A 32ª edição da FuturePrint em seu segundo dia, 11 de julho, recebeu milhares de visitantes para conhecer as mais de 600 marcas em exposição, entre eles fabricantes e distribuidores de equipamentos para acabamentos e acessórios, brindes e materiais promocionais, comunicação visual e sinalização, corte e gravação, embalagens e rótulos, impressão 3D, impressão digital, impressão digital têxtil, serigrafia, sinalização digital, softwares e sublimação.
O evento representa uma excelente oportunidade para se inteirar das últimas novidades do mercado, aprimorar habilidades profissionais e estabelecer conexões de negócios nos segmentos de impressão e comunicação visual. A FuturePrint é a mais completa feira para geração e transformação de negócios, estímulo ao conhecimento empresarial e profissional, e apoio à evolução de mercados e segmentos da indústria da impressão e comunicação visual.
Confira os destaques do segundo dia de evento
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SERIGRAFIA EM AÇÃO
Serigrafia Realística: A técnica simulada para estampas incríveis
Palestra destacou a importância da reprodução de imagens em alto nível de detalhes
Rafael Roan, empresário e influenciador digital no mercado serigráfico, criador dos cursos online Photoshop para Serigrafia e Puxando o Rodo, ministrou hoje uma palestra no Serigrafia em Ação sobre Serigrafia Realística. Roan, que tem o canal Puxando Rodo com mais de 100 mil inscritos no Youtube, é diretor da Action Camisetas, estamparia localizada em Brasília.
A serigrafia realística é uma técnica de impressão que permite a reprodução de imagens com alto nível de detalhes e fidelidade às cores originais. Através da utilização de telas finamente preparadas e tintas especiais, é possível criar pinturas e desenhos que se assemelham muito às fotografias. Para alcançar resultados realísticos na serigrafia, é necessário um cuidadoso trabalho de arte final e uma rigorosa seleção de cores. O processo envolve a separação meticulosa de cores e a sobreposição de camadas de tinta, de forma a criar um efeito tridimensional e texturizado nas imagens.
Amplamente utilizada na produção de posters, artes decorativas e camisetas, a serigrafia realística tem um alto nível de qualidade e o seu detalhamento torna essa técnica uma opção popular entre artistas e designers que buscam resultados impressionantes e duráveis.
Em sua palestra, Rafael, além de contar sobre a técnica e dar algumas dicas, customizou na hora camisetas com duas estampas diferentes – leão e uma garota africana – com a técnica da serigrafia realística.
“A Serigrafia Realística é uma forma de expressão artística e comercial que combina a precisão da impressão com a beleza e realismo das imagens. É uma técnica versátil e capaz de transformar qualquer tipo de criação em uma obra de arte única”, diz Rafael.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SUBLIMAÇÃO EM AÇÃO
Cinco passos para aumentar as vendas de brindes personalizados
Confira as estratégias que uma empresa pode adotar para aumentar as vendas de seus produtos
Judah Adonai, empresário, treinador e consultor especialista em empresas de Comunicação Visual e Gráficas, e fundador da AFACOM, empresa especializada em treinamentos para Comunicação Visual, que atualmente conta com mais de 3.000 alunos em 5 países, é, hoje em dia, o maior especialista em gestão de empresas no segmento.
Hoje na área Sublimação em Ação da Future Print, ele ministrou uma palestra bem descontraída e empolgante sobre os cinco passos para aumentar as vendas de brindes personalizados. Segundo Judah, há diversas estratégias que uma empresa pode adotar para aumentar as vendas de seus produtos, e no caso de brindes personalizados, a estratégia comercial é fundamental.
Antes de tudo é crucial conhecer o seu público-alvo e entender as suas necessidades e preferências. Analisar o perfil dos clientes em potencial, seus interesses e o que buscam em um brinde personalizado também é essencial. Além disso, a empresa deve oferecer uma gama de variedades e de itens personalizáveis, pois são uma ótima forma de fortalecer a relação com os clientes, tornando-os mais fiéis.
