Em “Hanami suor à flor da pele”, a multiartista Tatiane Nakamura utiliza referências como o butoh, burlesco e o shibari para desconstruir estereótipos e explorar o impacto do patriarcado e da moralidade na diáspora nipônica. O espetáculo simboliza a resiliência e a capacidade de frutificação da ponkan, em oposição à delicadeza das flores de cerejeira, promovendo uma reflexão sobre pertencimento e identidade cultural. A proposta, que explora o corpo como meio de transformação e expressão, desafia os espectadores a reavaliar o olhar sobre o Oriente.
Técnicas como shibari, ikebana, butoh, k-pop, dança do leque e burlesco estão representadas no espetáculo. Nesta proposição, entra em cena o hanami, a contemplação das flores de cerejeira que ocorre no Japão, e se contrapõe à fruta ponkan. Esta, que carrega o mesmo nome e a mesma pronúncia no Japão e no Brasil, dialoga com o dolorido processo da diáspora nipônica, iniciado em 1908. Em sua máxima expressão, a obra traz o suor que transborda pelos poros da pele e se mistura às flores e frutas.
“Ponkan representa a possibilidade de frutificar e integrar, rompendo com a violenta adaptação à cultura ocidental, ao Estado-nação, ao patriarcado, à castração religiosa e aos estereótipos como os da minoria modelo”, ressalta Tatiane Nakamura, criadora do projeto. “A partir da contemplação desses dois símbolos opostos, a performance ainda mergulha em outras referências da cultura oriental para, então, abrir-se ao ‘devir’ – processo de mudanças e transformações efetivas pelas quais todo ser humano passa”, explica Tatiane.
Essa “transformação” acontece ao vivo com a participação da pianista e compositora Mariana Soares, e do violinista Luís Audi. Os músicos farão uma improvisação junto à artista durante a performance. A cada nova apresentação, o público será surpreendido com os diferentes caminhos que o espetáculo percorre. “Hanami suor à flor da pele” é fruto da dissertação da multiartista no Mestrado Profissional em Dança da Faculdade Angel Vianna, no Rio de Janeiro.
Reconhecida por suas performances instigantes e provocadoras, tanto no Brasil quanto no exterior, Tatiane Nakamura destaca que o seu projeto explora diálogos entre diásporas nipônicas, sexualidade, moralidade e práticas como butoh e burlesco. Com isso, ela cria um fascinante encontro entre o Oriente e o Ocidente, e afirma: “Meu desejo é que os espectadores deixem-se envolver pela arte e pela experiência”. A performance foi contemplada no Edital Programa Funarte Aberta 2023 – Ocupação dos Espaços Culturais da Funarte no Rio de Janeiro.
Além das apresentações do espetáculo, o projeto oferece duas oficinas para o público, sob o tema “Processo Criativo Hanami – Uma abertura para dialogar sobre orientalismos através da dança”. As atividades falam sobre as técnicas, histórias e exercícios práticos que influenciaram a criação da performance. A primeira oficina acontece no dia 2 de novembro (sábado) e apresenta os métodos shibari e butoh. Já no dia 3 de novembro (domingo), k-pop, leques e burlesco serão estudados. As atividades serão realizadas no próprio Teatro Cacilda Becker, das 15h às 17h (duas horas antes das apresentações do espetáculo). Cada oficina custa R$ 60,00 ou as duas, no pacote de R$ 100,00. Serão oferecidas 20 vagas para cada atividade.
Sobre Tatiane Nakamura
Multiartista, bailarina, coreógrafa e draglesca. Tem mais de 25 anos de experiência na área da dança. Formação em balé clássico, moderno, jazz, contemporâneo e hip hop. Pós-graduação em Arte Japonesa, pela Sophia University, no Japão.
Ficha técnica
Criação, direção e produção: Tatiane Nakamura | Rigger de Shibari: Edson Henrique da Silva | Criação de trilha sonora e pianista: Mariana Soares | Violinista: Luis Audi | Supervisão cênica: Patricia Bello | Orientação de pesquisa: Ana Vitoria Freire, Mauro Buhler e Marcelo Mattos | Operador de som: Diego da Silva Alves | Operador de Luz: Bruno da Silva Alves | Supervisão de segurança: Rubens Resende (Bombeiros) | Fotos, filmagem, edição dos ensaios e material para mídias sociais: Barbara Mendes | Assessoria de imprensa: Livia Gomes e OrBe Comunicação | Redes Sociais: Michele Bento | Design de banner e flyers: Tatiane Nakamura e Fernanda Barreto | Figurino: Miriam Reny | Maquiagem e cabelo: Ariel Cohen | Filmagem: Jonas Mattoso Câmara Braga | Assistente de produção: Camila Bittencourt (Referência Produções).
Serviço
“Hanami suor à flor da pele”, com Tatiane Nakamura
Dias: 1º, 2 e 3 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo)
Horário: 19h
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 18 anos
Oficinas “Processo Criativo Hanani – Uma abertura para dialogar sobre orientalismos através da dança”
Oficina 1 – Shibah e butoh
Dia 2 de novembro (sábado), das 15h às 17h
Oficina 2 – K-pop, leques e burlesco
Dia 3 de novembro (domingo), das 15h às 17h.
Ingressos: R$ 60 (cada oficina) | R$ 100 (duas oficinas)
Vagas: 20 (cada)
Ingressos antecipados para performance e oficinas na plataforma Sympla, neste link aqui
Local: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro – RJ
Acompanhe Tatiane Nakamura: @madame.ssushi (Instagram)
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JULIA CAROLINA DO NASCIMENTO SANTOS
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