Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Piso Tátil Direcional | Guia de Instalação e Normas

    22/05/2025

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    segunda-feira, junho 2
    EM DESTAQUE
    • Piso Tátil Direcional | Guia de Instalação e Normas
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»ECONOMIA»Companhias de todos tamanhos e portes já perceberam as vantagens competitivas da compensação de carbono
    ECONOMIA

    Companhias de todos tamanhos e portes já perceberam as vantagens competitivas da compensação de carbono

    07/05/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Empresas que adotam medidas proativas para reduzir suas emissões de carbono e promover a sustentabilidade ambiental são      percebidas como mais atraentes para investidores e podem se beneficiar de uma vantagem competitiva no mercado. Além de atender às expectativas dos consumidores e da sociedade, as práticas ESG também têm implicações financeiras significativas.

    No mundo todo, a neutralização de carbono está emergindo como uma prioridade para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover um futuro mais resiliente e sustentável para nós e as futuras gerações. Há uma conscientização cada vez maior do quanto esses gases são prejudiciais ao meio ambiente.

    Para se ter uma ideia, o número de companhias que reportam suas emissões de carbono é maior a cada ano. De acordo com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), 434 organizações publicaram inventário de gases de efeito estufa no ano passado. A quantidade é 42% maior do que em 2022, quando 305 organizações fizeram a publicação.

    Este importante dado mostra como as empresas estão tratando o tema. Tais inventários são essenciais para que possa ser feita a neutralização. É com base neles que são planejadas e efetuadas as compensações dos gases do efeito estufa.

    Neutralização de carbono refere-se ao processo de compensação das emissões de carbono por meio de atividades que reduzem ou absorvem uma quantidade equivalente de carbono da atmosfera. Isso pode incluir investimentos em projetos de reflorestamento e manutenção florestal, energia renovável ou captura de carbono. A neutralização de carbono é crucial porque ajuda a mitigar os impactos negativos das emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para a estabilização do clima global.

    A comprovação das ações relacionadas à neutralização de carbono e às práticas ESG é fundamental para garantir a transparência e a credibilidade das empresas. Isso pode ser alcançado por meio de relatórios detalhados, auditorias independentes e certificações reconhecidas internacionalmente. Ao demonstrar de forma tangível seus esforços e resultados na redução das emissões de carbono e no cumprimento de padrões ambientais, as empresas podem fortalecer sua reputação, aumentar a confiança dos stakeholders e impulsionar seu desempenho financeiro a longo prazo.

    A importância disso tem sido cada vez mais difundida por conta da criação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), uma vez que ele estabelece tetos para emissões e um mercado de venda de títulos. Adicionalmente, temos a Resolução 193 da CVM, que define regras para a elaboração e divulgação do relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade.

    “Estas normas e regulações farão este movimento andar com mais rapidez. Muitas empresas já perceberam que em um futuro não muito distante, a neutralização de carbono será mandatória”, afirma Luiz Henrique Terhorst, CEO e fundador do Carbon Free.

    Neste contexto, o Carbon Free Brasil aparece como uma parceira para ajudar as empresas a encontrarem um caminho mais sustentável. E não apenas de empresas brasileiras, mas de multinacionais que trazem este conceito de suas operações globais. Alguns exemplos são a Sterlite, empresa indiana de tecnologia óptica e digital; a Jeep, montadora de veículos; John Deere, fabricante de máquinas e equipamentos agrícolas; Lufthansa, companhia aérea alemã; e a cervejaria Heineken.

    “São empresas de diversos segmentos, países e tamanhos. Mas elas têm uma coisa em comum, a percepção de que lidar com sustentabilidade é algo que deve fazer parte da realidade de todas as empresas”, destaca Terhorst. “Grandes corporações estabeleceram metas ambiciosas para alcançar a neutralidade de carbono até 2030, mas os movimentos nos mostram que não serão apenas as gigantes que avançam na compensação de carbono. Outras companhias já perceberam que isso já é um diferencial competitivo”, finaliza.

    Sobre o Carbon Free
    O Carbon Free Brasil foi criado com o propósito de inspirar mudanças sustentáveis por meio da melhoria do ambiente onde vivemos e conscientizando pessoas e empresas. Sua missão é tornar a neutralização das emissões de CO₂ uma tarefa descomplicada e acessível a todas as empresas por meio do crédito de carbono e ações como o plantio de árvores. Entre os serviços oferecidos ao mercado estão neutralização de emissões, projeto de redução de emissões e inventário de gases de efeito estufa.
    Saiba mais: https://carbonfreebrasil.com/

     

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Por que investir em Portugal é uma decisão inteligente em 2025?

    09/12/2024

    450 franquias em quatro anos: como Refuturiza pretende levar educação e empregabilidade de forma acessível para todo o país

    28/11/2024

    Como grandes empresas estão usando programas de fidelidade para ampliar as estratégias de marketing

    27/11/2024
    EM DESTAQUE

    Pelo segundo ano, Abbraccio se une à Make-A-Wish Brasil em ação beneficente

    02/04/20240

    Novo podcast faz presença em lançamento do filme de Larissa Manoela

    06/12/20230

    Timbro participa da delegação brasileira na maior feira de mobilidade urbana do mundo

    17/09/20240

    Saúde masculina: 63% dos homens expressam preocupação, mas afirmam enfrentar obstáculos

    23/11/20230

    Brincadeira perigosa: Equatorial Goiás alerta sobre riscos de empinar pipa próximo da rede elétrica

    17/06/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Os 10 perfis mais acessados na Privacy em maio de 2024

    24/06/2024

    Como saber se meu tênis da Öus é original?

    17/01/2025

    Modelo Aline Gonçalves arrasa com ensaios sensuais provocantes para a Revista Sexy

    06/07/2024
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.