Em uma explosão de cores e talentos, jovens da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) transformaram, na última segunda-feira (07/10), o ginásio do Sesc Jundiaí em um símbolo de esperança e superação durante o V festival “Ginástica para Todos (GPT)”. Sob as luzes dos refletores, em um espaço montado especialmente para o evento, cerca de 130 adolescentes de 13 centros socioeducativos do Estado de São Paulo demonstraram que a educação física, por meio das ginásticas rítmica, artística e acrobática, além de danças contemporâneas, pode ser um poderoso agente de transformação.
Na abertura, o gerente do Sesc Jundiaí, Wagner Dini de Castro, deu as boas-vindas e destacou a importância da iniciativa: “É uma honra participar deste evento que reforça a parceria com a Fundação CASA. Hoje, celebramos a transformação por meio da arte com este festival. Eventos como este oferecem oportunidades para os jovens expressarem seus talentos e acreditarem em seu potencial”.
O superintendente pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, reforçou o impacto da parceria com o Sesc Jundiaí: “É uma grande satisfação ver a continuidade desse festival. A dedicação dos nossos adolescentes e profissionais demonstra o quanto o esporte e a arte podem contribuir para a reintegração social”.
Com 20 performances, o palco se tornou um espaço de expressão e superação, onde os adolescentes saltaram e dançaram, preenchendo o ambiente com uma energia contagiante. Para João Victor (nome fictício), um dos participantes, o festival foi uma experiência inesquecível: “Nunca tinha dançado em um lugar tão grande. Esse momento me faz sentir que posso ir mais longe e realizar meus sonhos”, ressaltando a importância de oportunidades como essa na vida dos jovens.
Entre as apresentações, os adolescentes do CASA Maestro Carlos Gomes, localizado em Campinas, criaram uma torre humana na performance “Futebol e Alegria”, ao som da música “País do Futebol”, de MC Guimê com Emicida. O CASA Juquiá, da capital paulista, retratou as fases da vida em “Gerações”. Já o CASA Feminino Chiquinha Gonzaga, localizado na cidade de São Paulo, com uma coreografia vibrante, utilizou fitas coloridas para transmitir a influência das cores em nossas vidas, ao som de um remix com músicas de Michael Jackson e Whitney Houston.
Outras performances vibrantes incluíram a releitura do clássico “Rei Leão”, realizada pelo CASA Guarujá, e a adaptação da dança tribal Haka Maori, pelo CASA Irapuru I, que representou a força e a unidade da tribo. No encerramento, o CASA Irapuru II trouxe uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente com uma coreografia que destacou o aquecimento global, deixando uma importante mensagem de alerta: “Conservar para as futuras gerações”.
Após as apresentações, os jovens receberam troféus e certificados pela participação no festival, reconhecendo seu esforço e talento. Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, “eventos como o ‘Ginástica para Todos’ são fundamentais para mostrar que esses jovens têm potencial e podem se destacar em suas vidas. Aqui, os adolescentes aprendem a acreditar em si mesmos e em seu futuro”.
Desde 2019, o festival “Ginástica para Todos (GPT)” se tornou um espaço de expressão e desenvolvimento para adolescentes em medida socioeducativa de internação, tanto nos centros masculinos quanto femininos. Por meio da prática de ginástica e atividades culturais, a iniciativa oferece uma alternativa positiva e enriquecedora, permitindo que os jovens descubram suas capacidades e talentos.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS VINICIUS DE FARIAS SALGADO
matheusvinicius.jornalista@gmail.com