Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025

    Móveis planejados para otimizar espaços compactos

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    domingo, maio 11
    EM DESTAQUE
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    • Como identificar uma bolsa de marca original?
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»ECONOMIA»Eventos gastronômicos devem movimentar R$25 bilhões na economia brasileira em 2024
    ECONOMIA

    Eventos gastronômicos devem movimentar R$25 bilhões na economia brasileira em 2024

    13/04/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Com o número de eventos em alta – muito devido ao boom dos festivais gastronômicos e musicais nos últimos anos – a previsão de faturamento do setor para 2024, de acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), é de 75 bilhões de reais. Essa projeção total está diretamente relacionada a apenas três segmentos: esportes, música e gastronomia – cada um representando um terço do montante, ou seja R$25 bilhões. 

     

    Criado em Nova York e trazido para o país há 17 anos pelo idealizador da Brasil Restaurant Week, Fernando Reis, o objetivo do festival, que oferece menus completos (com entrada, prato principal e sobremesa) a preços fixos de R$54,90 a R$149,00 em  diferentes restaurantes, é gerar acesso aos amantes da boa gastronomia e movimentar o mercado gastronômico em períodos de baixa sazonalidade. Durante o evento – atualmente presente em mais de 20 cidades brasileiras e com edições de um mês de duração – os estabelecimentos oferecem um menu especial, temático e com harmonizações diferenciadas para levar experiências incríveis aos clientes. 

     

    Com duas edições por ano na capital paulista, a última São Paulo Restaurant Week, realizada no segundo semestre de 2023, reuniu 210 restaurantes e impactou 272.160 pessoas. “Foram vendidos 209.790 menus durante um mês. Isso rendeu mais de R$24 milhões de faturamento”, explica Fernando Reis. Já a 30ª edição – há um ano – impactou 318.262 pessoas e gerou um faturamento de mais de R$28 milhões com a venda de 238.607 menus.  

     

    “Nossas vendas aumentam em 20% durante a São Paulo Restaurant Week. Além disso, temos clientes que conheceram o restaurante a partir do festival e viraram cativos; e isso agrega muito para a gente. Então, para os estabelecimentos participantes vale muito a pena. Mas, é importante se programar direitinho para que não haja falhas durante esse período de aumento do movimento. Ou seja, é imprescindível ter disponível tudo o que está sendo oferecido no cardápio, por exemplo”, conta o sócio-proprietário do Marialva Cozinha Portuguesa, Luciano Rodrigues, que já participa há 3 anos da iniciativa. 

     

    A iniciativa abrange diversas  especialidades gastronômicas, desde a tradicional comida brasileira, passando pela italiana, argentina, mexicana, mediterrânea e japonesa, até os pratos autorais. “O intuito é democratizar a boa gastronomia. Então, esta é uma oportunidade de degustar pratos autênticos e culturais naquele restaurante renomado que você sempre teve vontade de conhecer, e a um valor fixo. E para o restaurante é uma ótima oportunidade de divulgar o seu estabelecimento e faturar com o aumento das vendas ”, finaliza Fernando.

     

    Ação social

    Além de estimular o mercado gastronômico, a São Paulo Restaurant Week também tem como um dos seus objetivos a transformação social. A cada menu vendido durante o festival, é estimulada a doação de R$2,00 para o Projeto Chef Aprendiz, que aposta na gastronomia como ferramenta para capacitar jovens entre 17 e 20 anos em situação de vulnerabilidade social. Na edição passada, por exemplo, os restaurantes que mais arrecadaram foram Camarões, Paellas Pepe e La Piadina. Saiba mais sobre o projeto em:  chefaprendiz.com.br/sprw-doacao

     

    32ª edição 

    A próxima São Paulo Restaurant Week acontece de 19 de abril a 19 de maio. Para garantir as melhores experiências, o festival conta com quatro categorias de menus no almoço e/ou jantar:

     

    Tradicional: R$54,90 no almoço e R$69,90 no jantar.

    Plus: R$68,80 no almoço e R$89,90 no jantar.

    Premium: R$89,00 no almoço e R$109,00 no jantar.

    Diamond: R$109,00 no almoço e R$149,00 no jantar.

     

    A lista com os restaurantes participantes, os detalhes dos menus e os dias de participação de cada um deles estarão no site em breve. Acompanhe: restaurantweek.com.br e @restaurantweekbrasil.

     

    Serviço

    32ª São Paulo Restaurant Week

    Data: 19 de abril a 19 de maio 

    Saiba mais em: www.restaurantweek.com.br  e @restaurantweekbrasil

     

    Sobre a Restaurant Week

    Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 17 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, o festival movimenta e aquece o mercado gastronômico em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas. 
     

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Por que investir em Portugal é uma decisão inteligente em 2025?

    09/12/2024

    450 franquias em quatro anos: como Refuturiza pretende levar educação e empregabilidade de forma acessível para todo o país

    28/11/2024

    Como grandes empresas estão usando programas de fidelidade para ampliar as estratégias de marketing

    27/11/2024
    EM DESTAQUE

    Smart Cities: como os investimentos em infraestrutura podem tornar as cidades mais inteligentes

    17/06/20240

    Apresentador JP Vergueiro foi o responsável pela entrega do Troféu Band Folia 2024

    22/02/20240

    Pluxee lança plataforma própria de integração de e-commerce para estabelecimentos

    15/07/20240

    Trabalhar fora do país e sem sair de casa segue em alta

    30/03/20240

    Santos: Polícia Civil encontra “armazém” de facção criminosa durante operação

    08/02/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Miss Bumbum Iza Zanka vira atriz de filmes adultos para famosa produtora

    21/03/2024

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Estratégias de CRM para fidelização

    01/05/2025
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.