Cuidados com anúncios falsos criados com IA
Especialista da Caf alerta sobre técnicas de engenharia social utilizadas por criminosos para enganar consumidores durante período de promoções
A proximidade das festas de final de ano favorece o aumento no volume de compras online e cria um ambiente propício para a aplicação de golpes —um alerta que funciona tanto para os consumidores quanto para as empresas. Fraudadores utilizam sites e anúncios falsos para coletar informações pessoais e financeiras, como dados de cartões de crédito e identidade. O cenário, no entanto, tornou-se ainda mais desafiador com o uso de propagandas criadas por meio de inteligência artificial (IA), como destaca Vicente Soares, engenheiro de cibersegurança da Caf, empresa líder em identidade digital.
“Hoje estamos vendo um aumento significativo de personagens e figuras conhecidas que aparecem em vídeos falsos promovendo sites e ofertas enganosas”, explica Soares. “Por isso, é fundamental redobrar a atenção com anúncios e vídeos nas redes sociais e sempre conferir a fonte diretamente em sites oficiais. Tanto para consumidores quanto para empresas.”
Em 2024, segundo informações da empresa de análise de mercado Juniper Research, o valor global de fraudes no comércio eletrônico deve ultrapassar US$ 48 bilhões, com um aumento significativo impulsionado por golpes mais sofisticados que utilizam IA para criar anúncios falsos. Na América Latina, 3,7% das transações no e-commerce são fraudulentas, com um impacto de 20% na receita da região.
“Esses golpes não apenas geram prejuízos financeiros para os consumidores, mas também impactam diretamente as empresas, que perdem receitas significativas devido ao uso indevido de IA em atividades fraudulentas”, comenta Soares. “A solução mais eficaz para mitigar esses riscos é o investimento em ferramentas de combate à fraude, capazes de detectar padrões suspeitos em tempo real e proteger tanto os negócios quanto seus clientes.”
Diante deste contexto, confira quatro dicas para evitar fraudes de comércio eletrônico em períodos comemorativos:
Utilize cartão virtual: Evite transações via PIX, depósitos e boletos. Opte pelo pagamento com cartão, especialmente na versão virtual, mais segura para compras online. O cartão é rastreável, o que permite estornos sem problemas. Além disso, o cartão virtual oferece proteção extra e pode ser descartado em caso de vazamento de dados. Caso precise utilizar o PIX, evite usar seu CPF, visando a proteção de suas informações pessoais.
Fique atento a preços muito baixos: Tenha cautela com produtos com preços muito abaixo da média e faça uma boa pesquisa sobre o vendedor em questão. Neste contexto, é recomendável optar por adquirir produtos em lojas renomadas e bem avaliadas. Uma sugestão é consultar plataformas especializadas em análises de reputação de empresas, como o Reclame Aqui, ou acessar o site da Receita Federal para validar se os dados da loja batem com a página.
Cadastre senhas diferentes para cada site: Usar a mesma senha em vários sites é um grande risco de segurança. Caso um golpista obtenha sua senha, ele poderá tentar utilizá-la para acessar outras contas suas em outros serviços online. Isso pode levar a graves consequências, como a invasão de sua privacidade, roubo de informações pessoais e até mesmo prejuízos financeiros.
Evite clicar em links suspeitos: Esteja alerta para golpes de promoções falsas envolvendo lojas populares. Nesse esquema, você recebe uma mensagem no WhatsApp dizendo que ganhou um desconto e deve ativá-lo fornecendo um código via SMS. Não faça isso. Isso expõe o código de ativação de seu Instagram ou WhatsApp, levando à perda do acesso ao aplicativo. Proteja-se ativando a autenticação de dois fatores em todas as contas e evite compartilhar códigos solicitados via SMS ou WhatsApp.
Sobre a Caf
Fundada em agosto de 2019, a Caf oferece soluções inovadoras para identificação e proteção de usuários no ambiente digital. Especializada em identificação e reconhecimento facial, a empresa cria soluções de segurança para bancos, fintechs, marketplaces, transportadoras, e-commerces, negócios em criptomoedas e empresas de apostas esportivas, entre outras.
Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Toronto, Austin e Venâncio Aires, interior do Rio Grande do Sul, a startup tem em seu portfólio de clientes nomes como Magalu, Cora, OktoPay, Asaas, Winlink, Aiqfome e KTO.
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LUCIANA DA SILVA MESSA
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