Os laboratórios médicos estão entrando em uma nova era tecnológica com a adoção crescente de automação, aprendizado de máquina (ML) e análise de dados. De acordo com um estudo da Clarkson Consulting, essas ferramentas ajudam a otimizar operações, reduzir tarefas repetitivas e aprimorar a tomada de decisões com base em dados clínicos, de produção e pesquisa.
Quase metade dos laboratórios já utiliza análises de dados em suas operações, e muitos planejam ampliar o uso dessas tecnologias. O levantamento destaca que, ao aproveitar os dados acumulados ao longo dos anos, os laboratórios podem otimizar diagnósticos e tratamentos, além de tomar decisões mais assertivas, com base em informações precisas e rápidas.
“A gestão contínua e eficaz desses dados é crucial para assegurar sua precisão e multifuncionalidade, o que ajuda a otimizar operações essenciais e descobrir novas oportunidades. A integração de análise de dados com automação e inteligência artificial pode transformar significativamente os resultados laboratoriais, aumentando sua eficiência e exatidão”, diz Tiago Calado, head de produtos da Pixeon, empresa de tecnologia em sistemas de gestão para a saúde.
Seguindo essa tendência, a empresa acaba de lançar o Centro de Controle Laboratorial (CCL), uma plataforma de gestão laboratorial em tempo real. Visando mais eficiência e precisão, a ferramenta possui funcionalidades como a antecipação de ações clínicas urgentes, gerenciamento de rotinas críticas e análise de dados estatísticos avançados.
Além de ser totalmente integrada a outras soluções da empresa, como o Pixeon Korus e o Pixeon Smart, o CCL faz parte do BI Insights, uma poderosa ferramenta que organiza dados em indicadores estratégicos, táticos e operacionais, oferecendo uma visão analítica detalhada que impulsiona a eficiência dos laboratórios.
Dentre os diferenciais da ferramenta, o head de produtos destaca:
Visão em tempo real: Monitore o fluxo operacional completo e receba alertas urgentes para ação imediata.
Acompanhamento de rotinas complexas: Gerencie rotinas críticas, como a evolução de focos de infecção hospitalar, com facilidade.
Antecipação de ações clínicas de urgência: Agilize a gestão de resultados críticos, facilitando a comunicação entre médicos e equipes clínicas.
Dados estatísticos avançados: Avalie indicadores como produtividade técnica, rastreabilidade de retificações de laudos, recoletas, entre outros.
“O lançamento do CCL responde às tendências do mercado laboratorial, sendo uma ferramenta robusta para gerenciar desde as tarefas mais simples até as mais complexas, otimizando processos e garantindo maior qualidade nos resultados clínicos. Essa solução proporciona uma gestão integrada e de alta performance, colocando o laboratório no centro das decisões clínicas com total controle sobre o fluxo de trabalho”, ressalta Calado.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MONICA MILIATTI DE MOURA
monica.miliatti@dialetto.com.br