Victor Leandro, renomado autor com uma profunda conexão com a cultura do Norte do Brasil, lança sua mais recente obra, “Degredo”. O livro aborda questões sobre imigração, adaptação e xenofobia, explorando os dilemas e aspirações das comunidades locais. Com uma narrativa poderosa que transcende fronteiras, a nova obra do autor reafirma o compromisso de Leandro em promover as manifestações literárias da região, dando voz às histórias que muitas vezes permanecem nas sombras.
“Degredo” é ambientado na Venezuela de 2019, um período marcado por crise e caos. A narrativa acompanha Rike, um jovem poeta venezuelano que, em busca de um lugar seguro para escrever, deixa sua terra natal e se muda para Manaus. Em uma terra de língua e costumes tão diferentes dos seus, Rike enfrenta a xenofobia, a fome e a solidão para sobreviver. É do seu ponto de vista, estrangeiro e penetrante, que as mazelas da cidade e a condição de desterrado se descortinam nas páginas cortantes de “Degredo”.
Foi no pátio da universidade, enquanto conversava sobre poemas com seu amigo John, que Rike ouviu o som de tiros e gritos de desespero. A partir daquele momento, seu mundo desmoronaria junto com a esperança revolucionária da Venezuela. O sonho de ser um grande poeta não poderia ser apagado pela atmosfera belicista da época. A alternativa foi exilar-se no Brasil para escrever e aprimorar seus poemas.
“Degredo” pode ser lido como a narração da longa jornada de um ser humano pela sobrevivência. Contudo, no duplo plano da significação literária, também é a história de uma poesia degredada, sufocada pelo medo da incerteza. Nas anotações de Rike não há lirismo, rima, imagens, apenas observações prosaicas e angustiantes. Quando as palavras não clamam, o que resta é a luta.
Sobre o Autor:
Victor Leandro é graduado em filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutor em sociedade e cultura na Amazônia pela mesma instituição. Em 2011, recebeu o prêmio nacional Luiz Ruas pelo melhor ensaio sobre literatura com a obra “O norte impossível – ficção memória e identidade em narrativas de Milton Hatoum”. Recebeu a menção honrosa no concurso da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, pela obra ‘O fantasma e a travessia’. Entre suas publicações estão “O artista do fracasso” (2020) pela Editora Saramago e a novela “Estocolmo” pela Editora Transe. Desde seu último livro, “Catedral dos mortos”, Victor Leandro tem lançado um olhar sensível e crítico sobre os problemas atuais da cidade de Manaus. Sua literatura funciona como uma âncora que não deixa naufragar o barco da memória no bravio mar do esquecimento. Estão em suas páginas as cenas mais aterradoras acerca do colapso da covid-19 e, agora, a ficção que busca compreender a expatriação venezuelana pelo olhar do imigrante. O resultado é uma obra madura, complexa e atenta aos problemas de seu tempo. Atualmente, é professor de filosofia na Universidade do Estado do Amazonas.
Como adquirir o livro:
O livro “Degredo” já está disponível para aquisição no valor acessível de R$30 através da Editora Transe e da Temiporã Livros. Para mais informações, através das redes sociais @editoratranse ou @temiporalivros ou pelo Wpp (92)98526-3137.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HEMILLY TERESA DA SILVA LIRA
amazoncomunic@gmail.com