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    Home»ECONOMIA»Para promover nova experiência ao cliente, Mercadão dos Óculos lança totem que faz visagismo e ‘compra inteligente’
    ECONOMIA

    Para promover nova experiência ao cliente, Mercadão dos Óculos lança totem que faz visagismo e ‘compra inteligente’

    06/08/202400
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    O Mercadão dos Óculos, rede de óticas e uma das 30 maiores franquias do Brasil, anuncia o lançamento de um totem digital que promoverá uma nova experiência de compra no segmento óptico.

    Em até 15 minutos, a ferramenta realizará o visagismo e o mapeamento de visão do cliente. Com base em informações personalizadas, ele saberá qual é o formato de armação e lente ideal para sua necessidade, promovendo uma compra inteligente.

    O visagismo é uma abordagem que analisa os traços do rosto. Em uma compra de óculos, a técnica indica o melhor formato de armação, que pode ser quadrada, redonda, oval. Já o mapeamento de visão inclui testes de acuidade visual, refração, campo visual. Esses dados ajudam a encontrar lentes personalizadas para o perfil do cliente.

    “Trata-se de algo inovador no segmento óptico, em que as lojas começarão a prestar uma verdadeira consultoria para o cliente”, comenta Cesar Lucchesi, diretor de novos negócios da rede de óticas Mercadão dos Óculos.

    Experiência do cliente
    Na prática, basta o cliente olhar para o display do totem digital e acionar o botão de análise. Em poucos segundos a ferramenta irá sugerir o tipo de armação que mais combina com o formato do rosto e as opções disponíveis na unidade.

    De acordo com Lucchesi, hoje o serviço de visagismo é realizado, de maneira geral, por meio do conhecimento do atendente ou do próprio cliente. “Na maioria das vezes, os dois não são especialistas no assunto. Com o totem digital nas lojas do Mercadão dos Óculos, a tecnologia indica de forma precisa o formato de armação ideal”.

    Quanto ao mapeamento de visão, o diretor de novos negócios da rede de óticas Mercadão dos Óculos explica que as pessoas, ao olharem para algo, reagem de forma diferente. “Algumas fazem um leve movimento com a cabeça, outras só com os olhos. Isso interfere no tipo e tratamento da lente. Trata-se de uma personalização geral”.

    Compra inteligente
    Gustavo Freitas, CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos, destaca as vantagens da nova tecnologia para que o cliente realize uma compra inteligente. “Por meio do totem digital, o cliente recebe todas as informações que precisa, de forma clara e objetiva, para fazer a melhor compra. Ele sai da loja com o que precisa, nem mais, nem menos”, diz. “Satisfeito com a compra, aumentamos nossas chances de fidelizar o cliente”, completa o CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos.

    Segundo ele, a expectativa é de um aumento de 20% na conversão das vendas e de 10% no ticket médio dos franqueados. “Atualmente, estamos trabalhando um piloto do totem digital em cinco lojas da rede. A projeção é que a nova ferramenta esteja em funcionamento em cerca de 70% das lojas até o fim deste ano”.

    Modelos de negócios
    De acordo com o CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos, hoje são três opções de investimentos: o super fit (R$ 150 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o fit, de até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.

    “Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital”, explica o executivo da franquia Mercadão dos Óculos. Até o fim de 2025, a projeção é alcançar mil franquias.

    Além disso, segundo a ABF, o segmento de Saúde, Beleza & Bem-Estar, do qual a franquia Mercadão dos Óculos faz parte, foi o segundo que mais cresceu em 2023, com um avanço de 17,5%, o que representa um faturamento de R$ 55,6 bilhões.

    Prêmios e certificações
    Em 2023, a rede de óticas Mercadão dos Óculos, recebeu pela sexta vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.

    Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez, cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.

    Como adquirir uma unidade
    Para adquirir uma franquia da rede de óticas Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 11 a 18 meses.

    Visite a página https://mercadaodosoculos.com.br/seja-um-franqueado/ e conheça as vantagens de ser um franqueado Mercadão dos Óculos.

    Ficha técnica Super Fit (cidades com até 15 mil habitantes)
    Investimento: R$ 150 mil
    Taxa de franquia: R$ 40 mil
    Capital de Giro: R$ 8 mil
    Area média para instalação: 20m² a 25m²
    Faturamento médio anual: R$ 600 mil
    Lucro médio mensal: de 25% a 35% do faturamento
    Prazo médio para retorno: de 10 meses a 13 meses

    Ficha técnica Fit (cidades com até 30 mil habitantes)
    Investimento: R$ 190 mil
    Taxa de franquia: R$ 55 mil
    Capital de Giro: R$ 12 mil
    Área média para Instalação: 25m² a 45m²
    Faturamento médio anual: R$ 800 mil
    Lucro médio mensal: de 20% a 25% do faturamento
    Prazo médio para retorno: de 11 meses a 13 meses²

    Ficha técnica Tradicional (cidades acima de 30 mil habitantes)
    Investimento: a partir R$ 250 mil
    Taxa de franquia: de 55 mil a 75 mil
    Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil
    Área média para Instalação: 40m² a 70m²
    Tipo de negócio: Ótica
    Ano de fundação: 2012
    Ano de fundação do franchising: 2013
    Número de funcionários: 4
    Número de unidades próprias: 0
    Royalties: 5% sobre o faturamento
    Taxa de publicidade: 2%
    Faturamento médio anual: R$ 1 milhão
    Lucro médio mensal: de 18% a 25% do faturamento
    Prazo médio para retorno: de 13 meses a 18 meses

    Sobre o Mercadão dos Óculos
    O Mercadão dos Óculos é uma rede de óticas com mais de 750 unidades, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. A franquia oferece um modelo de negócio rentável para cidades pequenas e capitais, com produtos de qualidade que acompanham a moda e tecnologia óptica internacional. Em 2017, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023, recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para outras informações, acesse www.mercadaodosoculos.com.br

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    LEONARDO GUARISO
    [email protected]

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