Nos últimos anos, o comportamento do consumidor tem passado por uma transformação significativa, impulsionada, principalmente, pelos avanços tecnológicos e pela própria pandemia, que acelerou a digitalização. Dados do estudo “O Comportamento do Consumidor Pós-Covid 2022”, feito pela agência Marco, apontam que 98% dos brasileiros passaram a comprar mais no e-commerce desde o início da pandemia. Hoje, mais do que nunca, o mundo digital desempenha um papel crucial na jornada de compra, desde a descoberta até a decisão final.
Uma das transformações mais marcantes no comportamento do consumidor é a ascensão do digital como um canal essencial para a descoberta, avaliação e decisão de compra de produtos. Segundo um levantamento da agência de marketing Buscar ID e da empresa de pesquisas Opinion Box, a primeira ação de quase metade das pessoas (45%) que decidem fazer compras online é buscar pelo produto ou pela empresa que o fornece por meio do Google.
Diante deste cenário, a Gofind, empresa de soluções Online-to-Offline, mostra como as marcas podem se diferenciar e ajudar os consumidores a escolher seus produtos, adotando estratégias inovadoras:
1. Integração de Canais On e Off
As marcas devem integrar suas operações online e offline para oferecer uma experiência coesa ao consumidor. Garanta que a transição entre esses dois mundos seja fluida, proporcionando uma jornada consistente e integrada.
2. Marketing Digital Estratégico
Invista em ações de marketing digital para aumentar a visibilidade da marca e atrair consumidores. Estratégias como SEO, publicidade paga e marketing de conteúdo podem ser altamente eficazes nesse sentido.
3. Ofertas Diferenciadas
Destaque-se oferecendo descontos exclusivos, opções de frete mais acessíveis, diversificação de meios de pagamento e entregas rápidas. Esses diferenciais podem ser decisivos para atrair e fidelizar clientes.
4. Site de Excelência
Um site bem projetado, intuitivo e responsivo é fundamental para garantir uma experiência de compra agradável e sem atritos, contribuindo significativamente para uma experiência positiva do usuário.
5. Atendimento O2O de qualidade
Um atendimento online e offline eficiente e personalizado pode fazer toda a diferença na percepção do consumidor em relação à marca. Respostas rápidas, suporte eficiente e resolução de problemas são aspectos que constroem a confiança do consumidor.
6. Plataformas O2O
As marcas podem utilizar as soluções do Google de diversas maneiras para impactar os consumidores e incentivá-los a visitar uma loja física. Aqui estão algumas estratégias que podem ser implementadas: Google Perfil de Empresa, Google Ads, Google Shopping e Google Maps.
Ao implementar estratégias eficazes usando as soluções do Google, as marcas podem aumentar a visibilidade online, engajar os consumidores e direcioná-los de forma eficiente para suas lojas físicas. Isso não apenas aumenta as chances de conversão, como também fortalece o relacionamento com os clientes.
Sobre a Gofind
Com mais de 2 milhões de produtos de 400 marcas e 2 milhões de varejos integrados em sua plataforma, a Gofind dá mais poder ao marketing das marcas com soluções O2O (online to offline) para aumentar o fluxo de pessoas nas lojas físicas, incrementando vendas e market share. Desde 2015 no mercado, tem apoiado marcas como Heineken, Heliar, MSD, Wickbold, Saint-Gobain e Bosch.