O mercado brasileiro de franquias registrou crescimento nominal de 19,1% no 1º trimestre de 2024, frente ao mesmo período de 2023. O faturamento do setor saltou de R$ 50,8 bi para R$ 60,5 bi. Não é à toa que o modelo de franquias vem ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios e tem se mostrado uma opção atraente para empreendedores em busca de oportunidades sólidas e estruturadas. No entanto, para quem deseja ir além e se tornar multifranqueado – de uma mesma marca ou de marcas diferentes -, a jornada pode exigir mais habilidades.
Para Fernando Menezes, CEO da Selfit Academias, ser um multifranqueado no Brasil apresenta desafios significativos, como a complexidade do ambiente regulatório e tributário, que varia entre estados. “Além disso, a gestão de múltiplas unidades demanda capacidade de coordenação e otimização, exigindo um planejamento financeiro robusto e eficaz. Por outro lado, a recompensa pode ser generosa no final do arco-íris. Na Selfit, auxiliamos muito de perto nossos franqueados, dando total suporte”, ressalta o executivo que também foi responsável por estruturar o modelo de franquias na rede de academias.
Os franqueados Amanda Tinoco e Erick Tinoco, que abriram em 2022 uma unidade da rede Selfit Academias, em Juazeiro do Norte, no Ceará, com investimento de R$ 3,5 milhões, são um belo exemplo. Essa não é a única franquia dos empreendedores, ambos também administram outros negócios no mercado de franchising, nos segmentos de alimentação e distribuição.
“É um desafio diário, mas uma jornada muito prazerosa. A Selfit se destaca como uma empresa inovadora, por isso acreditamos na proposta e aceitamos a empreitada de ser franqueados da marca. Com a estrutura e o nível de atendimento da rede, queremos inspirar as pessoas à prática de atividade física e um cuidado maior com a saúde”, afirma Amanda.
E a multifranqueada já planeja voos mais altos. Segundo ela, a expectativa é expandir significativamente na região, com a abertura de novas unidades, consolidando a Selfit como a maior rede de academias do sul do Ceará.
“A experiência com a Selfit tem sido marcada pela excelência operacional, que nos permite garantir um acolhimento diferenciado aos nossos clientes. Cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência positiva e motivadora, o que reforça nosso compromisso com a saúde e o bem-estar dos nossos alunos”, finaliza a empresária.
Diferenciais das unidades Selfit
• Self Intense: Área dedicada ao cross training, ideal para quem busca intensidade em seus treinos.
• Self Move: Espaço para aulas coletivas, incluindo dança, lutas, ginástica e pilates.
• Self Velo: Focado em treinos cardiovasculares, equipado com esteiras, bicicletas, remos, simuladores de escadas e elípticos.
• Self Force: Área com os melhores equipamentos de musculação e peso livre.
• Self Digital: Um espaço inovador que integra treinos presenciais e virtuais através do aplicativo Weburn, oferecendo uma variedade de treinos, dicas de alimentação e videoaulas.
Raio-x da Selfit Academias:
• Investimento inicial: R$ 3,5 milhões
• Taxa de franquia: R$ 150.000,00
• Royalties: 7%
• Taxa de publicidade: Isento
• Prazo de retorno: Payback estimado em 36 meses
• Faturamento médio mensal: Faturamento médio mensal pode chegar a R$ 400 mil
• Taxa de lucro: O lucro médio mês a mês chega a 35%.
• Número de unidades: Atualmente, a rede conta com 136 unidades em funcionamento – 107 próprias e 29 franquias
• Ano de fundação: 2012
Sobre a Selfit Academias:
Em 2012, os fundadores inauguraram em Salvador (BA), a primeira unidade do que se tornaria a Selfit Academias – uma das maiores redes da América Latina. Em 2015, já com cinco unidades, a empresa se associou ao fundo H.I.G. Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento. A Selfit é uma rede de academias que dobra de tamanho a cada ano. Está presente em quase todos os estados do Brasil, incluindo academias em implantação que totalizam 136 unidades – entre próprias (107) e franquias (29). O principal propósito da marca é estar conectada à jornada de vida de cada pessoa. O objetivo da empresa é despertar em todos a paixão pelo movimento, respeitando as metas individuais de cada um. A Selfit Academias possui um time com sinergia, obstinado em entregar resultados com esmero e atenção aos detalhes, assegurando as melhores experiências em seus empreendimentos.
Em julho de 2021, a Selfit realizou um aporte na startup Weburn, considerada a ‘Netflix’ da vida saudável. O aplicativo já oferecia treinos, dicas de alimentação e videoaulas, agora investe em uma linha própria de produtos nutricionais. A Weburn começou sua história em 2017, com o objetivo de levar uma melhor qualidade de vida para o maior número de pessoas através de conteúdos fitness, saúde e bem-estar. Atualmente, a startup conta com mais de 500 mil usuários.
Mais informações: www.selfitacademias.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Samantha di Khali Comunica
samantharunin@gmail.com