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    Home»TECNOLOGIA»Processamento inteligente de documentos: conheça o mercado que deve crescer 28,9% ao ano e suas vantagens para pelo menos cinco setores de negócios
    TECNOLOGIA

    Processamento inteligente de documentos: conheça o mercado que deve crescer 28,9% ao ano e suas vantagens para pelo menos cinco setores de negócios

    22/07/202400
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    De acordo com um estudo da consultoria Market.us, o mercado de Intelligent Document Processing (IDP) ou Processamento Inteligente de Documentos deve crescer 28,9% ao ano, alcançando a marca dos impressionantes US$ 17,8 bilhões até 2032. O número é alto, mas não é de se estranhar: afinal todos os negócios são baseados em documentos e comunicações. 

    O IDP refere-se a um conjunto de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) que automatizam o processamento de documentos de forma eficiente e precisa. Essas tecnologias incluem técnicas como processamento de linguagem natural (NLP), reconhecimento de imagem, aprendizado de máquina e outras formas de IA para entender, extrair e classificar informações a partir de documentos diversos, como textos, formulários, faturas, e-mails, entre muitos outros.

    A solução vem sendo impulsionada, ainda segundo o levantamento da Market.us, pelos avanços tecnológicos, como as inovações contínuas em IA, a recente demanda por automação para melhorar produtividade e precisão e reduzir o trabalho manual, o crescimento exponencial do volume de dados no mundo todo e a necessidade de conformidade regulatória e segurança de dados. 

    Com o IDP, as tarefas manuais e repetitivas são eliminadas – como por exemplo, compilar uma série de recibos e extrair deles, adicionando em uma planilha de excel dados como data, valor pago, itens adquiridos e impostos. Imagine um só profissional fazer isso diariamente, com 10, 20 ou 30 recibos diferentes? Além de cansativo, nem é preciso dizer o quanto a tarefa é demorada e sujeita a erros, além de não agregar nenhuma competência ao profissional e à sua carreira. 

    “O IDP viabiliza a simplificação de processos complexos e, com isso, a redução do tempo de resposta ao cliente. Também reduz a possibilidade de erros, melhorando a qualidade dos dados”, afirma Edgar Garcia, VP da UiPath (NYSE: PATH), uma empresa líder em automação empresarial e software de IA, para a região da América Latina. 

    Segundo a UiPath, pelo menos cinco setores podem ser amplamente beneficiados com o IDP, mas os benefícios podem ser estendidos a toda e qualquer organização. “Não há um segmento que não demande a utilização de documentos. Assim, a organização automatizada e estratégica de dados pode acelerar os negócios, uma vez que as empresas podem permanecer focadas em seu core business e permitir que a tecnologia desempenhe este papel”, destaca Garcia. “Além disso, os dados organizados formam um banco inteligente que pode se reverter em insights para a estratégia do negócio”. Entre os setores que mais se beneficiam com o IDP estão:

    Bancos e serviços financeiros

    Submissão e processamento de crédito imobiliário
    Onboarding de clientes
    Liquidação de uma operação financeira
    Alterações em contratos 

    Seguradoras

    Subscrição ou avaliação de riscos
    Condução de sinistros 
    Gestão do relacionamento com o cliente 

    Setor público

    Serviços de imigração
    Processamento de benefícios
    Checagem de seguro-desemprego e outras demandas dos cidadãos

    Empresas de saúde 

    Registro e processamento dos dados do paciente
    Checagem para autorização de procedimentos
    Pedidos de reembolso e análise de coberturas
    Histórico médico

    Indústria

    Processamento de pedidos de compra e venda
    Gestão de contas a pagar e contas a receber
    Processamento de ordens de compra

    Empresas de grande porte (de qualquer setor)

    Contratação e processos de onboarding
    Processos financeiros como pagamentos e recebíveis 
    Serviços de suporte e atendimento ao cliente 

    Segundo Garcia, vale observar que é possível trabalhar com três tipos de documentos: estruturados, como formulários, passaportes, licenças, folhas de pontos, semiestruturados, que são os documentos que contêm partes fixas e variáveis como faturas, recibos, pedidos de compra, contas médicas, extratos bancários, contas de serviços públicos, e não estruturados, tais como contratos, acordos, e-mails, descrições de doenças, receitas médicas, notícias, scripts de voz.

    Os Estados Unidos ainda lideram o uso da solução combinada de tecnologias para o IDP, mas a região da Ásia-Pacífico está avançando de forma acelerada. “Na América Latina, diversos setores já estão aderindo à solução e temos trabalhado continuamente na UiPath para mostrar os benefícios da tecnologia para os diferentes players. O IDP traz vantagens para as marcas, os colaboradores e os clientes de uma empresa e seu uso deve progredir cada vez mais no mundo todo”, projeta o executivo. 

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    LUCIANA SANTOS TARDIOLI SIMOES
    [email protected]

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