Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025

    Móveis planejados para otimizar espaços compactos

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quarta-feira, maio 21
    EM DESTAQUE
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    • Como identificar uma bolsa de marca original?
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»ECONOMIA»Mais da metade das fintechs de crédito planeja investir em Inteligência Artificial nos próximos dois anos, aponta pesquisa
    ECONOMIA

    Mais da metade das fintechs de crédito planeja investir em Inteligência Artificial nos próximos dois anos, aponta pesquisa

    21/08/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    São Paulo, 21 de agosto de 2024: Em meio ao avanço da Inteligência Artificial em todas as verticais da economia global, as fintechs de crédito brasileiras, que já nasceram empregando as mais recentes tecnologias em suas operações, têm hoje a IA como ferramenta central para aprimorar seus negócios. 

    Segundo a Pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2024, realizada pela Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) e pela PwC Brasil, 53% das empresas do setor planejam investir no recurso nos próximos dois anos – em segundo e terceiro lugar, respectivamente, aparecem Machine Learning/Deep Learning (23%) e Blockchain/Distributed technologies (18%). 

    As conclusões do estudo apontam que o setor de crédito digital já emprega IA para modelagem e avaliação de crédito, com o objetivo de determinar adequadamente a elegibilidade do consumidor ao crédito e as taxas mais adequadas a serem cobradas. 

    Com a chegada da IA generativa, no entanto, o foco do uso da tecnologia se desloca para automação de processos. “Especialmente em funções voltadas ao atendimento ao consumidor, o que pode melhorar significativamente a produtividade e transformar a interação entre empresas e clientes, permitindo que robôs respondam de forma contextualizada às dúvidas dos usuários”, pontua o levantamento. 

    Nesse contexto, a pesquisa ainda revela que tecnologias como o blockchain, por exemplo, têm perdido tração devido a desafios regulatórios e a um mercado marcado por complexidades. 

    “As inovações tecnológicas sempre desempenharam papel importante no modelo de negócio das fintechs de crédito, possibilitando a entrega de soluções e produtos disruptivos. Com a expansão do uso da Inteligência Artificial e com a chegada dos recursos de IA generativa, projetamos que o setor de crédito digital seguirá impulsionando a transformação digital financeira”, afirma Claudia Amira, diretora-executiva da ABCD. 

    A Pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2024 destaca ainda que as fintechs mantiveram o crescimento e expandiram sua atuação em 2023, concedendo R$ 21,1 bilhões em crédito, volume que representa um aumento de 52% em relação ao ano anterior. Além disso, indica um cenário de forte demanda por soluções de crédito digital. Entre 2022 e 2023, as empresas do setor registraram crescimento de 79% no número de clientes pessoas físicas, chegando a 46,7 milhões no Brasil. 

    O estudo completo pode ser acessado em https://creditodigital.org.br/estudos/. 
     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    PEDRO HENRIQUE DE CARVALHO CASSIANO
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Por que investir em Portugal é uma decisão inteligente em 2025?

    09/12/2024

    450 franquias em quatro anos: como Refuturiza pretende levar educação e empregabilidade de forma acessível para todo o país

    28/11/2024

    Como grandes empresas estão usando programas de fidelidade para ampliar as estratégias de marketing

    27/11/2024
    EM DESTAQUE

    Softtek abre inscrições para evento online e gratuito sobre tecnologia, inovação e alta velocidade

    18/11/20240

    A Importância da marca para o sucesso dos negócios (16/07)

    15/07/20240

    Shopping Center Norte lança campanha de Dia das Mães em parceria com a Kopenhagen

    03/05/20240

    DER: restauração da ponte sobre o Rio Taquari exige trabalho até de mergulhadores

    03/01/20241

    Estoque na palma da mão: gerenciamento inteligente de produtos pode “salvar” Black Friday no varejo

    01/11/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Estratégias de CRM para fidelização

    01/05/2025

    Como saber se meu tênis da Öus é original?

    17/01/2025
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.