Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Piso Tátil Direcional | Guia de Instalação e Normas

    22/05/2025

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, junho 6
    EM DESTAQUE
    • Piso Tátil Direcional | Guia de Instalação e Normas
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»SAÚDE»Atendimento focado na jornada do paciente reduz custos da instituição de saúde
    SAÚDE

    Atendimento focado na jornada do paciente reduz custos da instituição de saúde

    23/07/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Atendimento focado na jornada do paciente reduz custos da instituição de saúde
    Feedback contínuo e uso de tecnologias aprimoram a experiência e melhoram o desfecho clínico

    Nos últimos anos, o ecossistema de saúde tem vivido significativas transformações, ampliando o foco na experiência da pessoa. A jornada do paciente, que abrange desde o agendamento de consultas até o acompanhamento pós-tratamento, é um fator essencial para aprimorar a qualidade do atendimento e reduzir custos operacionais.

    De instituições de acreditação hospitalar como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a Health Information and Management Systems Society (HIMSS), principal associação de informática em saúde do mundo, a reguladoras como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), todas são enfáticas em recomendar que as instituições de saúde acompanhem a satisfação de pacientes.

    Por exemplo, pacientes que desfrutam de uma experiência positiva tendem a seguir mais rigorosamente as recomendações médicas, o que leva a melhores desfechos clínicos e reduz a probabilidade de complicações e readmissões hospitalares. Além disso, uma experiência satisfatória fortalece a reputação da instituição, influenciando diretamente a escolha do cliente em um mercado competitivo.

    “Temos visto movimentos dos gestores da saúde buscando melhorar a experiência assistencial, não somente pelo mundo, mas aqui no Brasil também. Hoje o foco vai além do atendimento, pensando em todas as etapas que o paciente percorrerá”, afirma Emerson Zarour, Diretor da Global Health, unidade de inovação da MV, empresa líder na América Latina em desenvolvimento de software de gestão para a saúde.

    Neste contexto, a tecnologia desempenha um papel fundamental na modernização da jornada do paciente, desde o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que melhora a precisão do atendimento, até aplicativos de saúde que facilitam o monitoramento remoto e a comunicação paciente-profissional de saúde. A colaboração entre profissionais de saúde também é importante, garantindo um plano de tratamento abrangente e personalizado que melhora os resultados clínicos e a eficiência operacional.

    Além disso, o foco na jornada do paciente também traz eficiências operacionais significativas. Processos mais fluidos e comunicação clara ajudam a reduzir visitas repetidas e otimizam o uso de recursos. Com o feedback de pacientes sobre a experiência assistencial em programas de melhoria contínua, as instituições de saúde podem identificar oportunidades de promover soluções mais eficazes.

    No entanto, a implementação de uma jornada do paciente eficaz enfrenta desafios, como resistência à mudança, falta de infraestrutura tecnológica adequada e utilização de processos que dificultam a integração de dados. Superar essas barreiras requer um compromisso organizacional robusto, investimentos em tecnologia e educação contínua de pacientes e profissionais de saúde.

    “O que torna o processo de transformação digital mais eficiente é a adaptação dos profissionais de saúde e de pacientes ao novo modelo. Mudar o mindset é essencial, pois os processos e protocolos anteriores não fazem mais sentido na lógica da jornada digital. A partir do momento em que se torna mais prático agendar consultas, acessar exames, prescrever medicações ou registrar informações com apenas alguns cliques, o engajamento vem”, encerra o especialista.

    Sobre a MV
    Com o propósito de empoderar a sociedade no cuidado da saúde, a MV é uma multinacional que impulsiona a transformação digital no setor. Líder no mercado da América Latina, a companhia desenvolve há 36 anos, softwares inovadores para facilitar a gestão de hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde, centros de diagnóstico e redes de atendimento público. À frente de um ecossistema robusto de empresas e soluções, a MV atende diretamente mais de quatro mil clientes usuários, assegurando eficiência, agilidade, precisão e segurança nos serviços de saúde. Descubra mais em www.mv.com.br.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    SOPHIA MUNIZ SALUSTIANO
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Como aliviar a tosse?

    08/12/2024

    Como é feita a cirurgia de catarata?

    08/12/2024

    Por que homens têm dificuldades em buscar tratamentos de saúde?

    28/11/2024
    EM DESTAQUE

    Verão: estação mais quente exige cuidado para quem tem varizes

    30/12/20230

    Estudo de SP mostra como a mudança brusca de rotina afeta a saúde

    14/07/20240

    Governo de SP participa da abertura da maior competição equestre do Brasil

    13/07/20240

    Como declarar as movimentações de criptomoedas na entrega do IRPF 2024?

    08/04/20240

    Com foco nas vendas de fim de ano, ACISA promove ciclo gratuito de palestras e de capacitação

    03/09/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Como saber se meu tênis da Öus é original?

    17/01/2025

    Modelo Aline Gonçalves arrasa com ensaios sensuais provocantes para a Revista Sexy

    06/07/2024

    Os 10 perfis mais acessados na Privacy em maio de 2024

    24/06/2024
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.