Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025

    Móveis planejados para otimizar espaços compactos

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quarta-feira, maio 21
    EM DESTAQUE
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    • Como identificar uma bolsa de marca original?
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»SHOPPING»Fluxo nas lojas físicas cresce 5% em maio e faturamento sobe 6% no Brasil
    SHOPPING

    Fluxo nas lojas físicas cresce 5% em maio e faturamento sobe 6% no Brasil

    23/06/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Dados atualizados do IPV (Índices de Performance do Varejo), pesquisa organizada pelo venture capital HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), revelam que o faturamento no varejo registrou um aumento de 6% em maio de 2024, com destaque para a região Nordeste, que teve um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.

    As lojas de shopping tomaram a frente, com alta de 7% no faturamento e 3% nas vendas/cupons. Esse crescimento, exclusivamente no faturamento, evidenciado em 3 dos 4 setores pesquisados, foi liderado pelos segmentos de “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (+14%) e “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” (+13%). A evolução no ticket médio geral foi de aproximadamente 6%.

    E esse movimento no varejo físico também apresentou crescimento significativo na evolução mensal. As lojas de shopping centers registraram aumento de 15% em comparação com o mês anterior, enquanto as lojas de rua tiveram alta de 7%.

    Já na análise de maio deste ano com 2023, o  movimento em lojas físicas também se mostrou positivo em todas as regiões do Brasil, especialmente na região Sul, que teve um aumento de 13% no período. Nos shopping centers, a região Sudeste ficou em evidência com um crescimento de 12%.

    Ainda em relação a maio do ano passado, as lojas de shopping registraram um crescimento de 7%, apesar da queda de 1% no fluxo geral dos shopping centers e da diminuição de 7% nas lojas de rua. Além disso, apenas 1 dos 4 setores monitorados teve aumento no fluxo de visitantes: o de tecidos, vestuário e calçados (+8%).

    “O crescimento de 6% no faturamento das lojas em maio na comparação com o mesmo mês de 2023, pode indicar uma recuperação do setor. Somado também à segunda alta consecutiva no Índice de Confiança do Consumidor, esse movimento sugere uma possível reversão da desaceleração do final do ano passado, impulsionado pelo Dia das Mães e pela melhora na situação financeira futura. Embora ainda haja limitações orçamentárias para muitas famílias, o cenário macroeconômico atual é favorável e reforça a confiança no contínuo fortalecimento do varejo físico”, afirma Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

    O impacto do Dia das Mães no Varejo
    Comparando o fluxo de visitação no domingo do Dia das Mães deste ano com a mesma data de 2023, houve um crescimento de 19% nas lojas físicas e de 5% nos shopping centers. Na comparação entre a semana do evento e a semana anterior deste ano, o fluxo aumentou 11% nos shoppings e 10% nas lojas físicas, indicando que muitos consumidores deixaram suas compras para a última hora.

    Na perspectiva regional, todas as regiões apresentaram aumentos expressivos no fluxo de visitantes, ao comparar o Dia das Mães deste ano com o de 2023. O Norte sobressaiu, com um aumento de 24% na comparação da semana do evento versus a semana anterior e alta 58% ao avaliar a performance do domingo deste ano contra o mesmo domingo do ano passado.

    Entre os segmentos, “móveis e eletrodomésticos” e “tecidos, vestuários e calçados” ficaram em evidência, com aumentos de 4% e 3%, respectivamente, na comparação com o fluxo do dia do evento com o domingo anterior. Na semana que antecede a data, o segmento de “móveis e eletrodomésticos” registrou um aumento de 47% em comparação com 2023, seguido por “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos”, com alta de 39% no tráfego de pessoas.

    Confira os destaques do levantamento do IPV de maio/24: 

    As lojas de shopping centers registraram um aumento de 15% no fluxo de visitação em maio de 2024, enquanto as lojas de rua tiveram um crescimento de 7% em comparação com o mês anterior.
    Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, as lojas de shopping registraram um crescimento de 7%, apesar da queda de 1% no fluxo geral dos shopping centers e uma diminuição de 7% nas lojas de rua.
    O faturamento no varejo cresceu 6% em maio de 2024, com destaque para a região Nordeste, que registrou um aumento de 14%. As lojas de shopping foram novamente destaque, com um aumento de 7% no faturamento e 3% nas vendas/cupons na comparação com o mesmo mês de 2023.
    O crescimento no faturamento foi impulsionado pelos segmentos de “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (+14%) e “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” (+13%).

