A retaliação no ambiente de trabalho, ou retaliação empresarial, infelizmente é comum de acontecer em empresas de todos os portes, desde as maiores até as empresas pequenas e recém-iniciadas.
Ela pode acontecer por diversos motivos, e muitas vezes é usada como uma forma de vingança ou até mesmo uma punição por alguma ação tomada pelo colaborador. Saiba mais sobre o que é essa retaliação e seus impactos no ambiente de trabalho.
O que é retaliação no ambiente de trabalho?
A retaliação é uma maneira de punir o colaborador por alguma ação que ele tenha tomado que possa ter desagradado algum colega ou até mesmo superior. Normalmente ela vem como uma resposta negativa a uma denúncia de assédio, violações ou até mesmo algum tipo de prática que tenha sido considerada injusta ou errada.
O principal objetivo de quem pratica essa realização é fazer com que a pessoa que denunciou volte atrás, desista ou até mesmo desminta o que aconteceu, fazendo com que o denunciado não seja prejudicado.
Por que a retaliação é um problema?
A retaliação no ambiente de trabalho é considerada um grande problema no mundo corporativo, pois cria um ambiente de insegurança e principalmente de medo para os colaboradores.
Os colaboradores se sentem desvalorizados, sentem como se existissem funcionários “protegidos” por não serem punidos, além de criar o medo de denunciar situações e pessoas que possam estar prejudicando outros. Além disso, há as implicações legais, processos, ações contra a empresa e a perda de talentos.
Quais são os sinais mais comuns de retaliação?
Perceber os sinais de retaliação no ambiente de trabalho é extremamente importante, principalmente para que os líderes e gestores possam tomar atitudes quanto a isso. Os colaboradores que estão sendo vítimas também podem ir atrás de seus direitos.
Dentre os principais sinais de retaliação, podemos destacar as avaliações e feedbacks negativos, sobrecarga de trabalho, mudanças nas condições de trabalho, isolamento do colaborador, intimidações, pressão desnecessária e, principalmente, ameaças e coação, para que o colaborador não exerça seus direitos.
As consequências da retaliação para o empregado e a empresa
Nas situações onde um colaborador é vítima de retaliação, ele não é o único prejudicado. Pelo contrário, a empresa também pode sofrer com graves consequências por essa atitude. Além de o ambiente se tornar tóxico, o engajamento e a produtividade da equipe diminuem drasticamente, a confiança do colaborador sobre a empresa diminui e, se o caso for exposto, pode causar prejuízos à imagem da marca.
Talvez o maior dos danos seja os processos judiciais que não apenas poderão levar a gastos com pagamento de indenizações para compensação financeira dos colaboradores que sofreram danos; como até mesmo problemas em futuras contratações e dificuldade de encontrar novos colaboradores.
O que é um canal de denúncias?
Se deseja saber o que é um canal de denuncias, é um sistema onde os funcionários, clientes e até mesmo fornecedores podem relatar de forma segura e confidencial as práticas inadequadas da empresa, assédios, comportamentos antiéticos, etc.
Essa é uma maneira eficiente de proteger seus colaboradores e criar um ambiente de trabalho mais justo para todos, deixando o clima organizacional agradável e saudável para a equipe.
Como denunciar um caso de retaliação?
A melhor maneira de denunciar que está sendo vítima de retaliação é realmente usando um canal de denúncias, pois dessa forma o colaborador não é exposto e não corre o risco de ser prejudicado de outras maneiras.
A Contato Seguro possui um Canal de Denúncias perfeito para sua empresa, fácil de ser usado e efetivo, seus colaboradores se sentirão muito mais seguros na hora de denunciar as situações em que se sentem prejudicados e sem medo de sofrer retaliação.
Quais são os seus direitos em caso de retaliação?
Todo colaborador tem direito de denunciar situações em que esteja sendo prejudicado, e essa denúncia deve ser feita de forma segura para que não haja retaliação. Mas se você estiver sendo vítima desse problema, também tem direitos.
É possível recorrer ao RH da empresa ou até mesmo buscar orientação jurídica para entender as opções legais que você tem. Entender seus direitos e ter as provas da retaliação são fundamentais para seguir com sua denúncia e obter um ambiente de trabalho seguro para todos.
Como prevenir a retaliação no ambiente de trabalho?
A melhor maneira de prevenir a retaliação é contar com um canal de denúncias efetivo para que seus colaboradores possam denunciar sem o risco de serem prejudicados por isso. Além disso, levar informação, exemplos e ensinar como realizar a denúncia também são pontos benéficos para sua equipe.
Com o Canal de Denúncias seus colaboradores poderão denunciar situações-problema sem o risco de serem expostos. Conte com o Canal de Denúncias da Contato Seguro para criar um ambiente de trabalho mais justo, humano e livre de retaliações para sua equipe.
Ainda que a retaliação seja um problema comum no mundo corporativo, ela é facilmente evitável com informações e um ambiente que acolha o colaborador, em que ele se sinta seguro para expor as situações do dia a dia.