O Sefras – Ação Social Franciscana, celebrou no último mês, 23 anos de incansável dedicação à luta contra a fome, violação de direitos e à inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis. Desde o seu início, suas ações são guiadas pelos valores franciscanos de acolher, cuidar e defender, transformando vidas e promovendo mudanças positivas para milhões de pessoas.
A história da organização no Brasil remonta à chegada da ordem franciscana ao país, quando os frades decidiram colocar em prática sua missão de cuidar dos desfavorecidos, para além do pão dos pobres de Santo Antônio. Durante séculos, os frades trabalharam em comunidade, lado a lado com pessoas que tinham pouco ou nada. Foi em 2000 que a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil decidiu consolidar seu compromisso social, criando o Sefras. De acordo com Frei José Francisco, diretor-presidente da instituição, foi no ano de 2009 que o Sefras se tornou uma entidade jurídica. “A organização já nasceu com a missão de acolher, cuidar e defender pessoas em situação de rua, crianças, imigrantes, refugiados, pessoas idosas e pessoas acometidas pela hanseníase”, explica.
Desde então, no estado de São Paulo, 4.300 atendimentos são realizados diariamente, com o compromisso e a dedicação de cerca de 130 voluntários, que generosamente doam seu tempo e esforço para apoiar as operações. Ao longo dos anos, mais de 3.800 toneladas de alimentos foram doadas, resultando na distribuição de 2,3 milhões de refeições franciscanas. Já no estado do Rio de Janeiro, são aproximadamente 420 atendimentos diários, com a colaboração voluntários. Desde junho de 2020, mais de 296 mil refeições foram doadas para aqueles que mais precisam, e a equipe dedicada realizou 660 atendimentos sociais, fornecendo suporte essencial às famílias em situação de vulnerabilidade.
“Esta luta incessante do Sefras se baseia na busca constante do diálogo entre as pessoas, refletindo profundamente os valores e princípios franciscanos que permeiam sua missão. Esses valores têm raízes na visão franciscana de enxergar o mundo, onde o evangelho é um meio de encontro com Cristo”, finaliza Frei José Francisco.
A espiritualidade franciscana representa um alicerce essencial para a realização do serviço social, diante da atual conjuntura brasileira, essa religiosidade precisa ser complementada com ações concretas e intervenções adequadas. Atualmente, o Brasil enfrenta desafios complexos, como a violação de direitos, o aumento do desemprego e as mudanças climáticas, que afetam cada vez mais as populações vulneráveis – neste sentido, o compromisso da ordem franciscana com a transformação social não se limita à espiritualidade, mas também engloba ação direta e efetiva para enfrentar as adversidades do mundo contemporâneo.
Para saber mais sobre o Sefras e como apoiar essas causas, visite o site.
Sobre o Sefras – Ação Social Franciscana
O Sefras é uma organização franciscana que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase. Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atende mais de 4 mil pessoas todos os dias no Brasil. Seus serviços diários promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U