Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Piso Tátil Direcional | Guia de Instalação e Normas

    22/05/2025

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 23
    EM DESTAQUE
    • Piso Tátil Direcional | Guia de Instalação e Normas
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»ECONOMIA»Boletos antes das festas: consumo dos eletrodomésticos é o que mais pesa na conta dos brasileiros no verão
    ECONOMIA

    Boletos antes das festas: consumo dos eletrodomésticos é o que mais pesa na conta dos brasileiros no verão

    29/02/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    De forma geral, o verão é a época do ano em que os brasileiros têm mais gastos extras. Dentro de casa, a utilização de produtos para conter o calor, que com frequência ficam ligados por várias horas, impactam nas contas no final do mês. Em relação ao lazer, férias, viagens e gastos com saídas mais frequentes também pesam no bolso. 

     

    Buscando entender quais são os produtos e gastos que mais impactam a conta dos brasileiros no verão, o Guia dos Melhores, plataforma de avaliação de produtos, realizou uma pesquisa com pessoas de todas as idades e regiões do país para compreender quais as principais estratégias utilizadas para a economia e organização financeira no período.

     

    Entre os diversos gastos, a utilização constante de itens que ajudam no combate às altas temperaturas é o que mais pesa no bolso no momento do fechamento das contas. Mesmo que os custos com a conta de água tenham ficado em primeiro lugar (55%), o consumo com ventilador (55%) e com ar condicionado (53%) aparecem na sequência, garantindo o top três nas contas de verão dos brasileiros. Englobando outros produtos, também foram apontados o consumo do freezer e da geladeira, assinalados por 46% dos respondentes; os gastos com o chuveiro elétrico, por 30%; além das compras ou trocas de produtos ou acessórios para enfrentar o calor, conforme 10% dos respondentes.

     

    Em relação aos gastos com lazer, eles aparecem com menor expressividade entre os gastos com 24% dos entrevistados destacando as saídas mais frequentes a bares, festas e confraternizações; 22% indicando os gastos com entretenimento e diversão; 15% citando os gastos com filhos e crianças próximas, e 14% mencionando as viagens. 

     

    Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores e especialista em análise de produtos, traz um panorama dos gastos do consumidor no período. “No verão, utilizamos muito mais produtos que ficam ligados horas seguidas em casa. É normal também aumentar a frequência de banhos para conter o calor. Muitas vezes, também é preciso comprar produtos novos para ajudar as altas temperaturas, então, de forma geral, é difícil não sentir no bolso esses gastos. Se esta é a tendência no período, o brasileiro deve estar preparado para lidar com as contas extras”, comenta Scherer.

     

    Jeitinho brasileiro de fechar as contas

     

    Para fechar as contas e ainda poder curtir um pouco do verão, o jeito é buscar formas de economizar. E muitas das maneiras encontradas pelos brasileiros para fazer o dinheiro render um pouco mais na temporada em que se tem mais gastos estão relacionadas com a atenção no consumo dos produtos que auxiliam nos dias quentes. 

     

    Em relação ao planejamento financeiro, evitar gastos e compras desnecessárias no verão é a principal estratégia de economia, indicada por 61% dos entrevistados. Na sequência, aparecem iniciativas como utilizar lâmpadas de LED (43%); procurar aproveitar o máximo da luz natural ao longo do dia (39%); tomar banho com o chuveiro no modo verão ou desligado (35%); fazer uma reserva de dinheiro antecipada pensando nos custos do período (33%); priorizar o uso do ventilador ao do ar condicionado, quando possível (31%); diminuir o consumo nos horários de pico, que possuem tarifa mais alta (26%), e retirar alguns produtos da tomada (25%).

     

    “Quando se fala em economizar, muitas são as formas de salvar um pouco de dinheiro. Mas, no verão, poupar pode estar muito relacionado com um uso consciente de produtos que impactam nas contas no fim do mês. Ventiladores, ares condicionados e chuveiros, por serem utilizados exclusivamente ou com mais frequência no verão, acabam aumentando, às vezes consideravelmente, as contas. Criar estratégias de redução de gastos, conciliando a utilização dos produtos com métodos que considerem a maior quantidade de luz no dia e os horários mais frescos podem ser alternativas para diminuir a conta. É o momento de usar o famoso jeitinho brasileiro aplicado na economia”, analisa Scherer.

     

    Novos aliados contra o calor

     

    Por mais que o ventilador (85%) e o ar condicionado (55%) sejam os principais aliados dos brasileiros contra o calor, outros produtos têm surgido e ganhando destaque nos lares e no dia a dia da população. Itens menos tradicionais foram lembrados pelos entrevistados como produtos que estão auxiliando nos dias quentes, como os umidificadores de ar, citados por 18%; climatizadores, indicados por 9%; ares condicionados portáteis, apontados por 8%, e ventiladores de pescoço, por 5% dos entrevistados.

     

    “O mercado está sempre surgindo com novos produtos e com versões mais atualizadas daqueles que já são clássicos. Alguns dos itens citados foram ganhando espaço por sua praticidade e portabilidade. Um artigo que foi destaque no Brasil no ano passado, e que deve seguir aparecendo em 2024, foram os ventiladores de pescoço. O produto que ficou famoso nas redes sociais foi companheiro de muitos fãs nos shows que aconteceram no final do último ano, e podem ser aliados para próximas datas de calor, como o carnaval, por exemplo. Fato é que as novidades vão se popularizando e as formas de enfrentar o verão vão se renovando”, finaliza Scherer.

     

    Metodologia

     

    Público: foram entrevistados 500 brasileiros de todos os estados do país, incluindo mulheres e homens, com idade a partir dos 16 anos e de todas as classes sociais.

     

    Coleta: os dados do estudo foram levantados via plataforma de pesquisas online.

     

    Data de coleta: entre os dias 23 e 24 de janeiro de 2024.

     

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Por que investir em Portugal é uma decisão inteligente em 2025?

    09/12/2024

    450 franquias em quatro anos: como Refuturiza pretende levar educação e empregabilidade de forma acessível para todo o país

    28/11/2024

    Como grandes empresas estão usando programas de fidelidade para ampliar as estratégias de marketing

    27/11/2024
    EM DESTAQUE

    Brasil é o terceiro país mais inseguro da América do Sul, aponta o Global Peace Index 2024

    11/06/20240

    Governo de São Paulo lança Programa Cacau SP no Vale do Ribeira

    11/04/20240

    Asper expande as ações para Nova Iorque e amplia atuação no cenário internacional

    19/06/20240

    ‘‘Acredito muito nessa campanha, porque ela é coletiva, e eu nunca estou sozinha.’’ Entrevista com a Mãe Gi, a candidata que promete dar voz e vez a todas, todos e todes

    21/09/20240

    Saiba como auxiliar cegos e pessoas de baixa visão no dia a dia

    28/05/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Estratégias de CRM para fidelização

    01/05/2025

    Como saber se meu tênis da Öus é original?

    17/01/2025
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.