A 54ª edição do Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial começou no Centro de Convenções de Florianópolis (Centrosul), na última quinta-feira (31), com mais de 3,2 mil otorrinolaringologistas de todo o Brasil. O evento seguirá até sábado (02/11) e contará com a presença de mais de 20 especialistas internacionais e 500 palestrantes brasileiros, que discutirão as mais recentes inovações e conhecimentos na área da saúde.
Ao longo dos três dias de evento, o congresso da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) contará com palestras, minicursos, painéis, mesas-redondas e simpósios sobre diagnósticos e terapias para rinite, rinossinusite, perda de olfato, surdez, tontura, cânceres de cabeça e pescoço, problemas da voz, problemas de comunicação e linguagem, entre outros problemas tratados por médicos otorrinolaringologistas.
Entre as autoridades científicas confirmadas estão pesquisadores e médicos de 13 países, como o Dr. Peter H. Hwang da Universidade de Stanford, EUA, referência em Rinologia; Dr. Richard Harvey da Universidade Macquarie e Hospital St. Vincent, Austrália, renomado em técnicas cirúrgicas de nariz e seios paranasais; e Dr. Teoman Dogan da Turquia, desenvolvedor da inovadora técnica de Teorrinoplastia.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente da ABORL-CCF, Dr. Fabrizio Romano, destacou alguns desafios vivenciados na otorrinolaringologia. “Temos enfrentando muitas questões relacionadas à invasão da especialidade e da profissão médica, além de remuneração, pacotização e de verticalização. São demandas que têm se tornado bem intensas e problemáticas, por isso, temos trabalhado fortemente e conseguimos avançar em vários aspectos. E ter um Congresso dessa magnitude, com recorde de público, mostra que o caminho está sendo feito da forma correta”, afirmou.
Saúde e solidariedade
A programação de atividades do 54º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia inclui a Marcha Atópica, um evento que promete unir solidariedade, conscientização sobre saúde e atividades esportivas. A concentração terá início às 6h30, na Beira Mar Norte, na Av. Jornalista Rubens de Arruda Ramos, 1990, no Centro da capital.
No local, os participantes terão a oportunidade de integrar um circuito de corrida ou caminhada de 3 km, assistir a palestras de especialistas e ouvir histórias inspiradoras de pacientes.
A Marcha Atópica é um movimento que busca aumentar a visibilidade das doenças atópicas, promovendo uma maior conscientização sobre essas condições e oferecendo apoio àqueles que convivem com os desafios diários dessas enfermidades. Esta edição será focada na Rinossinusite Crônica com Pólipos Nasais (RSCcPN), uma doença crônica que afeta a mucosa nasal e os seios paranasais, gerando pólipos através de um processo inflamatório, impactando a respiração e a qualidade de vida das pessoas.
Interessados em participar da marcha podem se inscrever pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/marcha-atopica-2024-floripa/2639252.
Serviço
54º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
Data: 31 de outubro a 2 de novembro
Local: Centrosul – Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro, Florianópolis (SC)
Programação: aborlccfcongresso.org.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CIDIANA REGINA DE PELLEGRIN
cidiana.pellegrin@midiaria.com