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    Home»ECONOMIA»Dia das Mães: maioria dos brasileiros pretende comprar presentes para a data com investimento de até R$ 100
    ECONOMIA

    Dia das Mães: maioria dos brasileiros pretende comprar presentes para a data com investimento de até R$ 100

    10/05/202400
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    Pesquisa realizada pela Vinklo, plataforma de presentes que une tecnologia e inovação, mostra as intenções de compras e gastos dos brasileiros para o Dia das Mães. Os resultados destacam padrões de comportamento dos consumidores em relação à segunda data mais importante do setor varejista do País. Segundo dados coletados, 88% brasileiros pretendem comprar presentes nesta data. 

    “A pesquisa apresenta um cenário efetivo e verdadeiro sobre o perfil do consumidor e suas intenções de compras para o próximo Dia das Mães. Podemos concluir que, para conquistar os clientes é preciso dispor de diversidade, seja de produtos como em formas de pagamentos, e ofertas que os encham os olhos. Isso cativa o consumidor e proporciona uma melhor experiência de compra”, diz Erik Santana, CEO da Vinklo. 

    Investimento em Presentes

    A inflação e os valores elevados podem interferir no planejamento de gastos. O estudo revela que 57,18% dos entrevistados planejam gastar o mesmo valor investido no ano passado. Outros, 22,92% dizem que irão gastar menos que no ano passado e apenas 19,90% investirão mais nos presentes. Ainda sobre pretensão de gasto, 39,08% dizem que comprarão itens com valores entre R$ 50 e R$ 99,99. Outros 32,57% pretendem gastar até R$200 e apenas 4,10% comprarão presentes de mais de R$ 300.

    As formas de pagamento também podem ser um fator decisivo no valor final gasto nos presentes. Os formatos preferidos dos brasileiros são: 46,8% cartão de crédito e 39,23% PIX. Ainda que a possibilidade de parcelamento seja atrativa e facilite a compra – 42,34% dos ouvidos optarão por essa modalidade -, a maioria (57,66%) deve pagar os presentes à vista.

    “A facilidade do cartão de crédito e do PIX, sem dúvidas, fizeram com que esses métodos de pagamento sejam os preferidos dos brasileiros. Segundo a Federação Brasileira de Bancos, em 2023, foram quase 42 bilhões de transações por PIX e quase 17,8 bilhões via cartão de crédito. Hoje, seja online ou presencialmente, os lojistas precisam estar antenados às preferências dos consumidores e até oferecer diferenciais para quem opta por esses formatos de pagamento”, comenta o CEO.
     
    Fatores Decisivos de Compra 

    Oferecer condições especiais de pagamentos e apostar em promoções podem ser diferenciais definitivos na hora de escolher onde e como comprar. Os critérios mais analisados pelos participantes são: Ofertas e promoções (23,75%); Preço (23,34%) e Valor do Frete (12,22%).

    Metodologia da pesquisa

    Durante os dias 3 e 19 de abril de 2024, a Vinklo ouviu mais de 900 pessoas de todas as regiões do país, com mais de 17 anos e de gêneros diversos.

    A Vinklo tem o propósito de unir comodidade e praticidade em um único lugar, a fim de criar conexões e ajudar o público a fazer a escolha do presente certo para tornar os momentos de celebração ainda mais especiais. Comprar na plataforma é como ir a um shopping sem sair de casa e sem errar na escolha

    Confira os dados completos:
     

    Pretende comprar presente
    Porcentagem

    Sim
    88,76%

    Não
    11,24%

     

    Em relação ao Dia das Mães do ano passado, esse ano você pretende gastar:
    Porcentagem

    O mesmo valor
    57,18%

    Menos que no ano passado
    22,92%

    Mais que no ano passado
    19,90%

     

    Qual é o preço médio do(s) presente(s) que pretende comprar?
    Porcentagem

    R$ 50,00 a R$ 99,99
    39,08%

    R$ 100,00 a R$ 199,99
    32,57%

    Até R$ 49,99
    16,65%

    R$ 200,00 a R$ 299,99
    7,60%

    Mais de R$ 300,00
    4,10%

     

    Como você pretende pagar o(s) presente(s) neste Dia das Mães?
    Porcentagem

    Cartão de crédito
    46,97%

    PIX
    39,23%

    Cartão de débito
    10,29%

    Dinheiro
    3,51%

     

    Você pretende parcelar a compra do(s) presente(s)?
    Porcentagem

    Não, pagarei à vista
    57,66%

    Sim, pretendo parcelar
    42,34%

     

    Critérios de compra
    Porcentagem

    Ofertas e promoções
    23,75%

    Preço
    23,34%

    Preço do frete
    12,22%

    Diversidade de produtos
    10,88%

    Prazo de entrega
    9,55%

    Segurança e confiança
    7,16%

    Atendimento
    6,23%

    Disponibilidade imediata de produtos
    3,03%

    Conforto
    1,51%

    Possibilidade de verificar o produto pessoalmente
    0,99%

    Localização
    0,58%

    Disponibilidade de estacionamento
    0,35%

    Propaganda
    0,17%

    Decoração do local
    0,17%

    Outro
    0,06%

    Sobre a Vinklo
    A Vinklo é uma plataforma de presentes criada pela FestaLab Co, maior plataforma de convites online do Brasil, e tem como objetivo simplificar a escolha de um presente por meio da tecnologia. Fundada em 2022, a startup que já recebeu investimento dos principais fundos do Brasil, como Canary, Atlântico e Big Bets, oferece uma forma inovadora que une praticidade e eficiência para presentear alguém. Com algumas das maiores marcas e lojas do Brasil em sua plataforma, os presentes comprados pela podem ser entregues em qualquer cidade do Brasil.

     

     

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