Imagine acordar um dia e perceber que as redes sociais e a imprensa não falam em outra coisa, a não ser o seu nome. Para agravar a situação, imagine-se grávida, com os hormônios à flor da pele, enfrentando uma mistura de prazer, cansaço, desejos e sonhos diários, e de repente uma traição pública com exposição do seu nome, da sua vida.
Esse foi um dia de caos na vida da cantora Iza, de 33 anos, que está grávida de seis meses, da sua primeira filha. A artista vem tentando seguir tranquila a gestação, apesar do estresse em torno da exposição do ex-marido nas redes sociais. Visivelmente abatida e cansada, a artista gravou um vídeo anunciando o fim do relacionamento, motivado pela traição. Uma aparição que para especialistas revelou o quanto toda essa situação prejudicou a saúde mental da cantora.
“A gravidez muda de forma explosiva o corpo e o psicológico das mulheres. Nesse momento elas passam por uma alteração nos hormônios, que interferem no comportamento, sentimentos, fazendo com que elas fiquem muito sensíveis a todo tipo de ação. O que para as pessoas é apenas uma piada, uma brincadeira, para a mulher grávida pode ser encarado como uma tragédia, algo extremamente dramático. Muitas grávidas em consultório relataram o quanto sentem-se vulneráveis às mudanças que mexem com a autoestima, sendo invadidas de insegurança quanto à própria imagem.”, explica Amanda Souza.
Os hormônios da gravidez podem causar mudanças de humor, queda de energia e produtividade. Além disso, as transformações no corpo e os medos sobre o futuro também afetam a saúde mental das mulheres nesse período. Esses fatores tornam essencial um cuidado integral durante esse período.
Psicanalista, Amanda destaca que o caso da cantora ilustra a necessidade de apoio emocional e social para mulheres grávidas enfrentando situações de estresse. “Observando o que aconteceu com a Iza, e como ela foi tratada, a pressão sobre ela para se pronunciar, é muito preocupante. O estresse gestacional é um risco muito alto para as mulheres e para o bebê, um risco que não pode ser negligenciado. Nesse momento, as mulheres precisam de acolhimento e não de cobranças. Sem contar que uma mulher grávida traída pode entrar em depressão, devido ao impacto da descoberta em um período tão delicado que é a gestação. Uma carga grande de estresse é liberada no organismo pela notícia da traição, levando à mulher grávida também ao sentimento de rejeição, desamparado, podendo provocar com essa alta carga de emoções a um parto prematuro”, reforça.
A conscientização e a implementação de serviços de saúde mental perinatal são cruciais para proteger a saúde das gestantes, promovendo um ambiente seguro e acolhedor durante uma fase tão delicada da vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que cerca de uma em cada cinco mulheres terá um episódio de saúde mental durante a gravidez ou no ano após o nascimento do bebê. Reconhecendo essa preocupação, a OMS lançou um guia para a integração da saúde mental perinatal nos serviços de saúde materno-infantil. O documento é público e pode ser baixado por profissionais de saúde em todo o mundo.
“É imprescindível que se evite ao máximo o sofrimento psicológico das gestantes, esse cuidado é para que elas vivam a gravidez de forma saudável, plena, curtindo os momentos e a vinda daquele ser tão esperado e amado. Por outro lado, cuidar da saúde psicológica da mãe garante o desenvolvimento saudável do bebê. Existem estudos que mostram que há relação entre o estresse perinatal e problemas na formação cerebral do bebê, por isso precisamos e devemos ter mais cuidado, carinho e respeito com as mulheres grávidas.”, esclarece.
Atendimento facilitado
O canal @serhumanoemfoco, criado pela psicanalista Amanda Souza, é um espaço dedicado ao bem-estar mental e emocional. Amanda atende pacientes em seu consultório no Rio de Janeiro e, através de seu canal de escuta qualificada na internet, oferece atendimento a pacientes em todos os estados do Brasil, nos EUA e na Europa. Com uma abordagem humanizada e acolhedora, Amanda utiliza o canal para compartilhar orientações e conteúdos relevantes, ajudando a transformar vidas com seu conhecimento e experiência na psicanálise.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KARINA DA SILVA SOUZA PINTO
kpassessoria12k@gmail.com