Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025

    Móveis planejados para otimizar espaços compactos

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quinta-feira, maio 22
    EM DESTAQUE
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    • Como identificar uma bolsa de marca original?
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»SAÚDE»Aumento da obesidade infantil: médica alerta para os riscos da doença entre as crianças
    SAÚDE

    Aumento da obesidade infantil: médica alerta para os riscos da doença entre as crianças

    27/11/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A obesidade é uma doença que tem se tornado cada vez mais comum entre as crianças. Segundo a estimativa do Ministério da Saúde, 7,9% das crianças menores de dois anos estão obesas. Os dados também são alarmantes quando se trata de outras faixas etárias. Ainda de acordo com a pesquisa “Atlas da Obesidade Infantil”, a obesidade atinge 6,5% das crianças de dois a quatros, e 8,4% de cinco a nove anos. Nesse sentido, profissional da área de Pediatria da rede de clínicas médico-odontológicas AmorSaúde, Andrea Xavier Pereira afirma que a preocupação em relação à doença deve ser urgente, pois pode acarretar problemas secundários na vida adulta.

     

    Fatores de risco para o desenvolvimento de obesidade na infância

    A obesidade infantil pode ser ocasionada por diversos fatores. A médica evidencia que a genética e o histórico de obesidade na família podem ser preponderantes, mas não são os únicos. A alimentação é fundamental para redução desse risco e prevenção da doença durante a infância.

    Nesse aspecto, a profissional explica que o cuidado com os primeiros mil dias da criança é essencial, especialmente na introdução alimentar. “É uma fase de programação metabólica e, sendo assim, é crítica, pois pode alterar  a estrutura e o desenvolvimento do organismo”, afirma. 

    A médica salienta que, nessa etapa, a principal fonte de nutrição do bebê é o aleitamento materno. Além disso, também pode ser indicado o uso de fórmula infantil na alimentação, tomando cuidado com a sua composição e optando por aquelas sem engrossantes. “Aos seis meses de idade, a introdução alimentar deve ser orientada por um profissional para ser o mais saudável e equilibrada possível. Nunca se deve oferecer biscoitos industriais, por exemplo, para o bebê”, declara.

     

    Consequências

    As características da doença e o aumento dos riscos estão atrelados à desordem entre peso e altura. O cálculo do índice de massa corporal pode indicar se a criança está com sobrepeso, obesa, com obesidade severa ou mórbida, condições que geram consequências graves para a sua qualidade de vida.

    Diabetes, hipertensão e dislipidemia (aumento do colesterol), são algumas doenças associadas à obesidade, conforme ressalta a Dra. Andrea, do AmorSaúde. “O excesso de peso também pode acarretar em dores no joelho, região lombar e outros problemas ortopédicos mais severos”, acrescenta.

    Além disso, a saúde mental também pode ficar comprometida, já que a doença pode gerar inseguranças na criança, causando isolamento social, ansiedade e depressão.

     

    Mudanças e hábitos mais saudáveis

    A pandemia forçou que muitas tarefas migrassem para o formato remoto, aumentando o uso de telas. Esse fenômeno atingiu também as crianças, seja nos estudos ou no lazer. A preferência pelas telas vêm influenciando a saúde infantil, pois contribui para o aumento de peso e o risco de obesidade. “Quanto mais tempo exposto à tela, mais sedentarismo, ansiedade e, consequentemente, compulsão alimentar”, alerta a médica.

    Nesse sentido, os adultos podem aderir a mudanças comportamentais durante as refeições, estimulando os pequenos a comer devagar, em horários pré determinados e, preferencialmente, longe de telas. Dessa maneira, a criança se concentra no momento da alimentação e no que está ingerindo, sentindo os sabores e as texturas. Para as crianças maiores, o ideal é equilibrar o consumo de açúcar, frituras e industrializados, com mudanças quantitativas que envolvem reduzir gradualmente esses alimentos.

    Além de introduzir uma alimentação rica em vegetais e frutas, a profissional explica que os pais e responsáveis devem estimular hábitos mais ativos. A atividade física, o esporte e as brincadeiras contribuem para o gasto de energia das crianças e são modos de lazer alternativos e mais saudáveis quando comparados ao celular, tablet, videogame e à televisão.

     

    Diagnóstico e tratamento 

    Ao observar o contínuo ganho de peso da criança, a indicação é procurar um profissional para traçar o diagnóstico e o tratamento adequado para cada situação. “No momento da avaliação do pediatra, ele deverá entender a causa do aumento de peso, também solicitando exames de rotina, como insulina, hemoglobina glicada, colesterol total, triglicerídeos, T4L e TSH”, detalha Dr. Andrea.

    A médica ainda finaliza explicando que, nesses casos, o atendimento pode ser multidisciplinar, com encaminhamento para um profissional da área de endocrinologia, de forma a planejar um tratamento adequado a cada situação.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    ARIELY DOS SANTOS POLIDORO SILVA
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Como aliviar a tosse?

    08/12/2024

    Como é feita a cirurgia de catarata?

    08/12/2024

    Por que homens têm dificuldades em buscar tratamentos de saúde?

    28/11/2024
    EM DESTAQUE

    Musa fitness Nanny Olive ostenta shape sarado para o verão

    09/12/20230

    Saiba como auxiliar cegos e pessoas de baixa visão no dia a dia

    28/05/20240

    Com ação de quadrinhos e atmosfera neo-noir, escritor e promotor de justiça Cláudio Sérgio Alves Teixeira lança obra sobre amizade e vingança

    15/11/20240

    Empresária Isabel Tuñas ministra palestra sobre sucesso profissional e maternidade

    11/03/20240

    Dia Nacional de Prevenção da Obesidade: mais da metade dos brasileiros convivem com excesso de peso

    10/10/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Estratégias de CRM para fidelização

    01/05/2025

    Como saber se meu tênis da Öus é original?

    17/01/2025
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.