Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025

    Móveis planejados para otimizar espaços compactos

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quinta-feira, maio 22
    EM DESTAQUE
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    • Como identificar uma bolsa de marca original?
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»ECONOMIA»O avanço do ecossistema de startups impulsionado por iniciativas femininas
    ECONOMIA

    O avanço do ecossistema de startups impulsionado por iniciativas femininas

    26/03/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O ecossistema brasileiro de startups vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, atraindo mais empreendedoras, empresas e investimentos. No entanto, ainda temos muito a amadurecer e crescer. Por um lado, isso é muito positivo – quanto mais desafios, mais oportunidades. Por outro, o amadurecimento e crescimento do ecossistema dependem da educação, mudança de cultura, e claro, de recursos.  

     

    O Brasil é um país empreendedor. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em 2022, homens e mulheres superaram o total de 30 milhões de donos de negócios – o maior número da série histórica. O mesmo estudo, com base em dados do IBGE, revelou que o percentual de empreendedoras em relação ao total de negócios chegou a 34,4% no país, somando 10,3 milhões de mulheres à frente de empresas. Para um cenário pós-pandemia, é um avanço, mas ainda está abaixo da sua real potência, principalmente em relação ao público feminino.  

     

    No segmento das startups, infelizmente, a presença delas é ainda menor. Segundo o “Female Founders Report 2021”, estudo elaborado pela empresa de inovação Distrito em parceria com a Endeavor, rede global de empreendedorismo, e a B2Mamy, empresa que capacita e conecta mães ao ecossistema inovador, 4,7% das startups no Brasil são fundadas por mulheres, enquanto 90,2% são exclusivamente por homens.  

     

    Em contrapartida, o estudo do Boston Consulting Group (BCG), em parceria com a MassChallenge revelou que investir em negócios criados por mulheres gera quase três vezes mais retorno que financiar aqueles desenvolvidos por homens. De acordo com a pesquisa, que observou 350 empresas, a cada US$ 1 investido em uma organização fundada por uma mulher, o retorno foi de US$ 0,78, enquanto os homens geraram menos da metade, US$ 0,31.  

    Diante disso, é preciso investir na educação e no letramento das pessoas e do mercado, e isso inclui as mulheres. Se estamos incentivando mais mulheres a entrarem no ecossistema de startups, precisamos conscientizar as que já se encontram lá de que seus negócios somente sobreviverão se forem vistos, ouvidos, considerados e, consequentemente, investidos. Porém, para que essa sequência tenha resultados positivos, necessitamos mudar o comportamento diante das análises e descamar os vieses cultural e social. Portanto, quando for avaliar o pitch de uma mulher, não pergunte se ela tem filhos e se vai dar conta de tocar o negócio mesmo sendo mãe. Tente fazer os mesmos questionamentos que faz a um homem. Foque na solução, nas entregas e em como ela vai ganhar dinheiro. Jamais devemos subestimar a capacidade cognitiva de uma mulher! 

     

    *Carolina Gilberti é CEO da Mubius Womentech Ventures, a primeira WomenTech do Brasil.  E-mail: [email protected]   

     

     

    Sobre a Mubius WomenTech Ventures 

    Parte da FCJ Venture Builder, a maior venture builder da América Latina em expansão, a Mubius WomenTech Ventures é a primeira WomenTech do Brasil. Com metodologia própria e validada no mercado de startups, a marca busca investir em lideranças femininas por acreditar que se trata de um novo olhar e de uma nova forma de se relacionar e de fazer negócios. Para mais informações, acesse: https://mubius.ventures/.  

      

    Informações à imprensa 

    NB Press Comunicação   

    Tel.: 55 11 99327-8510    

    E-mail: [email protected]  

      

     

     

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Por que investir em Portugal é uma decisão inteligente em 2025?

    09/12/2024

    450 franquias em quatro anos: como Refuturiza pretende levar educação e empregabilidade de forma acessível para todo o país

    28/11/2024

    Como grandes empresas estão usando programas de fidelidade para ampliar as estratégias de marketing

    27/11/2024
    EM DESTAQUE

    Onda de calor: especialista de SP explica como praticar exercícios sem riscos

    24/11/20230

    Taxa da mineração deve gerar R$ 44 milhões em 2024

    08/01/20240

    Julho Turquesa traz o alerta: colírio não é tudo igual

    01/08/20240

    Governo de SP já financia projetos de empreendedores do Centro; conheça alguns deles

    24/02/20240

    Monitoramento de bovinos: inovação que auxilia no aumento de produtividade

    20/08/20241
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Estratégias de CRM para fidelização

    01/05/2025

    Como saber se meu tênis da Öus é original?

    17/01/2025
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.