Investir em marketing e divulgação, e utilizar as redes sociais é outro passo muito importante para aumentar as vendas dos brindes personalizados e alcançar um público maior. “Uma forma eficaz de atrair mais clientes e aumentar as vendas é oferecer promoções e descontos especiais. Crie campanhas promocionais com descontos atrativos, brindes extras ou frete grátis, incentivando os clientes a realizarem compras”, diz Judah.
Por fim, manter um bom atendimento ao cliente é fundamental para garantir a satisfação dos consumidores e fidelizá-los. É importante também estar sempre atento às tendências e necessidades do mercado, buscando inovar e oferecer produtos e serviços de qualidade para conquistar e manter os clientes.“Esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas, resolver problemas e oferecer um atendimento personalizado, contribuindo para a construção de uma relação sólida com os clientes”, finaliza Adonai.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Fórum de Chapas Plásticas estreia na FuturePrint 2024 e discute como garantir qualidade do acrílico
Programação especial contou com apoio do ILAC – Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico
Nesta quinta-feira (11), a FuturePrint 2024 inaugurou o Fórum Chapas Plásticas, anteriormente conhecido como Fórum do Acrílico. O evento, realizado com o apoio do ILAC – Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico, trouxe uma programação especial para convidados, com a presença de João Orlando, que presidiu a mesa e abriu a programação com uma palestra sobre “Como identificar corretamente chapas plásticas de produtos fakes”.
Dentre as normas de segurança e qualidade, Orlando destacou a importância de seguir os padrões tanto nacionais (ABNT) quanto internacionais (ASTM, DIN, ISO). Ele apresentou três indicações cruciais para identificar chapas de acrílico autênticas:
1. ISO 1183: Relacionada ao peso específico e densidade, essa norma ajuda no cálculo do valor da matéria-prima, custo de produção e peso final da peça.
2. ASTM D1003: Refere-se à transparência ou transmitância luminosa. Exemplos práticos incluem aquários em grandes cidades como São Paulo, Dubai e Rio de Janeiro, que mantêm alta transparência mesmo com espessas placas de acrílico.
3. ISO 11359: Trata da contração e dilatação do material. João Orlando recomendou deixar uma folga entre as chapas para compensar a dilatação ao sol: “É necessário deixar uma folga entre as chapas de, pelo menos, o dobro do diâmetro do parafuso”, pontuou.
João Orlando também mencionou o programa de homologação de chapas plásticas do ILAC, que realiza testes em oito etapas para garantir a qualidade, ressaltando que, mesmo não sendo associado ao ILAC, é possível realizar esses testes na UFSCAR, em São Carlos, no CCDM, que oferece uma estrutura completa para análises. “Exija que seus fornecedores realizem testes”, concluiu.
Marcas Expositoras no Fórum Chapas Plásticas
O Fórum também contou com palestras de expositores da FuturePrint, abordando temas como Impressão UV, Termoformagem e Gravação a Laser.
Impressão UV em Chapas Plásticas
Arthur Iwama, da Epson, explicou o processo de impressão ultravioleta, destacando vantagens como qualidade e durabilidade. Além disso, ressaltou a importância da cabeça de impressão e lâmpada UV do tipo LED para bons resultados. Iwama apresentou a impressora Sure Color V7000, que trabalha com mais de 10 cores, incluindo branco e verniz simultâneo, além de operar com peças de maior espessura e possuir o selo Greenguard, que identifica baixa emissão química.
Já Willian Judah, da Day Brasil, destacou a importância da escolha correta das chapas plásticas, explicando as diferenças entre poliestireno (PSAI, Tricamada, PS Cristal) e acrílico. Ele enfatizou que o poliestireno é ideal para projetos internos mais baratos, enquanto o acrílico, com proteção UV, é indicado até para construção civil.
