A obesidade é um problema de saúde pública que se agrava a cada ano no Brasil. Uma projeção da Universidade Federal de Minas Gerais, publicada na revista Scientific Reports, aponta que mais de 30% da população brasileira estará obesa em 2030. Dados do Ministério da Saúde indicam que 22% já apresentam esse quadro. Para piorar, o estudo revela que a previsão é de que 9% estarão nos níveis 2 e 3, nos quais o risco de doenças como hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer aumenta significativamente.
A nutróloga Letícia Lucas explica que o aumento de peso e a obesidade são resultados de uma combinação de fatores genéticos, ambientais, psicológicos e comportamentais. “A genética pode influenciar a predisposição ao ganho de peso e a eficiência do metabolismo. Dietas desequilibradas, ricas em calorias e pobres em nutrientes, junto com a falta de atividade física, são causas ambientais comuns”, detalha a médica. Aspectos psicológicos, como o estresse e a alimentação emocional, além de condições médicas como hipotireoidismo e o uso de medicamentos específicos, podem contribuir para o ganho de peso. A obesidade pode desencadear uma série de doenças.
Portanto, perder peso não é apenas uma questão estética, mas também de saúde. É um processo extremamente difícil para grande parte da população. Pensando no combate efetivo à obesidade e em ajudar quem está acima do peso, a Dra. Letícia Lucas, uma das referências na área, desenvolveu o “Método Celebridade de Emagrecimento”, premiado em Dubai. “Para emagrecer, é preciso uma abordagem multidisciplinar que vise não apenas a perda de peso, mas também a promoção de um estilo de vida saudável e sustentável. No meu tratamento de emagrecimento, adoto uma abordagem integrada que visa proporcionar resultados eficazes e duradouros, considerando a individualidade de cada paciente. As estratégias incluem reeducação alimentar, reposição de vitaminas, regulação hormonal, saúde intestinal, atividade física e acompanhamento contínuo”, pontua.
O combate à obesidade, além de ajudar na saúde mental por causa da questão estética, é fundamental para a melhora da saúde cardiovascular, controle do diabetes, redução do risco de doenças crônicas, melhora da mobilidade e redução de dores, aumento da energia, melhora da qualidade do sono, melhora da função imunológica, maior expectativa de vida e melhora do desempenho sexual.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Salatiel Medeiros de Araújo
salatiel_araujo@hotmail.com