Com as festas de fim de ano se aproximando, muitos já começam a pensar na necessidade de perder peso para aproveitar ainda mais as delícias da época. Para quem busca uma solução saudável e eficiente, reduzir cerca de 500 calorias da ingestão diária pode ser a chave para alcançar esse objetivo, sem recorrer a dietas restritivas.
O Prof. Dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo, Fellow da Obesity Society FTOS – USA e Presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), explica que essa estratégia de déficit calórico pode levar a uma perda gradual de peso, o que é mais sustentável a longo prazo. “Consumir 1.500 calorias por dia, ao invés das 2 mil recomendadas para a maioria dos adultos, gera um déficit de 3.500 calorias semanais. Em quatro semanas, isso pode significar uma perda de até 2kg, dependendo do metabolismo e do nível de atividade física da pessoa”, destaca.
Qualidade alimentar é a chave
No entanto, o especialista reforça que é essencial planejar essa dieta com foco na qualidade dos alimentos. “Não basta apenas cortar calorias indiscriminadamente. Deve-se garantir que as refeições sejam equilibradas, com proteínas magras, carboidratos integrais, gorduras boas e muitas fibras. Isso ajuda a manter a saciedade e evita aqueles episódios de compulsão alimentar. Além disso, os exercícios físicos são um forte aliado. Atividades como caminhadas diárias de 30 minutos podem potencializar a queima calórica e melhorar o condicionamento físico”, destaca.
Como colocar essa estratégia em prática de forma simples? Pequenos ajustes no dia a dia podem fazer uma grande diferença:
Faça trocas inteligentes: refrigerantes por água ou chá sem açúcar e, em vez de doces ou sorvetes, opte por frutas frescas ou versões congeladas, como banana ou uva.
Evite frituras: sempre optar por versões assadas ou grelhadas dos alimentos.
Reduza as porções: usar pratos menores pode ajudar a controlar a quantidade de comida.
Não economize nos vegetais: eles têm poucas calorias e alto teor de fibras, ajudando na saciedade.
Evite bebidas alcoólicas: substitua por água com gás e limão ou sucos naturais sem açúcar.
Mastigue sem pressa: comer com calma ajuda a perceber a saciedade mais rapidamente e evita exageros.
“Com pequenas mudanças no dia a dia e um planejamento consciente, é possível se sentir mais leve para as festas e, também, dar o primeiro passo para um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Comece hoje e celebre essa conquista no fim do ano”, finaliza Durval Ribas Filho.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDREA ROSA SIMOES
andrea@vspresscomunicacao.com.br