No dia 19 de novembro é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino, data que destaca o protagonismo das mulheres no mercado de trabalho e sua capacidade de liderar negócios, inspirar e transformar. Segundo o Sebrae, o Brasil ocupa a 7ª posição mundial no número de empreendedoras, com mais de 32 milhões de mulheres à frente de empresas, sendo que 69% delas empreendem para fazer a diferença no mundo.
No grupo educacional CNA+, as mulheres estão em posição de liderança: 51% das unidades do CNA Idiomas e 68% das unidades da Ctrl+Play – franquia de tecnologia e inovação – são comandadas por mulheres franqueadas. Entre essas empreendedoras, uma história de destaque é a de Elizabete Gonçalves, franqueada do CNA e da Ctrl+Play em Mongaguá, no litoral de São Paulo, que acredita que a educação pode mudar o mundo e transformar vidas.
Elizabete começou sua trajetória como franqueada do CNA em 1996, movida pelo desejo de ter sua própria escola de inglês, inspirada pela paixão por educação e pela experiência em Pedagogia. Ela conta que essa vontade surgiu na adolescência: “Eu sempre me senti muito bem no ambiente escolar e, depois de um tempo dando aulas de reforço, entendi que meu sonho era ter uma escola de inglês.”
A oportunidade de expandir para uma nova área surgiu inesperadamente, quando a Ctrl+Play foi apresentada na convenção para franqueados do CNA em 2023: “Vimos ali uma oportunidade de empreender em algo que percebemos que seria um diferencial na nossa cidade e que tinha todo o potencial para atingir nosso público-alvo”. Logo nos primeiros meses após a aquisição a resposta foi animadora, com um número expressivo de novas matrículas e feedbacks positivos, especialmente pelo ensino de robótica e programação e o desenvolvimento de habilidades técnicas e de pensamento crítico dos alunos.
Elizabete utiliza estratégias integradas para estimular a adesão de alunos entre as duas escolas, oferecendo, por exemplo, descontos especiais e aulas experimentais para alunos do CNA que desejam experimentar a Ctrl+Play e vice-versa. Essa abordagem tem sido fundamental para potencializar a base de alunos e consolidar o sucesso de ambas as franquias.
Para ela, um dos maiores desafios enfrentados pelas mulheres no empreendedorismo é equilibrar as múltiplas responsabilidades, muitas vezes acumulando papéis como empresária, mãe e cuidadora. “Não ter uma rede de apoio pode dificultar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e ainda há a falta de modelos femininos em posições de liderança que inspirem outras mulheres”, observa.
Ao ser questionada sobre dicas para outras mulheres que sonham empreender, Elizabete é categórica: “Invista em educação e busque conhecimento. Inspire-se em outras mulheres, tenha um sonho claro e dedique-se a ele. O amor pelo que você faz é o que dará forças para enfrentar as dificuldades.”
Neste Dia do Empreendedorismo Feminino, Elizabete Gonçalves se destaca como exemplo de determinação, visão e paixão pela educação, reforçando o impacto positivo das mulheres empreendedoras no setor educacional e na sociedade.
Sobre o CNA+
Grupo educacional com mais de 900 franquias localizadas em todos os Estados do Brasil, oCNA+ é composto pelas marcas CNA Idiomas e Ctrl+Play. A franquia de ensino de idiomas (cursos de inglês e espanhol) tem mais de 50 anos de atuação no mercado e cerca de 400 mil alunos/ano em mais de 750 unidades, sendo uma das marcas mais premiadas do franchising nacional. Já a Ctrl+Play, franquia de tecnologia e inovação, oferece cursos de robótica e programação para o público a partir de 7 anos. Faz parte do grupo CNA+ desde novembro de 2023 e, atualmente, conta com mais de 100 unidades em operação.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCAS RODRIGUES CUNHA
galileuse@gmail.com