Um dos temais entre as palestras mais esperadas do congresso, foi o tema da Geração Z, composta por jovens nascidos entre 1997 e 2010, tem sido vista como desafiadora por muitas empresas produtoras de eventos. Mas, quais os desafios para ingressá-los no mercado de eventos? Ou auditório lotou para ouvir sobre as mudanças observadas entre os séculos XX e XXI proporcionam uma análise sobre o comportamento daqueles que foram os primeiros expostos a telas desde a infância. As características dos chamados Zoomers chamaram a atenção do público no segundo e último dia da 9ª edição do Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos e da 4ª Expo ABRAPE, realizados no Distrito Anhembi, na capital paulista. O encontro reuniu 2600 participantes, mais 400 integrantes na Academia Forma e Transforma e 88 stands na feira.
Desmistificar o ditado popular “Manda quem pode e obedece quem tem juízo”, talvez seja o primeiro passo para saber lidar com essa turma com idade entre 12 e 27 anos. “Eles são feitos de outro material”, observou o mestre em comunicação, Dado Schneider, um dos palestrantes do encontro promovido pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape). Durante quase uma hora, ele garantiu um ambiente descontraído ao repetir o slogan “bem na minha vez”, afinal os baby boomers esperaram décadas por uma posição de liderança, até que o mundo mudou, deixando de ser vertical, como no século passado, para se tornar, agora, horizontal.
“Antes nos diferenciávamos pela idade, agora é pela mentalidade. A geração Z faz parte de outra agenda, a ESG, marcada pelos princípios da suscetibilidade, inclusão, diversidade, cooperação e compartilhamento. Sem internet, tudo vinha dos mais velhos e aprendiamos com eles. Mesmo não gostando, não tinha outra opção. A internet trouxe infinitas novas possibilidades de formação. Houve uma alteração no poder. A gente parou de precisar prestar atenção em quem não quer mudar a forma de ser, pensar e agir. Antes eu servia café para o diretor. Hoje eu ofereço café para o estagiário”, brincou o especialista.
Outro ponto alto do evento foi marcado por duas premiações. A primeira, inédita, reconheceu os diretores regionais mais engajados da Associação. Em seguida, foi a segunda edição do Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos – PRESE 2024, uma iniciativa da Abrape em parceria com a AMBEV, que reconhece e incentiva ações de eventos com a promoção do desenvolvimento sustentável da sociedade. A premiação valoriza ações ESG (Environmental, Social and Governance) de eventos realizados em todo o Brasil. Foram selecionados 18 dos 41 cases apresentados. Entre os vencedores, eventos grandes e conhecidos como “Tardezinha” do cantor Thiaguinho e Rock In Rio.
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LUZINETE DE ALENCAR PIMENTEL
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