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    Home»ECONOMIA»Evento em BH promove a Gestão de marcas na arquitetura, como ferramenta para crescer o negócio
    ECONOMIA

    Evento em BH promove a Gestão de marcas na arquitetura, como ferramenta para crescer o negócio

    04/11/202400
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    No cenário competitivo atual, as marcas não são mais somente definidas apenas por seus produtos ou serviços, mas pela experiência completa que oferecem aos seus clientes e colaboradores. Cada interação, seja digital ou física, contribui para construir uma percepção de marca forte e coesa. 

    É nesse contexto que surge a convergência entre gestão de marcas e arquitetura, dois pilares essenciais para criar espaços comerciais que sejam ao mesmo tempo funcionais, atraentes e totalmente alinhados à identidade da marca. Uma pesquisa realizada em parceria pelas companhias Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, concluiu que 94% das empresas do país escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento. A pesquisa ocorreu durante o mês de 2023 e contou com 1.386 respondentes, membros de diversas equipes de empresas nacionais.

    Outra conclusão da pesquisa é que pouco mais da metade das empresas – 50,9% – destina de 1% a 2% do seu faturamento a ações de marketing digital e 17,5% destinam ainda mais: de 3% a 4% do seu faturamento. Já uma pesquisa realizada pela Gartner, empresa mundial especializada em pesquisa e consultoria em tecnologia da informação, apontou que os valores investidos em marketing saltaram de 6,4%, em 2021, para 9,5%, em 2022.

    O papel do Branding na experiência do seu espaço físico

    Branding, tradicionalmente, é o processo de criar uma identidade consistente que comunique o propósito, os valores e a visão de uma marca ao seu público. No entanto, o branding moderno vai além do logotipo e das cores corporativas. Ele abrange todas as formas de interação que os clientes têm com a marca, e isso inclui o espaço físico. 

    O ambiente onde uma marca se apresenta, seja uma loja, escritório ou coworking, precisa transmitir a essência da marca tanto quanto uma campanha publicitária. “Hoje, mais do que nunca, o branding vai além de uma identidade visual ou campanha de marketing. Ele está presente em cada detalhe do espaço físico onde a marca se manifesta. O ambiente em que seus colaboradores e clientes interagem é uma extensão da essência da marca, e é aí que entra a integração com a arquitetura. Vamos explorar juntos como o design físico pode ser um catalisador para fortalecer o posicionamento da marca.” destaca Igor Henrique, publicitário e CEO da Explore Branding

    Como apontado em teorias contemporâneas de brand experience, o espaço físico é um poderoso ponto de contato com o público. Ele precisa ser projetado para criar uma conexão emocional, moldando a percepção do cliente sobre a marca. E é aí que a arquitetura se torna fundamental.

    Rodrigo Teixeira, consultor de negócios, destaca que “Criar experiências significa ativar memórias emocionalmente fortes e associá-las com as características da marca, produtos e serviços, por isso precisamos planejar cuidadosamente que elementos sensoriais serão gatilhos para trazerem essas memórias e emoções à tona. E a arquitetura constrói vários deles como: gatilhos de tato, visão, olfato e audição”, afirma. 

    Arquitetura: Construindo Espaços Alinhados à Identidade da Marca

    A arquitetura tem a capacidade de transformar uma ideia abstrata em um ambiente tangível. Um espaço bem projetado pode comunicar as qualidades da marca, desde inovação e sustentabilidade, luxo e acessibilidade. Arquitetos que compreendem o valor do branding sabem como alinhar elementos como layout, materiais, iluminação e fluxo de pessoas com a narrativa de marca que o espaço pretende contar. 

    Stela Moleda, arquiteta e fundadora do PITTA.Concept, enfatiza que “espaços comunicam, projetar espaços é contar histórias. Vejo a arquitetura como uma ciência exatamente artística, onde cada indivíduo tem a liberdade de sentir, usar e interpretar. Este é o nosso manifesto no PITTA.Co, nosso propósito na arquitetura comercial é transmitir a alma da marca alinhada à estética e à funcionalidade no espaço físico, contar histórias que geram conexão e experiência do público/consumidor.”

    Como teorizado no campo do design sensorial, os elementos físicos do espaço afetam diretamente as emoções, comportamentos e impressões dos ocupantes. A disposição do ambiente, por exemplo, pode sugerir abertura e colaboração, ou privacidade e foco, dependendo do tipo de interação que a marca deseja promover.

    Explore Branding e PITTA.Concept: Evento Prático sobre Branding e Arquitetura

    É com essa visão em mente que, no próximo dia 14 de novembro de 2024, a WeWork Sergipe 1440, em Belo Horizonte, será o cenário de um evento exclusivo, organizado pela Explore Branding, em parceria com o PITTA.Concept, Vellozia e WeWork Brasil. Voltado para empreendedores e profissionais de design, o encontro explora, de maneira prática, como branding e arquitetura podem colaborar para criar ambientes que potencializam a identidade das marcas e impulsionam a produtividade e o bem-estar.

    Cronograma do Evento:

    18h00 – 18h50: Registro e Networking

    18h50 – 19h00: Abertura Oficial
    19h00 – 20h00: Roda de Conversa com Especialistas
    20h00 – 21h00: Networking

    Roda de Conversa: Branding e Arquitetura em Harmonia

    O ponto alto do evento será uma Roda de Conversa que reunirá especialistas para discutir as tendências e práticas mais inovadoras na integração entre branding e arquitetura:

    Stela Moleda, arquiteta do PITTA.Concept, trará sua expertise em projetar espaços que comunicam a essência das marcas por meio do design.
    Igor Henrique, especialista em branding e fundador da Explore Branding, destacará como o branding vai além da identidade visual, e como ele pode ser traduzido em experiências sensoriais e espaciais.
    Rodrigo Teixeira, consultor de negócios da Vellozia, atuará com sua expertise em negócios e cultura organizacionais, garantindo que as discussões tragam insights práticos e aplicáveis para os participantes.

    Networking: Oportunidade para Conexões e Colaborações

    Após a roda de conversa, das 20h00 às 21h00, o evento abrirá espaço para networking. Esse momento será dedicado a promover a interação entre profissionais de diversas áreas, possibilitando a troca de ideias, experiências e potenciais colaborações. Uma chance imperdível para quem busca expandir sua rede de contatos e se inspirar em novos projetos.

    Informações Gerais:

    Data: 14 de novembro de 2024
    Local: WeWork, Rua Sergipe, 1440, Savassi, Belo Horizonte/MG
    Horário: 18h00 às 21h00
    Ingressos: Disponíveis no Sympla (QR code obrigatório para entrada)

    Realização: Explore Branding, PITTA.Concept, WeWork Brasil e Vellozia.

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    PATRICK BRYAN FERREIRA NASCIMENTO
    [email protected]

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