Termoformagem de Acrílico
Luana Tavares, da Vacuum Center, e Daniel Pontoni, da Cristal & Cores, debateram sobre a termoformagem do acrílico. Tavares alertou sobre a necessidade de expertise para operar as máquinas corretamente. Pontoni enfatizou o controle de temperatura, uniformidade e ajustes necessários para diferentes composições químicas e cores das chapas. Ambos destacaram a importância da sustentabilidade e do descarte correto do acrílico.
Gravação a Laser e Router
Jackson Schneider Nunes e Roberto de Grandis, da JR Laser Technology, apresentaram técnicas de cortes a laser e router em placas de acrílico. Schneider ressaltou que o acrílico é utilizado há mais de 20 anos, destacando a evolução na qualidade do material. Grandis alertou sobre os cuidados na fixação das chapas na máquina e a escolha correta do material, destacando o acrílico como ideal para garantir durabilidade e bons resultados.
_____________________________________________________________________________
OOH Day mídia out-of-home é destaque no segundo dia do Fórum FuturePrint
Programação intensa destacou as tendências e impactos no segmento
Wilson Nogueira Jr., Diretor Executivo da SEPEX SP e Icone OOH, abriu o evento destacando a importância crescente da mídia exterior. Márcio Renê Rocha, Presidente da Icone OOH, anunciou o Fórum Permanente de Estudos de mídia OOH, que terá início em 22 de agosto de 2024, visando identificar tendências e desafios do setor.
Quanto aos impactos do OOH e em grandes formatos, Sergio Rizo, sócio da RS Projetos, apresentou uma palestra baseada em pesquisa da Icone OOH. O profissional ressaltou o poder das mídias OOH de grandes formatos em rodovias, que reforçam mensagens de marca e ampliam o alcance de outras mídias. Dados da USP e do Kantar Ibope Mídia 2023 mostram que a lembrança da OOH é significativa, impactando 68% do volume médio diário de carros em rodovias.
O painel de debates contou com Paulo Moura (Três Meios), Paulo Omar (PUB Brasil), Pepê Nascimento (PAXmídia) e Rejane Matheus (DUOOH – Making out of Home). Os participantes destacaram a agilidade, imparcialidade e diversidade de formatos da OOH, enfatizando a necessidade de um planejamento de mídia completo para atingir o público-alvo eficazmente.
_____________________________________________________________________________
Têxtil Noveleto apresenta tecido sustentável para telas de pintura e impressão digital
Empresa apresenta tecidos para telas com materiais naturais e não agressivos ao meio ambiente.
A Têxtil Noveleto é uma empresa têxtil especializada na fabricação de tecidos de alta qualidade para telas de pintura e impressão digital. Utilizando materiais 100% naturais, fibra 100% algodão, não agride o meio ambiente.
Segundo Maria Rita, os processos para a elaboração de um tecido sustentável passa desde a estrutura da empresa até o produto final. “A empresa utiliza água de reuso, fios 100% algodão com rastreabilidade, ou seja, a gente sabe a origem dele, qual é o lote, qual é a qualidade, etc.”, destaca a gerente comercial da Têxtil Noveleto.
Os objetivos e a ampliação das linhas já começaram a ser planejados. “Ano que vem, por exemplo, nós vamos ter um material poliéster que vai ser de fibra PET, que já é aquela fibra reciclada. Nas nossas telas de hoje, o nosso material é biodegradável, que em contato com o solo se decompõe aí em um prazo de seis meses.”
Confira mais informações e a cobertura no instagram @feirafutureprint
Serviço
FuturePrint 2024
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo/SP.
Datas: Até 13 de julho de 2024. Sexta, 13h às 20h. Sábado, 10h às 17h.
Ingressos: Grátis.
Credenciamento (individual, para caravanas ou universidades): https://www.feirafutureprint.com.br/pt/landing-pages/inscricao.html
Site: www.feirafutureprint.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX OLOBARDI
aolobardi@gmail.com