Brasil Diverso 2024: Uma Década de Debates e Inclusão no Memorial da América Latina
No dia 01 de novembro, o Fórum Brasil Diverso celebrou seus 10 anos com um grandioso workshop presencial e virtual no Memorial da América Latina, em São Paulo situado na Avenida Mário de Andrade, 664 Barra Funda, promoveu discussões essenciais sobre racismo estrutural e contou com um stand de literatura de Escritoras e Escritores Negros, promovido pela Editora Raça.
Um dos destaques emocionantes foi a homenagem a Kabengele Munanga, antropólogo e professor brasileiro congolense, renomado por seus estudos sobre a população afro-brasileira e racismo no Brasil. Munanga, nascido em 22 de junho de 1942 no Congo, formou-se na Universidade de Lubumbashi em 1969 e obteve seu doutorado em Antropologia pela Universidade de São Paulo em 1977. Sua trajetória continua a inspirar gerações na luta por um mundo mais justo e igualitário, destacando a importância da cultura afro-brasileira e da diversidade.
Otunba e autor Adekunle Aderonmu, diretor do Centro Cultural Africano, e a jornalista colunista da Revista Internacional The Bard, e autora Zenaide dos Santos SA, subiram ao palco para homenagear Munanga, registrando um momento histórico e comovente.
Organizado pela Revista Raça, o Brasil Diverso tem sido, ao longo desta década, um catalisador de tendências voltadas para a equidade, diversidade, inclusão no mundo corporativo e na sociedade. Pioneiro nas discussões sobre o racismo estrutural no Brasil, o fórum aborda temas relevantes e inovadores, reunindo os principais atores do ecossistema para direcionar políticas em prol da equidade racial no Brasil e no mundo, com a constante participação de personas renomadas no âmbito nacional e internacional.
Por Zenaide dos Santos SA, Jornalista
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ZENAIDE DOS SANTOS
zenaidedossantossajornalista@gmail.com