A Farmax, uma das principais plataformas de gestão de marcas focadas em beleza, saúde e bem-estar do Brasil, acaba de assinar um acordo, sujeito à aprovação do CADE, para a entrada de dois novos sócios – os fundos de investimento Lazuli Partners e Vidya Capital. A Lazuli e a Vidya passarão a compor o controle da plataforma juntamente com a Vinci Partners, intensificando a agenda de criação de valor da Farmax após ter sido adquirida pela Vinci em 2021.
O aporte é de R$ 200 milhões, a maior captação de recursos da história da Farmax desde sua fundação. O Grupo conta agora com três acionistas e ganha ainda mais força para continuar seu ritmo acelerado de crescimento, consolidando-se como uma das maiores plataformas de bens de consumo do país. Além do aporte primário no caixa da Farmax, a transação contempla um pagamento, de valor não divulgado, aos atuais acionistas da Companhia.
Com a entrada da Vinci, a companhia evoluiu para um desenho empresarial de grupo, fortalecendo não só a agenda de M&A, com a aquisição das marcas Sanavita e Negra Rosa, como também a geração de valor no portfólio existente, que conta com marcas líderes ou de destaque em seus respectivos mercados de atuação.
O objetivo é acelerar ainda mais o crescimento diante de diversas oportunidades orgânicas e inorgânicas presentes no setor. De acordo com Gabriel Felzenswalb, Co-Head de Private Equity da Vinci Partners, a entrada de novos investidores é resultado da boa performance do Grupo e vem para somar nesse trabalho. “Esses recursos vão permitir que o crescimento seja ainda mais acelerado, que é o nosso objetivo desde o início das negociações”, destaca.
Desde a entrada da Vinci em 2021, o Grupo registrou crescimento de cerca de 70% no seu faturamento e irá acumular mais de 260 lançamentos até o final do ano. Além disso, nesse primeiro ciclo de gestão, houve a consolidação do time de líderes executivos da companhia, a construção da estratégia de suas marcas e o alto investimento no desenvolvimento de novos produtos e na criação de um novo centro logístico, frentes que se mostraram pilares fundamentais para o crescimento acelerado da empresa.
A estrutura de governança ficará ainda mais robusta com a entrada dos novos acionistas, que vão agregar não só experiência em áreas diversificadas da economia, como também trazer importantes relacionamentos para o negócio. “Escolhemos a Farmax para o nosso primeiro investimento porque vislumbramos a possibilidade de crescimento acelerado e a abertura de novas frentes, clientes, canais e categorias. Criamos o fundo para investir em empresas que sejam geradoras de caixa, mas com forte entrega de valor ao consumidor final, e o Grupo vive um momento especial em relação a isso”, afirma Rodrigo Galindo, chairman da Cogna Educação e fundador da Vidya Capital.
“O Grupo é reconhecido pela agilidade e eficiência operacional, amplitude dos canais de distribuição e entrega de valor diferenciado ao consumidor, além de um crescimento muito acima da média do setor. Agora, com a nossa entrada, esperamos contribuir com esse processo de expansão de maneira ainda mais acelerada, sem perder a essência e os valores”, ressalta o sócio-fundador e CEO da Lazuli Partners, Carlos de Barros, que tem mais de 18 anos de experiência profissional com private equity e gestão de empresas.
Visão de futuro
Os novos recursos serão aportados em diversas frentes, mas sobretudo no fortalecimento das marcas, na verticalização da cadeia de produção e, principalmente, na aquisição de novas empresas. Esse movimento de aquisição deve continuar no segmento de beleza e bem-estar, ampliando o portfólio e os canais de distribuição. Atualmente, o grupo produz aproximadamente 250 milhões de unidades de produtos por ano, que chegam em 95% das farmácias brasileiras.
A meta de alcançar a receita líquida de R$ 1 bilhão em 2026 segue em linha com o plano, com a Companhia tendo atingido taxas de crescimento superiores ao planejado nos primeiros anos após sua aquisição. “Além dos recursos financeiros para acelerar o crescimento, os gestores dos fundos trazem um histórico importante de construção de plataformas de sucesso. Essa experiência será essencial para consolidar o Grupo como uma das maiores plataformas de bens de consumo do país. Estamos muito focados nos resultados e em gerar valor a partir do impacto social positivo para a sociedade, dois pilares fundamentais para o nosso trabalho”, reforça o CEO da Farmax, Ronaldo Ribeiro.
Sobre a Farmax
A companhia é uma das principais companhias do setor de beleza, saúde, e bem-estar do Brasil, com um legado de mais de 40 anos de história. Em novembro de 2021, foi adquirida pelo fundo de investimentos Vinci Partners, aquisição essa que deu início a um novo ciclo de crescimento e preparação para os desafios do futuro. Desta maneira, a Farmax evoluiu para um desenho empresarial de grupo, hoje formado por quatro empresas que atuam em sinergia: Farmax Indústria, Farmax Distribuidora, Negra Rosa e Sanavita. Com duas unidades produtivas localizadas em Divinópolis-MG e Piracicaba-SP, a Farmax atua com o conceito de anywhere office e hoje possui 1,2 mil colaboradores em vários locais do país. A Companhia tem como proposta de valor manter a essência do cuidado e reforçar o atributo de qualidade combinado ao compromisso de facilitar o acesso: com preços competitivos, portfólio especializado, presença em múltiplos canais e capilaridade territorial. Para mais informações, acesse o site.
Sobre a Vinci Partners
A Vinci Partners é uma das maiores gestoras independentes de investimentos alternativos do Brasil, com ações listadas na Nasdaq sob o ticker VINP. Reconhecida como referência no mercado brasileiro, a Vinci Partners oferece um portfólio diversificado de estratégias de investimento e soluções alternativas, além de um modelo de negócio único, focado em alta performance.
Sobre a Vidya Capital
A Vidya Capital é uma empresa de investimentos em private equity focada em desenvolver e acelerar o crescimento das suas investidas. Seus sócios têm background em gestão de empresas, tendo atuado por mais de 15 anos como CEOs, Gestores, Chairmans ou Conselheiros de grandes organizações. A Vidya cria valor apoiando a gestão das suas investidas via atuação nos conselhos de administração, participando das decisões estratégicas das companhias em todas as etapas do ciclo de investimento, acelerando a profissionalização da gestão, expansão orgânica e/ou inorgânica incluindo a otimização da estrutura de capital e entrada no mercado de capitais.
Sobre a Lazuli Partners
A Lazuli Partners é uma gestora de private equity fundada em 2022 por Carlos de Barros e Bruno Alves, sócios com ampla experiência atuando em conjunto. Carlos, graduado pela Stanford University, tem mais de 18 anos de trajetória profissional, com passagens pela KKR, Gávea Investimentos, DNA Capital e Grupo Dasa, onde atuou como CEO, CFO e Diretor Geral de Diagnósticos. Bruno tem mais de 16 anos de experiência em private equity, tendo atuado como sócio sênior na Gávea Investimentos e com passagem pela Merrill Lynch Global Private Equity. A Lazuli se destaca pela experiência de investimentos e gestão de seus sócios, e por seu sistema proprietário de geração de valor em empresas investidas. Além da Farmax, a Lazuli investe na Blue Health, empresa líder nacional na venda e locação de equipamentos de diagnóstico clínico e por imagem.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BRUNELLI CASALI DUARTE
brunelli.duarte@inpresspni.com.br