Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Piso Tátil Direcional | Guia de Instalação e Normas

    22/05/2025

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 31
    EM DESTAQUE
    • Piso Tátil Direcional | Guia de Instalação e Normas
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»TECNOLOGIA»Atenção, provedor! O momento de cobrança pode (e deve) ser melhor
    TECNOLOGIA

    Atenção, provedor! O momento de cobrança pode (e deve) ser melhor

    02/05/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Por Rafael Justino

     

    Levar excelência a todas as frentes de atuação e comunicação é uma missão compartilhada por muitos ISPs (Provedores de Serviços de Internet), enquanto a chave para a prestação de serviços condizentes com as expectativas dos clientes e, por que não, até capazes de ir além. Claro, esse não é um objetivo livre de desafios, o que evidencia a necessidade de pensarmos em soluções cada vez mais transgressoras, que fujam do senso comum e tragam uma flexibilidade exigida pelo mercado e os próprios consumidores.

     

    Um bom ponto de partida para essa reflexão, sem dúvidas, é a jornada financeira proporcionada por provedores, sustentada pelo momento de cobrança e faturamento. Aqui, temos uma ‘faca de dois gumes’ que precisa ser considerada: se a experiência for positiva, em um contato financeiro personalizado e inteligente, é plausível que o ISP aguarde benefícios interessantes, como a satisfação do usuário e a redução nos índices de inadimplência; agora, se essa comunicação for mais desorganizada e até engessada, sem olhar para as preferências de cada cliente, a chance desse relacionamento ser fortemente prejudicado é muito maior.

     

    Sob a perspectiva do provedor, há uma grande abertura para que a relação financeira seja devidamente fortalecida, com o desenvolvimento de soluções dedicadas ao setor e formatadas como verdadeiros facilitadores bancários. Isso implica em um olhar mais moderno para a gestão financeira em sua totalidade, e se estende para o fim da comunicação e o atendimento ao usuário. Nas duas frentes, o momento para abraçar a inovação nunca foi tão convidativo.

     

    Internamente, controle é palavra de ordem

    Na prática, o que um facilitador bancário, através de uma ferramenta financeira, é capaz de oferecer aos ISPs? No alicerce de uma mudança estrutural (e estratégica) como essa, está o controle como fator mandatório. Em uma solução robusta, o provedor deve ter condições de controlar suas ações financeiras, acessar todo o histórico de movimentações, verificar o status dos boletos e fomentar, de maneira cotidiana, a automatização dos processos de finanças.

     

    Com atenção a critérios de segurança, visto que a homologação da plataforma escolhida precisa estar em sinergia jurídica e ser certificada com parâmetros legais necessários, como é o caso da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), hoje, é possível contar com um ambiente de informações centralizadas e unificadas, com fácil visualização e relatórios personalizados. Na questão da inadimplência – um aspecto sensível e caro a diversos gestores –, esses dashboards ainda podem trazer uma visão clarificada e abrangente sobre os índices entre os clientes.

     

    Com o cliente, o foco é na experiência

    Com a ‘casa arrumada’ e bem pavimentada pela ferramenta, os benefícios devem se ampliar à jornada financeira, mencionada no início do texto. Categoricamente falando, a etapa de cobrança e faturamento não pode ser menosprezada, justamente por representar um momento crítico não só para a forma como o usuário enxerga e entende sua marca, mas para a obtenção dos resultados esperados pelo provedor. Essa é uma finalidade que tem origem em uma experiência agregadora, pensada ‘com a cabeça’ do consumidor. Mais do que um exercício de empatia, esse é um compromisso fundamentalmente estratégico.

     

    Praticidade e flexibilidade são princípios que não se pode abrir mão na comunicação financeira atual. Proporcionar o formato de pagamento mais vantajoso, por exemplo, também faz diferença. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o PIX se confirmou como o meio de pagamento mais popular do Brasil, em dados levantados sobre 2023. Ignorar essa possibilidade, portanto, é renegar um hábito absolutamente disseminado entre a população como um todo, o que deve incluir o público de Telecom.

     

    Atuar em canais segmentados, por outro lado, demonstra o potencial de uma comunicação multicanal. Indo além de SMS e e-mails – que possuem suas vantagens e designações específicas –, entendo que, se o WhatsApp surge como um canal promissor, é importante que a empresa utilize esse espaço em seu benefício e do usuário, levando, inclusive, o envio de faturas, com mensagens personalizadas.

     

    Por fim, é quase impossível não enxergar essa mudança de mentalidade dos provedores sobre o momento de cobrança com bons olhos. É sobre acompanhar exigências e saber se comunicar com os consumidores e, principalmente, fazer jus à uma onda de profissionalização que, ao fortalecer a gestão financeira de ISPs, abre portas para que essas empresas cresçam de forma sustentável, com competitividade e serviços de alta qualidade.

     

    Sobre a MK Solutions   

    Desenvolvedora de software de gestão e soluções digitais feitas para provedores de internet, a MK Solutions nasceu como uma ISP. No entanto, em 2008, a empresa identificou a necessidade de desenvolver uma ferramenta de gestão completa para esse mercado e, assim surgiu a MK Solutions. Atendendo provedores de todos os tamanhos, com mais de milhões de clientes autenticados, as soluções desenvolvidas pela companhia conectam pessoas e apoia o crescimento dos provedores de internet, ajudando a evoluir e expandir processos, e proporcionando cada vez mais qualidade e inovação ao segmento.

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho

    14/04/2025

    Como o PancakeSwap facilita a troca de tokens e proporciona liquidez no ecossistema DeFi?

    18/03/2025

    O Toner Impressora HP é bom?

    09/12/2024
    EM DESTAQUE

    Rafa Kalimann estreia em novelas como a vilã Jéssica de “Família é Tudo”

    14/03/20240

    Desenvolvedores de IA generativa aproveitam tecnologias NVIDIA para transformar as experiências nos veículos

    27/03/20240

    PIX no mercado B2B proporciona modernização financeira com segurança e gera oportunidades para empresas

    30/09/20240

    Sete em cada dez restaurantes dispõem de recursos de acessibilidade, revela a Ticket

    12/09/20240

    Varejo terá alta superior a 9% em 2024

    07/11/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Os 10 perfis mais acessados na Privacy em maio de 2024

    24/06/2024

    Como saber se meu tênis da Öus é original?

    17/01/2025

    Modelo Aline Gonçalves arrasa com ensaios sensuais provocantes para a Revista Sexy

    06/07/2024
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.