Os 90 anos do Círculo Saúde foram reconhecidos pela Câmara Municipal, mediante a outorga do Prêmio Caxias. A sessão solene aconteceu na noite desta sexta-feira (14/06), no plenário da Casa. O marco de nove décadas da instituição homenageada será completado no próximo dia 31 de outubro. A proposição da honraria coube ao vereador Olmir Cadore/PSDB. Na condução da cerimônia, estava a presidente do Legislativo, vereadora Marisol Santos/PSDB.
Coube ao vereador Cadore se pronunciar em nome do Parlamento. De acordo com ele, a história do órgão se constituiu de muito trabalho e responsabilidade. “A primeira unidade do Círculo se estabeleceu em Pelotas, nos anos 1930. A segunda, em Caxias. Em cada cidade, ele leva o respectivo nome”, contou.
O parlamentar recordou que, nos primórdios, a instituição buscava proporcionar aos operários melhor condição de vida, a partir da inclusão social, pela educação, pela formação profissional (cursos profissionalizantes) e pela saúde. Destacou que, com o passar dos anos, a saúde tornou-se o foco maior de atuação. Citou que o Hospital do Círculo está completando 29 anos.
Cadore mencionou que, hoje, são mais de 130 mil usuários, atendidos por 1.000 profissionais. O número de médicos credenciados ultrapassa a faixa dos 1.000. Enalteceu a figura de Nossa Senhora Medianeira, a padroeira da corporação.
Depois de receber a placa de reconhecimento da Câmara, Jovenil Vitt Lima, que preside o Círculo, se dirigiu à tribuna, de onde falou da atuação da organização, a partir da saúde formal e de outras frentes de trabalho, envolvendo mais de 50 municípios. “Somos o resultado do esforço coletivo, de muitos colaboradores, voluntários e usuários. Não temos fins lucrativos. Reinvestimos na sociedade, por meio de mais de 15 projetos sociais. As nossas raízes estão fincadas no Rio Grande do Sul. Esse prêmio nos estimula a continuar inovando”, ressaltou.
Diretor de mercado da organização, Leno Almeida referiu que, em 2020, passou a ser adotada a nomenclatura Círculo Saúde. Entre outros números, enfatizou investimentos superiores a R$ 9 milhões ao ano, ambulatórios de especialidades e o Centro de Autismo, cuja parceria com o poder público atende 80 crianças com transtorno do espectro autista.
Ex-gestora por 12 anos da instituição homenageada, a vice-prefeita Paula Ioris representou o prefeito Adiló Didomenico na solenidade. Na ótica dela, entre os maiores méritos do Círculo, estão os serviços de gratuidade e o projeto voltado às pessoas com autismo. “A organização é um exemplo de ambiente de trabalho, faz parte da minha vida e serve de inspiração a quem exerce gestão”, enalteceu.
Mais fotos no link.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NATHALIA PEGORARO
nathalia@dinamicaconteudo.com.br