Novembro Azul é o mês mundialmente conhecido para a conscientização de doenças masculinas, em especial a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, tumor sólido comum ao homem e a segunda maior causa de morte entre tumores na população masculina. No entanto, assim como outras doenças oncológicas, o câncer de próstata pode ser prevenido e ter grandes chances de cura quando seguimos um estilo de vida mais saudável, com atividade física e idas regulares ao médico. A Bio Ritmo, rede de academias high end, convidou dois especialistas da saúde, de diferentes áreas, para dar dicas que podem ajudar na prevenção e tratamento do câncer de próstata.
Atividades físicas para a prevenção
Guilherme Leme, gerente técnico da rede de academias, explica que as atividades físicas para prevenção de doenças, como o câncer de próstata, não diferem de quaisquer outras que visam a melhora do desempenho. Contudo, as rotinas de treinamento não precisam ser exaustivas ou intensas demais, já que o objetivo é a saúde e não a performance.
“É possível elaborar um plano eficaz que contemple atividades aeróbias de moderada intensidade como caminhada, corrida, pedalar e nadar, em conjunto com atividades resistidas como a musculação, treinamento funcional e pilates. A combinação desses dois tipos de modalidades já colaboram muito para a redução da gordura corporal, melhora do perfil lipídico, da resistência à insulina e do trânsito intestinal, que são fatores de risco para o surgimento do câncer e outras doenças. Além disso, o exercício físico promove a liberação de miocinas anti-inflamatórias, que agem como protetores do organismo contra processos que podem desencadear doenças crônicas e degenerativas, entre elas o câncer”, comenta o especialista.
Rotina de exercícios para quem está no tratamento
Já para quem está no meio de um tratamento, o exercício tem papel importante na melhora do bem-estar geral, na manutenção da massa magra, muito importante para a saúde, na autonomia do paciente em tratamento e também na melhora da imunidade.
“As atividades devem ser leves ou moderadas e contemplar exercícios que promovam a melhora da aptidão cardiorrespiratória, da força muscular e não devem ser prolongadas para não cansar demasiadamente. Podem ser feitas diariamente em sessões de menor duração para que o paciente se mantenha ativo”, explica o gerente técnico.
Guilherme também fala sobre a importância de seguir as orientações do médico:
“É importante deixar claro que o tratamento indicado pelo médico deve sempre ser respeitado e o exercício físico incluído dentro das possibilidades de cada paciente para ajudar nos fatores supracitados, mas nunca como um substituto”
Diagnóstico
Doutor Diogo Vicentainer, convidado da Bio Ritmo e médico oncologista, comenta a importância do diagnóstico:
“O câncer na fase inicial não tem sintomas. Manifestações como sangramento na urina, sangramento no esperma e dificuldade para urinar, tendem a aparecer de forma mais tardia e, por isso, não podemos esperar esses prognósticos para fazer o rastreio. Devemos focar nos fatores de risco, que são: fatores genéticos, história familiar de pais e irmãos, aumento da gordura corporal, idade e até mesmo algumas exposições por algumas substâncias. A partir desses riscos, a dica é procurar um médico urologista a partir dos 45 anos e, caso não tenha nenhum desses fatores, conforme a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia, fazer exames anualmente após os 50 anos”, finaliza.
Sobre a Bio Ritmo
Com mais de 26 anos de história, Bio Ritmo é a rede de academias high end, que conta com 26 unidades, distribuídas prioritariamente entre SP e RJ. Ela oferece uma estrutura completa, contando com diferentes experiências de treinos, estruturas sensoriais, studios exclusivos e programas individualizados, além de espaços de convívio e suprimentos alimentares (EnergyBar), lojas de roupas esportivas (parceria Track&Field), salas de fisioterapia, programas especiais com nutricionistas, salas para avaliações periódicas de bioimpedância e muito mais.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U