A poetisa e Iyalorixá Martha Sales, autora do livro “Okum D’orin: A poesia que vem do mar”, foi convidada para participar da Mostra Poesia Cinética na Casa Gueto, durante a FLIP, com a sua vídeo poesia “Travessia”, no dia 12 de outubro, às 20h.
“Travessia” é uma viagem poética a partir dos versos de “Okum D’orin” e imagens da Festa de Mar, uma celebração anual à Yemanjá, a orixá das águas, que acontece em Aracaju/SE.
A vídeo poesia mergulha na ancestralidade, na força feminina e na profunda conexão com Yemanjá. “A obra conduz o público através da poesia para outra cosmopercepção, alinhada às experiências e vivências na relação com os Orixás”, argumenta a autora.
Trata-se de uma tradução poética do fluxo constante da vida, da jornada entre o sagrado e o profano, conduzindo-nos a um lugar mítico da África, presente não apenas na memória, mas também revivido em cada ritual e símbolo das religiões afro-brasileiras. Atravessando as águas, os africanos escravizados chegaram ao Brasil, trazendo consigo a rica cultura e a fé ancestral. Esses mesmos mares, simbolicamente e como elemento primordial, representam a “Travessia” para uma África distante no tempo e no espaço, mas ao mesmo tempo tão próxima através dos reencontros, da experiência e das conexões que se estabelecem incessantemente com essa ancestralidade.
.
A participação de Martha Sales na Mostra Poesia Cinética na Casa Gueto é um momento especial, onde a poesia se torna um fluxo dinâmico, em constante movimento, e a imagem se transforma em uma experiência sensorial única.
Sobre Martha Sales:
Iyalorixá e professora licenciada em Sociologia, Martha Sales é especialista em Antropologia e pós-graduanda em Cinema e Linguagem Audiovisual. Dedica-se à pesquisa e difusão da cultura afro-brasileira e é membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e da Sociedade de Estudos Étnicos, Políticos, Sociais e Culturais Omolàiyé e coordena o espaço de Arte, Cultura e Educação Omiró-CASA DE MAR.
SERVIÇO:
Mostra de poesia cinética na Casa Gueto com a participação da vídeo poesia “Travessia” da autora Martha Sales.
Quando: dia 12 de outubro, às 20h – na Casa Gueto.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
jornalista.tamyristorres@gmail.com