Um dos principais objetivos profissionais da maioria das pessoas é alcançar cargos de liderança, mas mesmo as pessoas que chegam a esse nível muitas vezes têm uma ideia distorcida do que é realmente ser um líder.
De acordo com o advogado Sérgio Vieira, a liderança está fortemente ligada a entender e saber lidar com pessoas.
“Ser líder não é ter um cargo, é entender de pessoas, como costumo dizer, 100% dos seus clientes são pessoas, 100% dos seus colaboradores são pessoas, então como você vai entender de negócios se não entende de pessoas?”.
“Um grande erro é ficar constantemente preso à técnica, a processos rotineiros, divisão de tarefas e etc., o que é importante, mas sempre precisa ser direcionado, por exemplo, por entender quem tem mais habilidade com qual tarefa, como motivar a equipe e coisas mais humanas que processos rotineiros”, explica Sérgio Vieira.
A importância da disciplina para ser um bom líder
Outro fator igualmente importante e que pode ser um grande diferencial para um bom líder é a disciplina, destaca Sérgio Vieira.
“A disciplina traz consistência, foco e organização nas suas tarefas e isso é fundamental para o seu sucesso profissional. Líderes disciplinados estabelecem metas mais claras, seguem rotinas mais eficientes e mantêm o compromisso com o sucesso da equipe, algo que inspira confiança e respeito para com a equipe”, afirma.