Segundo o relatório do Serasa Experian, cerca de 6,7 milhões de negócios brasileiros começaram este ano endividados. Somado, o valor da dívida é de aproximadamente R$128 bilhões, com destaque para o setor de serviços, que representa 54,9% das empresas. Contudo, para Juliano Dias, CEO da Meetz, startup que oferece soluções de prospecção e de sales engagement de ponta a ponta focada em B2B, não há motivo para se preocupar. O executivo aponta que a chegada do segundo semestre representa um bom momento para a revisão dos resultados e o investimento em novas estratégias para alcançar as metas e organizar as contas das companhias.
“O trabalho em equipe pode ser o maior aliado nesse momento, com a análise minuciosa de cada atividade realizada. Em muitos casos, a falta de organização das metas e resultados obtidos acaba se tornando o maior inimigo das empresas que precisam se recuperar de prejuízos acumulados ao longo do tempo”.
Juliano aponta que a tecnologia e parceiros estratégicos podem ajudar as empresas na organização e atingimento de metas e resultados. “Hoje, existem tecnologias direcionadas para diversos tipos de negócios, desde administração da empresa até organização de vendas. Por meio deste tipo de solução, a companhia é capaz de registrar, em nuvem, todas as informações do fluxo de trabalho e construir uma base de dados robusta. Isso pode facilitar, inclusive, uma tomada de decisão”, explica. Segundo o Report Founders Overview, de 2023, cerca de 52% das startups brasileiras oferecem SaaS, tirando do cliente a necessidade de baixar ou atualizar algo, já que tudo é rodado em cloud computing.
A digitalização indica também algo fundamental para o mercado B2B: a análise de dados. O especialista aponta que a revisão detalhada das informações é capaz de ajudar a gerar até mesmo o perfil de possíveis clientes. Com isso, a equipe comercial fica otimizada na hora de fazer prospecções e fechar negócios. “A análise de dados deve estar no centro das tomadas de decisões. Os dados oferecem uma visão 360º de tudo o que foi registrado e dá visibilidade para informações que poderiam estar ocultas em meio a outras demandas do dia a dia”.
Por fim, Dias indica a importância de entender exatamente o tipo de serviço oferecido e a necessidade do cliente. “Ao fornecer um serviço, é preciso saber encontrar um equilíbrio entre o que a empresa pode ofertar e a necessidade de quem está contratando. Nem sempre a primeira proposta estará de acordo. Mas, ao se ter em mente as metas a serem atingidas, a tendência é de que você consiga ser mais assertivo na entrega. Esse passo, no entanto, independe da aplicação ou não da tecnologia”.
Sobre a Meetz
A Meetz é uma startup que oferece soluções de prospecção e de sales engagement de ponta a ponta para negócios B2B, conectando seus clientes aos decisores das empresas que eles desejam atender. Com mais de 250 clientes em sua carteira, a startup usa plataforma própria, ferramentas de inteligência comercial e big data para encontrar e validar prospects com o perfil ideal para cada um dos seus clientes. Com pouco mais de três anos de operações, a empresa une a expertise de uma equipe de especialistas e processos bem estruturados à tecnologia e dados para gerar impacto positivo nos resultados de seus clientes.
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RAPHAELLA ABRAHÃO E ARAUJO
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