Close Menu
Visão NacionalVisão Nacional
    What's Hot

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Como instalar calhas corretamente

    06/05/2025

    Móveis planejados para otimizar espaços compactos

    06/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quarta-feira, maio 21
    EM DESTAQUE
    • Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte
    • Como instalar calhas corretamente
    • Móveis planejados para otimizar espaços compactos
    • Estratégias de CRM para fidelização
    • Como são realizados os sorteios no Jogo do Bicho
    • A Importância das Mensagens Positivas na Saúde Mental
    • O que é futebol de sabão: diversão e movimento em equipe
    • Como identificar uma bolsa de marca original?
    Visão Nacional
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    Visão NacionalVisão Nacional
    Home»SAÚDE»Planos de saúde vão ao ápice de vendas no Brasil acompanhado por queixas dos serviços
    SAÚDE

    Planos de saúde vão ao ápice de vendas no Brasil acompanhado por queixas dos serviços

    15/11/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Nos últimos anos, o mercado de planos de saúde no Brasil tem experimentado um crescimento histórico, refletindo um aumento significativo no número de pessoas cobertas e na confiança do público neste serviço. Todavia, o número de queixas acerca do serviço também passou por um salto.
    Em agosto de 2024, o número de vínculos com planos médico-hospitalares atingiu 51,4 milhões, o maior patamar já registrado, segundo dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) na Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) nº 98. Na mesma onda, o número de reclamações de usuários de planos de saúde alcançaram a marca de 34.947 em julho deste ano. Conforma dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), essa é o terceiro maior índice da série histórica.
    Esse crescimento foi impulsionado especialmente pelo modelo de planos coletivos empresariais, que representam 36,7 milhões desses vínculos e cresceram 3,4% nos últimos 12 meses. A relação entre o aumento das adesões e o crescimento de empregos formais, medido pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), é evidente: com 1,8 milhão de novos postos de trabalho no último ano, a contratação de planos de saúde empresariais reflete a expansão do mercado de trabalho formal.
    “É como se fossem surfistas num dia de sol no Rio de Janeiro. Se o calor e as ondas do mar aumentam, o número de pessoas com pranchas também vai aumentar”, contextualiza o advogado Thayan Fernando Ferreira, especialista em direito público e direito de saúde, membro da comissão de direito médico da OAB-MG e diretor do escritório Ferreira Cruz Advogados.
    “A soma de fato traz consigo uma série de questões importantes para os consumidores, especialmente aqueles que, por inexperiência ou falta de orientação, acabam adquirindo planos sem total clareza sobre seus direitos”, continua o advogado. “Muitas pessoas não compreendem completamente os limites e as coberturas que seus planos de saúde oferecem, o que pode gerar frustrações e dificuldades no uso dos serviços. No Brasil, existe um arcabouço legal robusto que busca proteger os direitos dos consumidores nesse setor, regulando tanto a contratação quanto a prestação de serviços”. 
    No entanto, a complexidade dos contratos e das regulamentações exige que o consumidor esteja bem informado para evitar surpresas. “A legislação busca garantir que o consumidor tenha plena transparência sobre os serviços que está contratando. No entanto, é necessário que ele leia o contrato com atenção e busque ajuda para esclarecer pontos duvidosos. O consumidor tem o direito de questionar e exigir que o plano cubra procedimentos que estão no rol da ANS, mas precisa ter ciência do que está incluso e da rede credenciada”, explica Thayan.
    Esse contexto aponta para a importância de as empresas e planos de saúde reforçarem a comunicação e a transparência com seus beneficiários. À medida que a adesão cresce, cresce também a responsabilidade das operadoras em fornecer informações claras sobre os direitos dos usuários. Ao final, cabe também ao consumidor buscar entender melhor o contrato que está assinando, para garantir que está, de fato, recebendo o que foi prometido.
     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    ICARO ALISSON ROSA AMBROSIO
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Como aliviar a tosse?

    08/12/2024

    Como é feita a cirurgia de catarata?

    08/12/2024

    Por que homens têm dificuldades em buscar tratamentos de saúde?

    28/11/2024
    EM DESTAQUE

    Empreendedores no Brasil tem dificuldade de acesso ao crédito

    02/12/20230

    Ministério da Cultura recebe até dia 11 de dezembro inscrição de iniciativas culturais Hip-Hop

    06/12/20230

    Lançamento do livro Joana virou uma estrelinha

    24/10/20240

    Raposo Shopping disponibiliza vagas especiais para autistas no estacionamento

    07/05/20240

    A Importância da Cultura na Formação do Indivíduo

    16/09/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Armas de fogo no Brasil: conheça as diferenças entre posse e porte

    06/05/2025

    Estratégias de CRM para fidelização

    01/05/2025

    Como saber se meu tênis da Öus é original?

    17/01/2025
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Visão Nacional.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.