/01/2025
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.