Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025

    Móveis planejados para otimizar espaços compactos

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quarta-feira, maio 21
    EM DESTAQUE
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    • Como identificar uma bolsa de marca original?
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»ECONOMIA»  Comunicar bem é fundamental  para o sucesso de operações de M&As
    ECONOMIA

      Comunicar bem é fundamental  para o sucesso de operações de M&As

    23/10/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

     

     

    https://fia.com.br/blog/ma-o-que-e-tipos-exemplos-e-etapas-do-processo/

    Movimentos de compra e venda empresariais representam períodos sensíveis na gestão, pois exigem um reforço no fortalecimento da marca perante o mercado. De acordo com pesquisa realizada em 2024 pela empresa multinacional de consultoria e gestão McKinsey Brasil, essas operações podem ser responsáveis por até 75% do crescimento de uma instituição. No entanto, muitas empresas não conseguem atingir esse potencial, atribuindo parte desse insucesso às estratégias relacionadas à cultura organizacional e ao processo comunicacional. O mesmo estudo aponta que, aquelas que priorizam esses fatores, aumentam em 50% as chances de atingirem as metas de sinergia, alcançando o lucro projetado.
    Por afetar todo o ecossistema da companhia, tanto interno quanto externo, a comunicação de fusões e aquisições (M&A) é fundamental para que o projeto transcorra com tranquilidade e seja bem-sucedido. “Planejar como será difundida a operação, tanto para o mercado quanto para os funcionários, com ações e cronogramas bem estabelecidos, é primordial para a consolidação, ou não, desse tipo de operação. Por isso, o trabalho em conjunto entre as equipes de comunicação, agências e departamentos jurídicos é o segredo do sucesso”, afirma Silvana Piñeiro, jornalista fundadora da Smartcom Inteligência em Comunicação, agência que há 15 anos trabalha na divulgação de operações de M&A.
    A gestão da narrativa e das informações é um fator sensível nesses momentos. O ideal é respeitar o timing do fechamento da operação, bem como dos eventuais trâmites jurídicos, para que a divulgação seja assertiva e contribua positivamente para a sua consolidação. É importante que todos os players tenham acesso a informações transparentes e unificadas sobre a operação, evitando a desinformação. “Um deslize ou vazamento de informações pode colocar toda operação em risco”, completa a especialista em comunicação empresarial, Silvana Piñeiro.
    Segundo um levantamento da Harvard Business Review, entre 70 e 90% das fusões e aquisições falham por conta de dificuldades na integração das empresas, problema que a presença de um planejamento de comunicação eficaz ajuda a resolver.
    Para os clientes e fornecedores, o trabalho bem feito de assessoria de imprensa e comunicações direcionadas trazem tranquilidade e esclarecem como as mudanças impactarão, ou não, a dinâmica produtiva, o que minimiza possíveis instabilidades comerciais e logísticas. Já para os investidores, a comunicação transparente e just in time é estratégica, visto que pode atrair novos investimentos e manter o interesse dos já existentes.
    A transparência foi destacada pela pesquisa realizada pela plataforma especializada em coleta e visualização de dados, a Statista já em 2021, quando evidenciou a importância da transparência e veracidade dos dados propagados durante processos de fusão e aquisição de empresas e sinalizou que 34% das operações falham devido às estratégias e objetivos que não foram bem articulados. Para evitar isso, a sinergia do board e a clareza nas decisões evitam a insegurança entre os funcionários, transmissão de [DCP1] informações precisas, o que enfraquece o famoso rádio peão, que fragiliza a cultura organizacional e compromete a operação. “O auxílio de profissionais da comunicação tem um impacto positivo na manutenção da cultura empresarial, por meio da propagação dos valores e objetivos da companhia, além de reafirmar o compromisso com a transparência e uma gestão humanizada, tão valorizada atualmente”, finaliza Silvana Piñeiro.
     
    Sobre a Smartcom: Agência de comunicação 360° com sedes em Curitiba e na Alemanha, a Smartcom difunde marcas no Brasil e no exterior por meio da gestão de redes sociais e sites, assessoria de imprensa, design, endomarketing, audiovisual e auditoria de posicionamento interno e externo. Seus braços na Argentina e Estados Unidos, além de profissionais de comunicação altamente qualificados, garantem a conexão perfeita entre a empresa e o cliente por meio da comunicação planejada e estratégica para os segmentos da indústria, associações, startups, escritórios de Advocacia, tecnologia, entre outros.
     

     

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    MILENA VITÓRIA PEREIRA DOS SANTOS
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Por que investir em Portugal é uma decisão inteligente em 2025?

    09/12/2024

    450 franquias em quatro anos: como Refuturiza pretende levar educação e empregabilidade de forma acessível para todo o país

    28/11/2024

    Como grandes empresas estão usando programas de fidelidade para ampliar as estratégias de marketing

    27/11/2024
    EM DESTAQUE

    Museu da Inclusão, no Memorial do América Latina, recebe exposição de jovem autista

    05/04/20240

    Presentes de Natal personalizados: Herbalife tem sugestões para cada perfil

    19/12/20230

    Check Point Software aprimora a detecção de phishing e malware

    04/09/20240

    SVO Secreto recebe ÀVUÀ em 12 de setembro

    03/09/20240

    Eliminando tarefas com o Tax Transformation

    08/03/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Estratégias de CRM para fidelização

    01/05/2025

    Como saber se meu tênis da Öus é original?

    17/01/2025
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.