O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolherá um novo desembargador suplente para o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). A lista tríplice para o cargo foi definida neste mês pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
Os nomes que concorrem à vaga são: Iuri do Lago Cavalcante Reis, Cristina Maria Gama Neves da Silva e Andrea Saboia de Arruda. Após passar pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a lista será entregue ao presidente Lula, que escolherá o novo desembargador suplente para o próximo biênio.
Conheça os advogados que concorrem ao cargo:
Iuri Cavalcante Reis
Iuri do Lago Nogueira Cavalcante Reis é doutorando e mestre em Direito Penal Econômico e Desenvolvimento pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento (IDP), além de sócio-fundador do escritório de advocacia Cavalcante Reis Advogados.
Possui Master of Laws em direito empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e é integrante da Comissão de Juristas do Senado Federal criada para elaborar e consolidar a proposta do novo Código Comercial Brasileiro. O advogado também é autor de livros, pareceres e artigos jurídicos.
Antes de montar seu próprio escritório, Reis atuou como coordenador do Rodrigo Mudrovitsch Advogados e trabalhou como assistente jurídico no Santoro Fonseca Advogados, do ex-subprocurador-geral da República.
Cristina Maria Gama
Cristina Maria Gama Neves da Silva é advogada e sócia de Lacombe e Neves da Silva Advogados Associados. Tem pós-graduação em direito constitucional pelo Instituto de Direito Público (IDP) e mestrado em direito constitucional pela University of California, em Berkeley, nos Estados Unidos. Ela também é especialista em Direito Constitucional pelo IDP e em Teoria Crítica em Direitos Humanos pela Universidad Pablo Olavide (Sevilha).
Andrea Saboia
Andrea Saboia de Arruda é advogada de carreira da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e fundadora do escritório Andrea Saboia Advocacia. Mestre em direito constitucional, ela já trabalhou no Banco do Brasil, no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT),na Advocacia-Geral da União (AGU) e na Defensoria Pública do Distrito Federal.
Posse
Atualmente, o cargo de desembargador substituto do TRE-DF é ocupado pelo advogado Diego Barbosa Campos. O novo desembargador eleitoral suplente tomará posse após o fim do mandato de Campos, que encerra em 20 de abril.