    Para obter o estudo completo, acesse: www.hipartners.com.br/ipv/.

       
    Sobre a HiPartners Capital & Work    
    Criada em 2012, a HiPartners Capital & Work nasceu de um projeto pessoal do empreendedor Walter Sabini Junior, responsável pela venda da Virid, plataforma de e-mail marketing adquirida em 2011 pela Serasa Experian. Hoje é o primeiro venture capital brasileiro focado em retail techs, buscando alavancar empreendedores e soluções para gerar impacto no varejo brasileiro. Para saber mais, acesse: www.hipartners.com.br      
         
    Sobre a SBVC        
    Fundada em 29 de maio de 2014, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo. Sua missão é contribuir com o aumento da competitividade do varejo, por meio de conteúdos e estudos de mercado, além de promover networking entre executivos do varejo de todos os segmentos. A entidade tem como objetivo defender os interesses do setor e promover ações sociais. A SBVC é sustentada por quatro pilares fundamentais: conteúdo, relacionamento, responsabilidade social e apoio técnico. Acesse: www.sbvc.com.br

    Sobre a FX Data Intelligence     
    A FX Data Intelligence é uma plataforma que fornece insights para o varejo por meio de visão computacional dirigida por inteligência artificial. A empresa combina as informações coletadas na loja — como dados de fluxo e jornada de compra — com outros dados — como vendas e campanhas de marketing —, oferecendo indicadores inteligentes, capazes de recomendar as melhores decisões e fazer análises preditivas. Dessa forma, o varejista consegue identificar a eficiência da operação, melhorar o investimento em marketing para aquisição de novos clientes e potencializar a gestão do time de vendas. Criada em 2015, faz parte da HiPartners Capital & Work, o primeiro venture capital brasileiro focado em retail techs. Para saber mais, acesse: www.fxdata.com.br       
         
    Sobre a F360     
    Fundada em 2013 por Henrique Carbonell, Fernando Carbonell e Luiz Fernando Payolli, a F360 é uma startup que tem como missão transformar a gestão de varejo de franquias e do pequeno e médio varejista, desenvolvendo a melhor ferramenta de gestão do Brasil. O objetivo é gerar eficiência operacional, evitar perdas financeiras aos seus usuários e potencializar as vendas. Desenvolvida por — e para — varejistas, a plataforma oferece, em uma ferramenta única, a integração de todos os processos de gestão de uma franquia ou de pequeno e médio varejo. A empresa faz parte da HiPartners Capital & Work, o primeiro venture capital brasileiro focado em retail techs. Para saber mais, acesse: https://www.f360.com.br/.       
         
         
    Sobre a 4intelligence       
    A 4intelligence é uma startup que desenvolve soluções para suportar tomadas de decisões baseadas em análise de dados, por meio de algoritmos e inteligência artificial. A tecnologia possibilita a estruturação e customização de processos decisórios em larga escala, visando obter as respostas mais acuradas, para que sejam entregues no momento correto às pessoas certas. Acesse: www.4intelligence.com.br      
         
        
    Informações à imprensa      
    NB Press Comunicação        
    Tel.: 55 11 94326-8746      
    E-mail: [email protected]      
     

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    SESC inaugura Central de Relacionamento Itinerante (CRI) no Raposo Shopping

    27/11/2024

    Colormaq traz vantagens imperdíveis na semana de encerramento da Black Color

    27/11/2024

    6 dicas para um consumo consciente na Black Friday

    27/11/2024
    EM DESTAQUE

    O papel da tokenização no futuro dos meios de pagamento

    26/07/20240

    Encenações e caça aos ovos: veja dicas para curtir o feriado prolongado de Páscoa

    29/03/20240

    Congresso Nacional de Profissionais de Educação Financeira reúne especialistas em São Paulo

    23/09/20241

    Israel, Palestina, Líbano, Irã: por que os conflitos atuais no Oriente Médio não têm precedentes?

    22/10/20240

    Consumo de energia aumenta, mas produção energética acompanha a demanda

    30/12/20230
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Estratégias de CRM para fidelização

    01/05/2025

    Como saber se meu tênis da Öus é original?

    17/01/2025
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.