Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025

    Móveis planejados para otimizar espaços compactos

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quarta-feira, maio 21
    EM DESTAQUE
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    • Como identificar uma bolsa de marca original?
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»Uncategorized»Mais de 146 mil objetos foram esquecidos nos transportes metropolitanos em 2023
    Uncategorized

    Mais de 146 mil objetos foram esquecidos nos transportes metropolitanos em 2023

    19/01/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    DownloadGoverno de SPAchados e perdidos no Metrô e CPTM

    Quase 147 mil itens foram encaminhados no ano de 2023 para as Centrais de Achados e Perdidos (CAPs) das empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM).

    Os itens campeões mais encontrados nos CAPs foram documentos como cartões, RGs e bilhetes de transportes. Alguns pertences inusitados também foram encontrados, como por exemplo: muleta, lavatório, malas de viagem, carrinhos de bebê e de supermercado, objetos sexuais e até pandeiro.

    Em 2023, a Central de Achados e Perdidos da CPTM registrou 68.035 itens esquecidos por passageiros e foram devolvidos 21.452 para seus donos. A busca ativa da CPTM – tarefa investigativa envolve cruzamento de informações, por meio de sites e bancos de dados diversos, visando à identificação de um possível contato do proprietário – foi responsável pela devolução de 10.146 (ou 47,3%). A equipe realiza uma pesquisa minuciosa a partir de indícios nem sempre evidentes. A busca ativa passa por etapas de procura em cadastro de usuário da CPTM e outros sistemas de transporte, além de consultas ao Diário Oficial, contato com organizações, instituições e pessoas que podem servir de intermediários.

    No Metrô, ao longo de todo o ano passado, foram 75.050 objetos recolhidos. A Central de Achados e Perdidos do Metrô (CAP) cuida dos itens encontrados nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela (operada pela ViaQuatro) e 15-Prata. Do total de itens perdidos pelos passageiros este ano, 22.558 foram devolvidos.

    As centrais das concessionárias gerenciadas pela EMTU receberam aproximadamente 3.612 objetos e 250 itens foram retirados pelos passageiros .

    Procedimento
    Os documentos ficam guardados por 60 dias nas centrais do Metrô e da CPTM e por 90 dias na central do Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira (Campinas), na central do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e na central dos ônibus e VLT da Baixada Santista. Depois desse prazo, são entregues ao órgão emissor. Outros objetos são armazenados durante o mesmo tempo antes de serem doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSP).

    Para as linhas metropolitanas que não operam no Corredor ABD, os passageiros devem entrar em contato diretamente com a empresa operadora.

    Fique atento!
    Para evitar a perda de objetos e documentos, os passageiros devem ficar atentos aos itens que estão sendo transportados e checar se estão com todos os seus pertences antes do desembarque. É importante também que os itens tenham sempre algum tipo de identificação, o que facilita a localização do proprietário e a devolução.

    Serviço:
    Centrais de Achados e Perdidos

    CPTM – Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
    Local: Estação Palmeiras-Barra Funda
    Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados
    Contato: 0800 055-0121 ou pelo e-mail [email protected]

    Metrô – Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 15-Prata
    Local: Estação Sé
    Horário: segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, exceto feriados.
    Contato: 0800-770 7722, ou pelo site do Metrô (https://www.metro.sp.gov.br) – As consultas de documentos e objetos identificados podem ser realizadas por meio destes canais.

    EMTU
    Central Achados e Perdidos Região Metropolitana de Campinas
    Local: Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira
    Endereço: R. Dr. Ricardo, 233 – Centro, Campinas
    Horário de atendimento: das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sábado
    Telefone: (19) 3231-8590

    Central de Achados e Perdidos do Corredor ABD (EMTU/Next Mobilidade)
    Local: Terminal Metropolitano Ferrazópolis
    Endereço: Rua Pedro Henry, n.º 250 – Vila Olga, São Bernardo do Campo/SP
    Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
    Telefone: (11) 4335-3232

    Concessionária Internorte (Guarulhos e região)
    Endereço: Rua Deputado Ulisses Guimarães 330 – Bairro Santo Agostinho / Guarulhos-SP
    Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 18h
    Telefone: (11) 3377-3373

    Central de Achados e Perdidos Baixada Santista
    Endereço: Rua Francisco Emílio de Sá Júnior n° 335 Jóquei Clube- São Vicente
    Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h

    Vale do Paraíba/Litoral Norte
    A Gerência Regional do Vale do Paraíba pode encaminhar o passageiro às operadoras que atendem a região pelo telefone (12) 3933-5628.

    Bilhetes – Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br

    Secretaria dos Transportes Metropolitanos
    A STM cuida diariamente do transporte de 8,5 milhões de passageiros, na média dos dias úteis. São passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, estas quatro últimas concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.

    Plantão de imprensa STM: (11) 97150-4932

    O post Mais de 146 mil objetos foram esquecidos nos transportes metropolitanos em 2023 apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

    Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

    Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
    U | U
    U

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Como o canabidiol tem sido utilizado em pesquisas sobre doenças neurológicas

    12/03/2025

    Quais são as vantagens e desafios das baterias solares?

    12/03/2025

    Como identificar vazamentos de água com rapidez no seu imóvel na zona sul

    27/12/2024
    EM DESTAQUE

    Férias escolares: Atrações divertidas para toda a família no Central Plaza Shopping

    18/01/20240

    Indústria de Software e Serviços de TIC deverá crescer 6,8% em 2024, aponta estudo da Softex

    28/08/20240

    Resultado do Provão Paulista e a primeira chamada para as matrículas devem sair dia 26

    02/01/20240

    Unimed Goiânia e Sicoob UniCentro Br estão presentes na 22ª edição do festival Bon Odori

    20/08/20240

    Carnaval de São Sebastião: folia segura e inesquecível no Litoral Norte Paulista

    16/02/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Estratégias de CRM para fidelização

    01/05/2025

    Como saber se meu tênis da Öus é original?

    17/01/2025
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.