São Paulo, novembro de 2024. Um levantamento produzido pela Gauge, empresa da plataforma Haus do Grupo Stefanini, revela um ranking dos e-commerces que estão mais bem preparados para a Black Friday, apontando os sites que têm maior potencial para receber usuários em grande volume e converter vendas. A análise foi feita com base no Gauge CRO Index, indicador que avalia o nível de preparo destas marcas para vender para obterem bons resultados para a data.
O índice considera 55 variáveis que influenciam diretamente a decisão de compra, como qualidade de produto, experiência do cliente e reputação da marca. Entre os principais pilares analisados, destacam-se: otimização de site, performance, SEO, experiência omnicanal, segurança, comunicação e usabilidade.
O Mercado Livre ficou no topo da lista pelo segundo ano com uma pontuação de 7,70 de 10, seguido pela OLX (6,86) e Shopee (6,76), evidenciando uma forte competitividade entre os e-commerces em termos de experiência digital. Completam o ranking geral dos sites Amazon (6,43), Magalu (6,39), Ponto Frio (6,14), Shein (6,09), Aliexpress (5,91), Americanas (5,44), Casas Bahia (5,11) e Submarino (4,59).
Para Amanda Gasperini, diretora de Analytics, Growth & Martech da Gauge, a preparação dos e-commerces para a Black Friday está em um nível crescente de sofisticação, mas ainda há pontos a melhorar. “Percebemos que, embora muitos sites estejam bem-posicionados, ainda há uma necessidade de aprimorar a visibilidade dos elementos na página e facilitar o uso para os consumidores, acompanhando o comportamento do usuário de forma mais próxima. Para garantir uma experiência mais intuitiva, é importante que os sites sejam consistentes e proporcionem maior liberdade de navegação ao usuário”, afirma Amanda.
Além do preparo dos sites, o Trend Index, outra metodologia da Gauge, também identificou as principais tendências de consumo que devem impactar a Black Friday de 2024. Segundo o estudo, produtos e serviços voltados à saúde, praticidade, eletrônicos e nostalgia têm ganhado espaço. Um destaque é o aumento das buscas por creatina, que superam até as tradicionais TVs na lista de produtos mais procurados para a Black Friday. As maiores tendências para este ano estão divididas em quatro categorias: vida saudável (com itens como tênis e raquetes), praticidade (serviços como creche para cães e aluguel de carros), eletrônicos e eletrodomésticos (como TVs e iPhones), e Nostalgia (incluindo vitrolas e câmeras fotográficas).
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PIETRA DE PAULA TIMÓTEO
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